1 / 11

MARIA DOS SANTOS BATISTA

MARIA DOS SANTOS BATISTA. O PLANEJAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS RONDON DO PARÁ. JUSTIFICATIVA. O ato de planejar é uma preocupação que envolve toda a possível ação ou qualquer empreendimento da pessoa.

dewei
Télécharger la présentation

MARIA DOS SANTOS BATISTA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MARIA DOS SANTOS BATISTA O PLANEJAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS RONDON DO PARÁ

  2. JUSTIFICATIVA • O ato de planejar é uma preocupação que envolve toda a possível ação ou qualquer empreendimento da pessoa. • Por esse motivo, pretendemos observar e conhecer a importância e o tema do desenvolvimento do planejamento nas séries iniciais, sua organização ética e técnica pedagógica na questão de ação-reflexão-ação. • Podemos notar no cotidiano escolar a problemática no planejamento é muito grande e que, por um lado o professor é conhecedor de sua importância, por outro lado é limitado em sua elaboração e execução .

  3. Portanto, justificar a necessidade de planejar parece não ser tão necessário: pois, o homem hoje e sempre fez e faz planejamento das suas ações. Sendo assim, tudo é pensado e planejado na vida humana. • Após uma análise crítica da importância do planejamento escolar e da maneira como o mesmo é executado foi que decidimos pelo tema Planejamento de Ensino nas Séries Iniciais no sentido de compreender o verdadeiro método que ajudará no desenvolvimento de suas tarefas e objetivos.

  4. Objetivos da Pesquisa • Fornecer maior segurança para o professor em sala de aula. • Ajudar a ter uma visão global de toda ação docente e discente. • Ajudar o professor e os alunos a tomarem decisões de forma cooperativa e participativa. • Ajudar o professor a definir os objetivos que atendem o real interesse dos alunos.

  5. Menegolla e Ilza Martins (2002, p.66): • “ o planejamento nas séries iniciais é importante porque auxilia o educador definir os objetivos que preenchem o interesse dos educando.”

  6. Coaraci, 1972, p. 79 • “Planejamento é processo contínuo que se preocupa com o “para onde ir” e quais as maneiras adequadas para “chegar lá”, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras para que o desenvolvimento da sociedade, quanto à do indivíduo”.

  7. Metodologia • A partir de uma observação atenta, no que diz respeito a construção e aplicação do planejamento educacional na E.M.E.F. João Miranda, percebemos que ainda há um longo caminho para percorrer entre uma ou outra instância. • Muitos fatores nos levaram a essa investigação mais séria e ampla, nesse sentido, como o elevado número de alunos em dependência a falta de atenção dos alunos em sala de aula, a evasão e principalmente o desgaste físico e mental de alguns professores.

  8. Por meio de entrevista e questionários procuramos descobrir qual foi o fator determinante para que tal situação imperasse, e ainda qual a razão pelas quais os professores se portassem tão descrentes diante de uma possível hipótese de mudança.

  9. Resultados das pesquisas • Percebemos que os professores não acreditam no planejamento que fazem, principalmente se o mesmo for feito por indução da entidade. No entanto, se ela não incitar a essa prática, vários professores são capazes de trabalhar sem querer rascunhar roteiros de trabalho.

  10. Como o mesmo é elaborado e executado foi que percebemos que o planejamento de ensino nas séries iniciais vem contribuir em muito para a melhoria da educação no município.

  11. Conclusão • De acordo com as observações e análise de dados coletados percebemos que a Escola João Miranda está atuando um planejamento baseado na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, muito embora ainda está obscuro aos professores, que pouco conhecem a respeito das tendências pedagógicas. • Concluímos reafirmando que o nosso maior interesse é que as propostas apresentadas neste trabalho venham servir de estímulo, para a vivência de novas experiências tão necessárias, para a inclusão de muitos discentes, que anseiam buscar nessa entidade o seu espaço na sociedade.

More Related