1 / 13

VALORES ESPERADOS

VALORES ESPERADOS. 6. Média, Variância, Momentos e Função Característica. A função densidade de probabilidade de uma v.a X, representa uma informação complete a respeito da v.a. X e e de todo subconjunto B mapeado sobre o eixo- x

ghalib
Télécharger la présentation

VALORES ESPERADOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VALORES ESPERADOS

  2. 6. Média, Variância, Momentos e Função Característica A função densidade de probabilidade de uma v.a X, representa uma informação complete a respeito da v.a. X e e de todo subconjunto B mapeado sobre o eixo- x Se é desejado representar-se alguma informação mais detalhada ou caracterizar, por exemplo, o comportamento médio de uma v.a. X, então é necessário introduzir neste contexto dois importante parâmetros que são: média e variância, que são usados para caracterizar todas as propriedades de uma v.a. X e de sua função densidade de probabilidade, (6-1)

  3. A Média ou ValorEsperado de uma v.a. X é definido como: Se X é uma v.a. do tipo discreta, então Portanto, a média representa o valor de uma v.a. mais provável de ocorrer, quando um número muito grande de um dado experimento é repetido. Por exemplo, se X é uma v.a. uniformemente distribuída no intervalo (a,b), o valor médio é dado por:

  4. Por outro lado, se X é exponencial com parâmetro , então: Se X é v.a. de Poisson com parâmetro , então Para uma v.a. X com f.d.p. binomial:

  5. Quando X é uma v.a. gaussiana, Se representa uma nova v.a. com f.d.p. , então o valor médio de y é dado por: Mas, para calcular é necessário determinar Relembrando que, para qualquer y, onde xi representa as múltiplas soluções de

  6. Pode -se escrever que onde são intervalos que não se sobrepõe, então Então fazendo tem-se: Para o caso discreto a expressão reduz-se a: Exemplo: Se X é uma v.a. de Poisson, determine o valor médio de

  7. Em geral, é conhecido como o k-ésimo momento da v.a. X. é o segundo momento da v.a. de Poisson.

  8. A média sozinha não caracteriza totalmente a f.d.p. de uma v.a.. Para ilustrar este fato, considere duas variáveis aleatórias gaussianas, ~ e ~ isto é, ambas tem média no entanto suas f.d.p.’s são diferentes, como pode ser visto na figura abaixo. Uma é mais concentrada torno da média, enquanto a outra é mais dispersa. Claramente, há necessidade de um outro parâmetro para caracterizar as f.d.p.’s das variável aleatórias X1e X2 . O parâmetro que caracteriza essa dispersão em torno da média chama-se variância. (b) (a)

  9. Para uma v.a. X com média representa o desvio da v.a. em relação à média. Uma vez que esse desvio pode ser positivo ou negativo, considera-se então cujo valor esperado representa o valor médio quadrático dos desvios em torno da média. Definindo e considerando que tem-se: é conhecido como a variância da v.a. X, e a sua raiz quadrada é conhecido como desvio padrão de v.a. X. Assim o desvio padrão está relacionado com a raiz quadrada do espalhamento de uma v.a. em torno da média .

  10. Expandindo a equação e usando a propriedade da linearidade tem-se: Que pode ser usado como outra alternativa para calcular Assim, por exemplo, retornando à v.a. de Poisson, pode-se calcular a variância da v.a. X. Assim, para a v.a. de Poisson, a média e a variância são ambas iguais ao parâmetro

  11. Determinação da variância de uma variável aleatória com distribuição normal Para simplificar, pode-se usar a identidade Então, Diferenciando ambos os lados da equação a tem-se: ou Portanto:

  12. Momentos: o momento de uma v.a. X é definido como: e é conhecido como momento central da v.a. X (momento em relação a média). Assim e Relação entre e Em geral a quantidade é conhecida como momento generalizado de X em relação a a e é conhecida como momento absoluto de X.

  13. Caso particular: Variável aleatória gaussiana 

More Related