180 likes | 657 Vues
Islamismo Religião criada pelo profeta Maomé. O seu livro sagrado chama-se Corão ou Alcorão. Cinco Pilares: Crer em um só Deus, Orar cinco vezes voltado para Meca, a cidade sagrada; Jejuar no mês do Ramadã; Fazer uma peregrinação, se possível, à Meca; Pagar dádivas rituais;.
E N D
Islamismo • Religião criada pelo profeta Maomé. • O seu livro sagrado chama-se Corão ou Alcorão. • Cinco Pilares: • Crer em um só Deus, • Orar cinco vezes voltado para Meca, a cidade sagrada; • Jejuar no mês do Ramadã; • Fazer uma peregrinação, se possível, à Meca; • Pagar dádivas rituais;
Conflitos internos no Islamismo: Sunitas versus Xiitas Sunitas: Após a morte de Maomé, passaram a adotar Os Califas (seguidores de Maomé) como líderes. Correspondem a 85% dos Islâmicos. Xiitas: Após a morte de Maomé, passaram a adotar o cunhado de Maomé, Ali, como líder.
A Jihad: A luta pessoal. A explicação quanto as duas formas de Jihad não está presente no Alcorão, mas sim nos ditos do Profeta Muhammad: Uma, a "Jihad Maior", é descrita como uma luta do indivíduo consigo mesmo, pelo domínio da alma; e a outra: a "Jihad Menor", é descrita como um esforço que os muçulmanos fazem para levar a mensagem do Islã aos que não têm ciência da mesma (ou seja, daqueles que não se submetem a Deus e à paz).
Principais Grupos terroristas: • Al Qaeda: • Significa "A Fundação" ou "A Base" • é uma organização Fundamentalista Islâmica internacional, • Objetivo: reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos. • Origens: A partir da invasão Soviética ao Afeganistão, na qual vários não-afegãos, lutadores árabes se uniram ao movimento anti-russo formado pelos Estados Unidos e Paquistão. • Líder: Osama Bin Laden, membro de uma abastada e proeminente família árabe-saudita, liderou um grupo informal (mujahedins) que se tornou uma grande agência de levantamento de fundos e recrutamento para a causa afegã. Esse grupo canalizou combatentes islâmicos para o conflito, distribuiu dinheiro e forneceu logística e recursos, para as forças de guerra
Taleban: Significado: Estudantes. Se dizem estudiosos do Alcorão e acreditam que as leis e o Estado devem seguir as escrituras sagradas. Origem: Afeganistão Durante o regime Taleban as mulheres eram proibidas de freqüentar escolas e trabalhar. Assistir televisão, ouvir músicas e ler alguns livros, principalmente os que continham imagens era proibido. As mulheres só podiam sair à rua acompanhadas e o uso da burca era obrigatório.
Conflito entre Judeus e Palestinos. Palestina: Estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto. É uma área importante do ponto de vista estratégico, por ser uma passagem entre três continentes, Europa, África e Ásia, e por isso, ficou sempre sobre domínio de importantes impérios. De 66 a.C até 395 d.C. sob domínio do Império Romano. Saída dos Hebreus (Judeus – diáspora) De 395 d.C a 638 d.C. sob domínio do Império Bizantino. De 638 a 1101 a região passa ao controle dos Árabes. No sec. XVIII até o sec. XX (1º Guerra Mundial) a região ficou sob influência do Império Otomano. Pós 1º Guerra Mundial a região passa ser dominada pela França e Inglaterra. No final do Sec. XIX os judeus começam a migrar para a região, movimento sionista. Em 1947 a ONU resolve criar na região um Estado Judeu e um Árabe. Os Árabes não aceitam e tem início uma série de conflitos.
Em 1964 os Palestinos criam a OLP (organização para libertação da Palestina) Em 1967 O Egito bloqueia o canal de Suez aos navios israelenses e inicia manobras militares na península do Sinai próximo a fronteira israelense ao mesmo tempo que a Jordânia e Síria mobilizavam seu exércitos na fronteira com Israel. Prevendo um ataque eminente destas nações, Israel inicia a Guerra dos seis dias na qual Israel conquista as regiões da Faixa de Gaza, Monte Sinai, Colinas de Golã, Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Em 1973 começa a Guerra do Yom Kippur (Dia do Perdão) e entre 1977 a 1979 Israel e Egito fazem um acordo de paz e a região de Sinai é devolvida para o Egito. Em 1982 Israel invade o Líbano em uma tentativa de neutralizar os ataques realizados pela OLP a partir deste país. Em 1987 explode a Intifada. Na região existe um grupo terrorista conhecido como Hamas, que luta pela saída dos Judeus da região.
Ex- Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Turco-Otomano) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia e Montenegro, além de dois territórios autônomos: Kosovo e Voivodina. As nações permaneceram unidas durante a Guerra Fria sob domínio da U.R.S.S. Com o fim da união Soviética em 1991, tem início uma série de movimentos separatistas. Os Sérvios eram contrários a separação, mas as diferenças, sobretudo religiosas foram o ponto central de vários conflitos na região. Sérvio – Ortodoxos Eslovenos e Croatas – Cristãos Bósnios, Macedônios e Albaneses (Kosovo) – mulçumanos.