1 / 9

PNEUS

PNEUS. Disciplina: Responsabilidade Social Corporativa Professora: Paula Schommer Acadêmica: Chaiane Dal Mago. José Neto de Medeiros – Dono de uma empresa de recauchutagem que reforma 300 pneus por mês. 40 milhões de pneus abandonados todo ano!!. Quando o reaproveitamento é impossível?.

dragon
Télécharger la présentation

PNEUS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PNEUS Disciplina: Responsabilidade Social Corporativa Professora: Paula Schommer Acadêmica: ChaianeDal Mago

  2. José Neto de Medeiros – Dono de uma empresa de recauchutagem que reforma 300 pneus por mês 40 milhões de pneus abandonados todo ano!! Quando o reaproveitamento é impossível?

  3. Objetivo: Reaproveitamento de materiais na construção civil.

  4. Separação da borracha e do aço = construção do alicerce (pneus maiores) Preencher buracos vazios = cimento + lixo (vidro, plástico, papelão e entulho de obra) Economia = Lixo?!

  5. PNEUS HOTEL: ISTO É ECOLOGIA! Fundo científico: Universidade Católica de Goiás Testes comprovam que é viável a construção civil com mistura ecológica Testes de acústica e calor: indicam que a casa é super confortável.

  6. Camisa feita de garrafas pet Confecção do fio em três tempos. A reciclagem de garrafas PET e a sua transformação em tecido têm três fases. A primeira é quando as garrafas e outras embalagens usadas são recolhidas pelos catadores, lavadas e separadas por cores. Nesta fase, são retirados a tampa e o rótulo e a embalagem passa por um processo de secagem. Então o PET é moído, reduzido a pedaços pequenos. Na segunda fase, é feita a fusão a uma temperatura de 300 graus, a filtragem e a retirada de impurezas. Na fábrica onde é feita a fibra, repete-se o processo de fusão a 300 graus e o material é passado por equipamentos que o separam em filamentos. O resultado é uma fibra cerca de 20% mais fina que o algodão. A terceira e última fase é a da estiragem, quando a fibra é transformada em fio. As fibras feitas a partir da garrafa PET reciclada podem ser usadas sozinhas ou associadas a outro tecido, como a seda ou o algodão. No Brasil, a reciclagem do PET teve um grande crescimento nos últimos cinco anos. O valor da tonelada de resina para reciclagem, por exemplo, subiu de R$ 400 para R$ 1.200 desde 2001. Nosso conhecimento vem se desenvolvendo e a reciclagem, ganhando espaço. De acordo com dados do Cempre, em 2003 quase a metade das embalagens utilizadas no país já era reciclada. Foram consumidas 300 mil toneladas de PET e 120 mil, ou seja, 40% do total, eram recicladas.

More Related