1 / 18

ORGANOLOGIA

ORGANOLOGIA. A organologia é o estudo e a classificação dos instrumentos musicais, com base em determinados critérios. Geralmente , há duas maneiras predominantes de classificar os instrumentos musicais: . • classificação conforme a fonte sonora.

faolan
Télécharger la présentation

ORGANOLOGIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ORGANOLOGIA

  2. A organologia é o estudo e a classificação dos instrumentos musicais, com base em determinados critérios. • Geralmente, há duas maneiras predominantes de classificar os instrumentos musicais:

  3. • classificação conforme a fonte sonora. • classificação conforme a forma de produzir o som nos instrumentos.

  4. A primeira tem a vantagem de ser embasada em um critério único de classificação que serve para todos os tipos de instrumento. • O segundo método não tem caráter científico, pois o mesmo instrumento pode pertencer a mais de um grupo:

  5. O piano, por exemplo, pode ser classificado como instrumento de cordas, como instrumento de percussão e como instrumento de teclado.

  6. Por exemplo, os saxofones aparecem na família dos instrumentos de sopro de madeira, na tipologia tradicional aplicada à orquestra sinfônica. • No jazz, ao contrário, esses instrumentos estão classificados na família dos instrumentos de sopro de metal. • Essa não é uma diferença apenas teórica, mas determinante na prática de orquestração e arranjo, tanto na música erudita quanto na música popular em geral.

  7. Ao ser entendido como instrumento de madeira, na orquestra sinfônica, o saxofone é combinado com a flauta, o oboé, o clarinete e o fagote. • O que significa que as partes de saxofone são individuais, isto é, esse instrumento executa melodias em partes solo, que se contrapõem às partes individualizadas dos outros instrumentos de madeira.

  8. Os instrumentos de madeira, ao contrário, têm timbres tão diferenciados entre si que é difícil amalgamá-los em estruturas homofônicas, pois cada um deles irá se destacar da textura geral por seu timbre peculiar.

  9. Isso pode ser facilmente reconhecível ao se imaginar um acorde de dó maior sendo tocado por um conjunto de instrumentos de cordas, por um conjunto de instrumentos de metal e por um conjunto de instrumentos de madeira. Neste, cada nota do acorde será individualizada, ao passo que, nos dois primeiros, o acorde será percebido como um todo homogêneo.

  10. Classificação dos instrumentos conforme a fonte sonora (Musicologia Sistemática: Mahillon, 1884; Horbostel, 1884; Curt Sachs, 1914):

  11. Idiófonos – instrumentos auto-ressonadores: em que a fonte sonora é o próprio corpo do instrumento; ex.: instrumentos de percussão sem pele, como triângulo, claves, matraca, etc.

  12. Membranófonos – ressonadores de membrana: em que a fonte sonora é uma membrana esticada; ex.: instrumentos de percussão com pele, como caixa clara, bombo, tímpanos, etc.

  13. Cordófonos – ressonadores de corda: em que a fonte sonora é uma corda esticada; ex.: violino, harpa, violão, etc.

  14. Aerófonos – ressonadores de ar: em que a fonte sonora é uma coluna de ar em vibração; ex.: flauta, saxofone, trompete, etc.

  15. Instrumentos de cordas – três grupos: • a) cordas friccionadas – instrumentos de arco (violino, viola, violoncelo, contrabaixo) • b) cordas pinçadas – instrumentos dedilhados (harpa, violão, etc.) ou tocados com palheta (bandolim, cavaquinho, etc.) • c) cordas percutidas – em que as cordas são percutidas por baquetas ou martelos (piano, címbalo, dulcimer, etc.)

  16. Instrumentos de sopro – dois grupos: • a) sopros de madeira – são divididos em três tipos: embocadura livre (flauta), palheta simples (clarinete, saxofone), palheta dupla (oboé, corne inglês, fagote) • b) sopros de metal – são divididos em três tipos: instrumentos de vara (trombone); instrumentos de válvula rotatória (trompa), instrumentos de pistão (trompete)

  17. Instrumentos de percussão – dois grupos: • a) altura indefinida – são divididos em vários tipos: instrumentos sacudidos (chocalho, matraca), instrumentos de madeira (claves, woodblock), instrumentos de pele (caixa clara, bombo), instrumentos de metal (triângulo), etc. • b) altura definida – são divididos em dois tipos: instrumentos de pele (tímpanos, rotontons), instrumentos de teclado (xilofone, marimba, vibrafone)

  18. Instrumentos de teclado – são divididos em três tipos: • a) com corda percutida – em que o som é produzido pela percussão das cordas (piano) • b) com corda beliscada – em que o som é produzido através de plectros que puxam as cordas cravo, espineta) • c) de vento – em que o som é produzido pela vibração de coluna de ar (órgão, harmônio, etc.)

More Related