Download
tr s os montes e alto douro n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Trás -os-Montes e Alto Douro . PowerPoint Presentation
Download Presentation
Trás -os-Montes e Alto Douro .

Trás -os-Montes e Alto Douro .

279 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

Trás -os-Montes e Alto Douro .

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Trás-os-Montes e Alto Douro. http://youtu.be/Ks8u3KywY24

  2. Introdução. • Trás-os-Montes e Alto Douro é umaregião do norte de Portugal. Trás-os-Montes faz fronteiracom a Galiza, Castela e Leão (Espanha), Beira Alta, Douro Litoral e Minho.

  3. É uma das regiões de Portugal commaior número de emigrantes e sofredespovoamento. • Este lugar temumabeleza natural, por isso é utilizado, muitasvezes, no cinemaportuguês.

  4. A cidadesmais importante de Trás-os-Montes e Alto Douro. Trás-os-Montes temumacidademuito importante chamada Vila Real. Vila Real é a capital de distrito e tem 50.297 habitantes. Fica situada na Serra do Marão.

  5. Alto Dourotemoutra capital diferente que chama-se Bragança. É considerada um importante centro comercial e de serviços e apresenta 34.696 habitantes.

  6. Monumentos típicos de Vila Real. Vila Real, a capital de Tras-os-Montes, temmuitos monumentos. Os maisconhecidossão os seguintes.

  7. Santuário de NossaSenhora da Graça. • Este monumento situa-se no alto do Monte Farinha, encimando a agradávelvila de Mondim de Basto. • Reza a lenda que aquiterá existido a Cidade de Cinínia, lar da tribocastreja dos Tamecanos, que foiobrigada a abandonar o seuterritórioaquando a ocupação Romana do território.

  8. Palácio de Mateus. O Palácio, Casa ou Solar de Mateus é uma das obras mais significativas da arquitectura civil portuguesa do período barroco.

  9. Castelo de chaves. O Castelo de Chaves está localizado na cidade de Chaves, tendo a cidade o mesmo nome que o Castelo.

  10. Traje de trabalho transmontano. A mulher usa uma blusa de corte simples caída, saia de riscado larga e avental do mesmotecido. Na cabeça usa umlenço de tecido de lãpreto estampado a vermelhocom motivos florais, e umchapéu de palha para proteger-se do sol. Calça socas de madeira.

  11. O homem transmontano usa calças de cotim, colete do mesmotecido e camisa de riscado. Na cabeça, umchapéu de feltro de aba larga e nos pés, botas brancas que para ganharemmaisresistência unta com sebo.

  12. Traje femininodomingueiro de Penude. • Os materiaissão simples mas demonstramalgum poder económico da sua utilizadora. Este traje é composto por lenço de seda preto e amarelo, blusa de linhobranco, adornada de pequenas rendas brancas, comuma aba sobre a cinta e avental bordado a azul com motivos florais. • Calçameias de renda brancas e chinelas de couropretas.

  13. O traje de festa da mulher do Dourocompõe-se de blusa, saia e avental de formato semelheanteaotralhedomingueiro, sendo de realçar o colete. O conjunto é acompanhado de umlençobranco e de umchapéu de veludo. Calçameias de renda brancas e chinelas de couropretas.

  14. Traje masculino de Miranda do Douro. Composto de calção, colete e polainas de Saragoçacastanhas e pretas, adornado por botõesmetalicoou de madeira. Trata-se de um traje de extraordinário requinte, nomeadamente no corte dos calções. O conjunto é aindaacompanhado por umamplochapéu de feltropreto e por uma camisa de linho de cor natural.

  15. Bibliografia • http://www.infopedia.pt • http://pt.wikipedia.org • http://www.folclore-online.com/trajos/tmontes.html Angel Pablo Pérez Arribas Michelle Barbero Martín