560 likes | 902 Vues
POLIEDROS Professor: Ruy Ângelo. DOIS DESSES POLÍGONOS NÃO ESTÃO NUM MESMO PLANO; CADA LADO DE UM POLÍGONO É COMUM A DOIS E SOMENTE DOIS POLÍGONOS Polígono: Figura fechada simples formada por segmentos de retas. SÓLIDO LIMITADO POR POLÍGONOS PLANOS, DE MODO QUE:. POLIEDROS REGULARES.
E N D
POLIEDROSProfessor: Ruy Ângelo • DOIS DESSES POLÍGONOS NÃO ESTÃO NUM MESMO PLANO; • CADA LADO DE UM POLÍGONO É COMUM A DOIS E SOMENTE DOIS POLÍGONOS • Polígono: Figura fechada simples formada por segmentos de retas SÓLIDO LIMITADO POR POLÍGONOS PLANOS, DE MODO QUE:
RELAÇÃO DE EULER Uma igualdade descoberta por Euler em 1751 relaciona os números V de vértices, F de faces e A de arestas: V - A + F = 2. Na tabela que se segue pode verificar-se diretamente a validade desta fórmula de Euler no caso dos cinco poliedros regulares, dos prismas e das pirâmides; a fórmula é verdadeira para outros poliedros , mas não para todos.
Exemplo Um poliedro convexo possui seis faces quadrangulares e duas hexagonais. Calcular o número de vértices desse poliedro Vamos inicialmente determinar o número de arestas: Resposta: 18 arestas Aplicando a relação de Euler: V – A + F = 2 Resposta Final: 12 vértices.
O estudo dos poliedros é dividido em Prismas e Pirâmides. Vamos inicialmente trabalhar com os prismas. PRISMAS
Os prismas são formados por dois planos paralelos, em um dos planos há um polígono e todas as retas com extremidades nesse polígono tem a outra extremidades no outro plano, Veja a figura abaixo: Podemos dizer então que um prisma possui duas bases em planos diferentes.
Toda figura geométrica possui elementos específicos, Veja a figura abaixo, onde estão representados todos os elementos de um prisma. Os polígonos ABCDEF e A’B’C’D’E’F’ são as bases desse prisma. ►Os pontos A,B,C,D,E,F,A’,B’,C’,D’,E’,F’ são os vértices do prisma. ►Os segmentos de reta: são as arestas laterais do prisma (arestas que formam as faces laterais). ►As bases também possuem arestas os segmentos de reta que formam essas arestas são:►Uma reta perpendicular as duas bases é a altura do prisma. Os polígonos formados pelos pontos são as faces laterais do polígono.
Prisma regular: é um prisma reto cuja base é um polígono regular.
Áreas das figuras planas. Situação problema: Um fabricante de embalagens de papelão quer construir uma caixa em forma de prisma hexagonal regular. Sabendo que a altura da caixa é de 20 cm e que o lado do polígono da base mede 16 cm, calcule a área de papelão necessária para se construir essa embalagem. Admita que se utilize 25% a mais de material do que o estritamente calculado, devido às sobras de papelão e para que seja possível fazer colagens necessárias à confecção da caixa.
Perímetrodefigurasplanas • Área do retângulo • Área do quadrado • Área do paralelogramo • Área do losango • Área do triângulo • Área do trapézio • Área do hexágono • Área do círculo
Área do retângulo d b a
1)Calcule a área de uma superfície retangular sabendo que a base é o dobro da medida da altura e a diagonal mede 5 metros.
Área do quadrado d a
2)Um hexaedro regular tem a diagonal medindo 6cm. Calcule a área total desse prisma.
3)Um terreno tem a forma da figura abaixo e suas medidas estão representadas na figura abaixo. Calcule a área desse terreno. 16cm 20cm 135°
h b a a a D d a a • Área do paralelogramo • Área do losango
Determine o volume do prisma oblíquo cuja base é um paralelogramo com dois ângulos de 120°. 10cm 60° 6cm 5cm
h a c a h b • Área do Triângulo Equilátero. • Área do triângulo
Calcule a área de um triângulo cujas medidas dos lados são 10cm, 12cm e 8cm.
L L L L L L • Área do trapézio b m h B • Área do hexágono regular
POLÍGONO REGULAR DE “n” LADOS L L L L L a L L L
Exemplo Qual a área de um icoságono cujo apótema mede 12 cm . (Use:tg 9°= 0,16)
Área do círculo • Perímetro • Diâmetro r r r r r • Área do setor circular
R r • Área da coroa circular
Cálculo de áreas especiais Contar o número de quadrados inteiros no interior da figura; 43 Contar o número de quadrados inteiros que cobrem toda a figura. 80 Soma todos e divide por dois
Atividade 1)Uma barra de chocolate tem o formato da figura abaixo. Calcule o volume de chocolate contido nessa barra. 4 4 4 12
Um poliedro é formado por 8 triângulos e 6 octógonos. Quantos vértices esse poliedro possui, sabendo que ele obedece a relação de Euler? Mostre fazendo os cálculos. (Veja a sua planificação)
PLANIFICAÇÃO DA PIRÂMIDE PIRÂMIDE
1) Uma barraca piramidal é sustentada por seis hastes metálicas cujas extremidades são o vértice da pirâmide e os seis vértices da base. A base é um polígono cujos lados têm todos o mesmo comprimento, que é de 3 m. Se a altura da barraca é de 3 m, qual é o volume de ar nessa barraca?
2) Uma peça de vidro tem o formato e as medidas da figura. Supondo-a maciça, qual o volume de vidro usado para fazer essa peça?
3)Uma pedra preciosa tem a forma da figura abaixo. Sabendo que a pedra tem 6 mm em todas as arestas, calcule o volume da pedra.
PLANIFICAÇÃO DO TRONCO DA PIRÂMIDE TRONCO DE PIRÂMIDE
CILINDRO Área lateral é a área de um retângulo .
1)Um aquário cilíndrico, com 30cm de altura e área da base igual a 1200cm2, está com água até a metade de sua capacidade. Colocando-se pedras dentro desse aquário, de modo que fiquem totalmente submersas, o nível da água sobe para 16,5cm. Então, calcule o volume das pedras.
2) Um sólido é totalmente mergulhado em um cilindro contendo água, causando a elevação do nível da água em 1,5 cm. Se o raio da base do cilindro mede 5 cm, qual o volume do sólido?
CONE RETO CONE OBLÍQUO VOLUME V • G=geratriz O V’ CONE EQUILÁTERO. G=2R Pelo Teorema de Pitágoras calcule h em função de R. G=geratriz
Elementos do Cone: Base - S Raio - r Vértice - V Geratriz - g Eixo - OV Altura - h Seção transversal - S' Seção reta - S'' Seção meridiana - AVB
Exemplo 1 A geratriz de um cone equilátero mede cm. Calcule a área da secção meridiana do cone, em cm².
2)Bárbara colocou uma casquinha de sorvete dentro de uma lata cilíndrica, conforme a figura, de mesma base, mesmo raio R e mesma altura h da casquinha. Em seguida preencheu a região toda acima da casquinha com sorvete. Mostre com cálculos onde cabe mais sorvete. Se dentro da casquinha ou na forma inventada por ela?
Definição de uma esfera Uma esfera é definida como um sólido de centro O e raio R cujos conjunto de pontos do espaço estão a uma distância do centro igual ou menor que R. ÁreaA área de uma esfera pode ser obtida a partir da expressão: A = 4 π . R2 • VolumeO volume da esfera é dado pela expressão: • V = 4 . π. R3 3
Questão 1 Considere o planeta terra como uma esfera de raio R=6400Km. Sabendo que aproximadamente 70% de sua superfície é coberta por água e desprezando o relevo da superfície terrestre, determine a área ocupada pelas terras não submersas em nosso planeta. Considere Л=3.