1 / 10

VIDA COMUNITÁRIA

VIDA COMUNITÁRIA. Alguns princípios da Vida Comunitária. A FORMAÇÃO da comunidade não é uma iniciativa somente sob os critérios humanos. A escolha é feita pelo próprio Jesus:

fell
Télécharger la présentation

VIDA COMUNITÁRIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VIDA COMUNITÁRIA

  2. Alguns princípios da Vida Comunitária • A FORMAÇÃO da comunidade não é uma iniciativa somente sob os critérios humanos. A escolha é feita pelo próprio Jesus: “Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova.” (Mc 3,13-14) “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça.” (Jo 15,16)

  3. O SENSO DO COMUM e da unidade deve ser algo sempre presente na comunidade: “ A multidão de fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. (...) Entre eles ninguém passava necessidade (...) Depois era distribuído conforme a necessidade de cada um.” (At 4,32.34-35)

  4. O AMOR como “regra de vida” e maneira de viver: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”. (Jo 13,34-35) “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”. (Jo 15,17)

  5. PERMANECER UNIDOS ao Senhor para que haja, de fato frutos: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós (...) Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim, nada podeis fazer.(...) Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado; que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. (Jo 15,4.5.7)

  6. A PALAVRA ocupa um lugar especial dentro da comunidade. Ela é a rocha de sustentação, apoio e alicerce da vida comum: “Portanto, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu a casa sobre a rocha.” (Mt 7,24) • A “REGRA DE OURO” da vida comunitária: “Tudo, portanto que desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.” (Mt 7,12)

  7. O PERDÃO INCONDICIONAL e a CORREÇÃO FRATERNA: “Ora, eu vos digo: amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5,44) “Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘estou arrependido’, perdoa-lhe” (Lc 17,3)

  8. O que evitar na vida comunitária 1. A HIPOCRISIA: “Se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus”. (Mt 5,20) 2. O JURAMENTO: “Não jureis de modo algum” (Mt 5,34) 3. A MENTIRA: “seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Meligno” (Mt 5,37) 4. O ENFRENTAMENTO DO MAL: “Não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda!” (Mt 5,39)

  9. 5. O HOMICÍDIO NAS PALAVRAS: “ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal, quem disser seu irmão “imbecil” deverá responder no Sinédrio; quem chamar seu irmão de “louco” poderá ser condenado ao fogo do inferno. 6. O ADULTÉRIO PELO ABUSO DOS SENTIDOS: “Se teu olho direito te leva à queda, arranca-o e joga-o para longe de ti (...) Se tua mão direita te leva à queda, corta-a e joga-a para longe de ti!” (Mt 5,29-30). 7. A PROCURA DO RECONHECIMENTO DOS OUTROS: “Cuidado! Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus.” (Mt 6,1)

  10. 8. A GANÂNCIA E O CORAÇÃO DIVIDIDO: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam.(...) Pois onde está o teu tesouro, aí estrá também o teu coração. (...) Ninguém pode servir a dois senhores (...)(Mt 6,19. 21.24) 9. O DESTAQUE AO DEFEITO DO OUTRO: “Porque observas o cisco que está no olho do teu irmão, e não reparas a trave que está no teu próprio olho?” 10. O DESEJO DE SER O MAIOR: “Os reis das nações dominam sobre elas, e os que exercem o poder se fazem chamar de benfeitores. Entre vós, não deve ser assim. Pelo contrário, o maior entre vós seja como o mais novo e o que manda, como quem está servindo.” (Lc 22,25-26)

More Related