1 / 38

A ADMISSÃO AO CFJ

A ADMISSÃO AO CFJ. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CENTRO DE FORMAÇÃO JURÍDICA. BASE LEGAL. ► DL 15/2004 , de 1/9. Recrutamento e formação para as carreiras profissionais da magistratura e da defensoria pública. ► Lei 8/2004 , alterada pela Lei 5/2009, de 15/7, DL 15/2004, de 1/9.

dory
Télécharger la présentation

A ADMISSÃO AO CFJ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A ADMISSÃO AO CFJ MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CENTRO DE FORMAÇÃO JURÍDICA

  2. BASE LEGAL ► DL 15/2004, de 1/9. Recrutamento e formação para as carreiras profissionais da magistratura e da defensoria pública. ► Lei 8/2004, alterada pela Lei 5/2009, de 15/7, DL 15/2004, de 1/9. Estatuto da Função Pública, aplicado subsidiariamente, por remissão do art. 3º, nº 1, al. d) do DL 15/2004.

  3. OBJECTIVO DO CURSO ► O estágio de formação tem como objectivo proporcionar aos formandos o desenvolvimento das competências necessárias ao desempenho das respectivas funções. (art. 2º do DL 15/2004).

  4. OBJECTIVO DO CURSO ► Formação é um conjunto de atividades que visam a aquisição de conhecimentos, capacidades, atitudes e formas de comportamento exigidos para o exercício das funções próprias de uma profissão. É diferente da "Educação" no sentido em que se especializa na experiência profissional e é voltada para a aquisição de competências profissionais.

  5. REQUISITOS DE CANDIDATURA • ► 1. Pode candidatar-se ao estágio de formação para a carreira da magistratura judicial, do ministério público ou de defensor público quem: • For cidadão timorense; • b) Possuir licenciatura em Direito; • c) Possuir conhecimentos escritos e falados das línguas oficiais timorenses, o português e o tétum; • d) Reunir os demais requisitos de ingresso na função pública. • (art. 2º do DL 15/2004).

  6. O JÚRI DE SELECÇÃO ►O júri do concurso de selecção é constituído por três membros efectivos e três suplentes, nomeados por despacho do Ministro da Justiça mediante proposta do Conselho de Gestão do CFJ. (art. 7º, nº 1 do DL 15/2004).

  7. AS PROVAS DE SELECÇÃO 1. As provas de selecção integram uma fase escrita e outra oral. 2. Para cada prova da fase escrita, é designado dia próprio, mas a prova oral decorre num só dia. (art. 8º do DL 15/2004).

  8. AS PROVAS DE SELECÇÃO • FASE ESCRITA: • 1. A fase escrita compreende: • a) A resolução de questões práticas de direito penal e de direito processual penal e um tema de desenvolvimento escrito em língua oficial diferente da que tenha sido utilizada na resolução das questões práticas. • b) A resolução de questões práticas de direito civil e de direito processual civil e um tema de desenvolvimento nas mesmas condições referidas na alínea anterior. • (art. 9º do DL 15/2004).

  9. AS PROVAS DE SELECÇÃO FASE ESCRITA: Um caso prático ▼ Perguntas de escolha múltipla (para assinalar apenas a verdadeira) ou perguntas ▼ Pergunta(s) de desenvolvimento

  10. AS PROVAS DE SELECÇÃO EXEMPLO DE QUESTÃO PRÁTICA: No dia 1/1/2013, António dirigiu-se à casa de Carlos, puxou de uma pistola e disparou 3 tiros que atingiram Carlos na barriga. Carlos morreu passados 3 dias, em consequência dos ferimentos causados pelos tiros. Assinale com X qual é a resposta correcta (1 valor): □ Carlos cometeu um crime de homicídio por negligência. □ Carlos cometeu um crime de ofensa corporais graves. □ Carlos cometeu um crime de ofensa corporais simples. □Carlos cometeu um crime de homicídio.

  11. AS PROVAS DE SELECÇÃO EXEMPLO DE TEMA DE DESENVOLVIMENTO: Desenvolva um dos temas à sua escolha (5 valores): 1- Explique quais as funções do Ministério Público no Processo Penal. 2- O pedido de indemnização civil deduzido no processo penal.

  12. AS PROVAS DE SELECÇÃO DURAÇÃO: Cada prova da fase escrita tem a duração de três horas e decorre sob o anonimato dos candidatos. (art. 9º, nº 2 do DL 15/2004).

  13. AS PROVAS DE SELECÇÃO CLASSIFICAÇÃO: Cada prova escrita é classificada segundo um processo valorimétrico, numa escala de 0 a 20, ponderados os conhecimentos linguísticos e técnico jurídicos demonstrados. (art. 9º, nº 3 do DL 15/2004).

  14. AS PROVAS DE SELECÇÃO ADMISSÃO À ORAL: São admitidos à fase oral os candidatos que obtenham a classificação mínima de 10 valores em cada prova da fase escrita. (art. 9º, nº 4 do DL 15/2004).

  15. AS PROVAS DE SELECÇÃO • A ORAL: • 1. Na fase oral, com a duração máxima de 60 minutos, o júri formula perguntas aos candidatos de entre os seguintes temas: • Ética e deontologia profissional; • b) Direito civil e penal, substantivo e adjectivo; • c) Direito constitucional e organização judiciária; • d) Motivações para a carreira profissional pretendida. • (art. 10º do DL 15/2004).

  16. AS PROVAS DE SELECÇÃO MOTIVAÇÕES PARA A CARREIRA PRETENDIDA: - Explicar os motivos pelos quais querem ser magistrados ou defensores. ▼ Têm que conhecer os estatutos profissionais. ▼ Magistratura judicial (Lei 8/2002, de 9/9). Ministério Público (Lei 14/2005, de 3/9). Defensoria Pública (DL 38/2008, de 29/10).

  17. AS PROVAS DE SELECÇÃO ÉTICA E DEONTOLOGIA: A ética consiste no esforço do homem para estabelecer princípios que iluminem a conduta das pessoas, grupos, comunidades, nações, segundo o critério do Bem e da Justiça. A deontologiaé um conjunto de princípios e estabelece regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão.

  18. AS PROVAS DE SELECÇÃO ÉTICA E DEONTOLOGIA:

  19. AS PROVAS DE SELECÇÃO A ORAL: O candidato será classificado na escala de 0 a 20 valores, constando a classificação da pauta a afixar no final das provas orais realizadas diariamente. (art. 10º, nº 3 do DL 15/2004).

  20. AS PROVAS DE SELECÇÃO A CLASSIFICAÇÃO FINAL: 1. A classificação final corresponde à média aritmética das classificações obtidas nas duas provas escritas e na prova oral ordenando-se os candidatos, por ordem decrescente, em lista de graduação final. 2. São admitidos à frequência do estágio de formação os candidatos melhor classificados até ao preenchimento das vagas anunciadas na abertura do concurso. (art. 11º do DL 15/2004).

  21. AS PROVAS DE SELECÇÃO SÃO PROVAS DIFICEIS:

  22. AS PROVAS DE SELECÇÃO AS PROVAS SÃO SOBRE AS LEIS TIMORENSES:

  23. AS PROVAS DE SELECÇÃO LEIS TIMORENSES PODEM CONSULTAR-SE:

  24. AS PROVAS DE SELECÇÃO JURISPRUDÊNCIA E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PODEM CONSULTAR-SE:

  25. AS PROVAS DE SELECÇÃO • ELEMENTOS DE APOIO: apoiocfjtimor.wordpress.com

  26. AS PROVAS DE SELECÇÃO • ELEMENTOS DE APOIO: http://cfj.mj.gov.tl/

  27. AS PROVAS DE SELECÇÃO TÊM QUE ESTUDAR OBRIGATORIAMENTE: ► A Constituição. ► O Código de Processo Civil. ► O Código Civil. ► O Código de Processo Penal. ► O Código Penal. ► Ética e deontologia profissional. ► Organização judiciária.

  28. AS PROVAS DE SELECÇÃO TÊM QUE TRAZER PARA O TESTE: ► Leis (Códigos). ► Caneta. ► Identificação.

  29. AS PROVAS DE SELECÇÃO TÊM QUE ESTUDAR TUDO ANTES DAS PROVAS ESCRITAS: ► Porque, se passarem nas escritas têm pouco tempo até à marcação das orais.

  30. AS PROVAS DE SELECÇÃO ESTUDAR COMO: 1º- A lei. 2º- Doutrina. 3º- Jurisprudência.

  31. AS PROVAS DE SELECÇÃO COMO RESPONDER ÀS PERGUNTAS: 1º- Ler com muita atenção a hipótese e a pergunta. 2º- Determinar qual a área do direito (civil / penal). 3º- A pergunta é de direito adjectivo, substantivo ou ambas? ▼ Determinar o instituto jurídico em causa ▼ Consultar a lei ▼ Responder

  32. AS PROVAS DE SELECÇÃO AS BOAS NOTAS DEPENDEM: ► Dos conhecimentos adquiridos na Universidade. ► Dos conhecimentos das leis timorenses. ► Dos conhecimentos de português (e tétum). ► Do tempo gasto a estudar para os exames.

  33. AS PROVAS DE SELECÇÃO OUTRAS QUESTÕES: ► Trazer e utilizar caneta.

  34. AS PROVAS DE SELECÇÃO OUTRAS QUESTÕES: ► Escrever o número na 1ª folha e 2ª.

  35. AS PROVAS DE SELECÇÃO OUTRAS QUESTÕES: ► Só podem trazer Códigos (Leis).

  36. AS PROVAS DE SELECÇÃO OUTRAS QUESTÕES: ► Proibido usar telemóvel, computador ou tablet.

  37. AS PROVAS DE SELECÇÃO OUTRAS QUESTÕES: ► Não pode assinar ou por nome no teste.

  38. AS PROVAS DE SELECÇÃO OUTRAS QUESTÕES: ► No fim do teste: - Entregar teste e, - Assinar folha de presença.

More Related