1 / 39

Escola B??blica Dominical Resgatando as ra??zes

Conferência proferida no Congresso da Escola Dominicais do Presbitério Central Fluminense na Igreja Presbiteriana de Barro Vermelho em São Gonçalo.

Télécharger la présentation

Escola B??blica Dominical Resgatando as ra??zes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Resgatando as nossas raízes Rev. Evaldo Beranger

  2. A Escola Bíblica Dominical Uma escola de vida onde o currículo é a Palavra de Deus aplicada à vida e a vida é interpretada à luz da Palavra.

  3. Elementos chaves na Educação Cristã

  4. Relembrando as origens A Escola Bíblica Dominical, inicialmente foi chamada de Escola Dominical (SundaySchool) e é uma instituição surgida no País de Gales em 1785, quando o jornalista Robert Raikes, preocupado com as crianças e adolescentes que trabalhavam a semana inteira por ocasião da revolução industrial, se entregavam à delinqüência em suas poucas horas de ócio.

  5. Visando tirá-las das ruas e dar-lhes intrumentos culturais que os fizezem ter uma noção ética mais completa, passou a reunir um grupo de crianças e adolescentes delinquentes aos domingos para, utilizando-se da Bíblia como livro texto, ensinar-lhes a ética e higiene, bem como a ler e escrever. • O ensino de princípios religiosos veio logo em seguida.

  6. O que a Bíblia diz sobre o ensino da Bíblia • João 6:45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.

  7. Deuteronômio 6:3-9

  8. Com tanta "novidade religiosa no mercado" Como alcançar o homem pós-moderno? .

  9. Veja o vídeo em • http://www.youtube.com/watch?v=xRNWvstH5sQ

  10. A Samaritana 4:1-24

  11. Discípulos 4:27, 31-38

  12. Os Samaritanos e a mulher 4:39 – 42

  13. Jesus Cristo é a Resposta! Mas... Qual é a pergunta, mesmo?

  14. Será que estamos respondendo as perguntas que estão sendo feitas pelas pessoas da pós-modernidade?

  15. Como conhecer as pessoasQuais as perguntas que eles estão fazendo? Princípios Bíblicos para penetrar em uma nova cultura.

  16. O Princípio da encarnação! E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a suaglória, glóriacomo do unigênito do Pai. João 1:14

  17. É preciso visitar aqueles a quem queremos atingir.

  18. Atos 17:16-21 16 Enquanto Paulo osesperavaemAtenas, o seuespírito se revoltavaem face daidolatriadominantenacidade.

  19. Princípios e atitudes.

  20. Proclamação do Evangelho ao homem pós-moderno

  21. É preciso ir até onde estão os altares, por mais revoltante que seja.

  22. Vem cá moleque, deixa eu te evangelizar...

  23. Os métodos tradicionais

  24. 19 Então, tomando-o consigo, o levaramaoAreópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essaqueensinas? • 20 Postoquenostrazesaosouvidoscoisasestranhas, queremos saber o quevem a ser isso. • 21 Poistodosos de Atenas e osestrangeirosresidentes de outracoisanãocuidavamsenãodizerououvir as últimasnovidades.

  25. É preciso conquistar o direito de ser ouvido!

  26. Atos 17:22-23

  27. Construindo a ponte

  28. Atos 17:24-28

  29. Traduzindo a Mensagem • O conteúdo do Evangelho não muda, mas a forma tem que se adaptar aos ouvidos. • Um bom tradutor tem que transitar bem nos dois mundos. • É preciso dizer a verdade em amor. • É preciso usar a criatividade e os recursos disponíveis.

  30. Pregamos uma pessoa e não uma doutrina

  31. O que compete aos homens e o que compete a Deus

  32. O que compete aos homens

  33. O que compete a Deus

  34. Veja o vídeo em • http://www.youtube.com/watch?v=YIOsIbqpR5s

  35. Deus, o Professor e o aluno na dinâmica da EBD

More Related