1 / 8

Gestão da Qualidade – Motivação

Gestão da Qualidade – Motivação. Motivção O que é Motivação (do Latim Movere )? MOTIVA + AÇÃO = Motivo para agir É o processo psicológico que determina a intenção (predisposição), a direção e a persistência do comportamento. Motivação: escala de necessidades.

gin
Télécharger la présentation

Gestão da Qualidade – Motivação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gestão da Qualidade – Motivação Motivção O que é Motivação (do Latim Movere)? MOTIVA + AÇÃO = Motivo para agir É o processo psicológico que determina a intenção (predisposição), a direção e a persistência do comportamento.

  2. Motivação: escala de necessidades

  3. Treinamento Comportamental Motivação Características: • É pessoal, individual e intransferível; • Tem caráter intencional; • É multifacetada (necessidades, motivos e incentivos). A motivação torna-se o elemento chave para os resultados de várias propostas de vida, e, em particular, a obtenção da qualidade nos programas de excelência que muitas organizações objetivam introduzir, e, ainda mais difícil, conseguir a sua manutenção.

  4. PRINCIPAIS TEORIAS MOTIVACIONAIS PARA QUALIDADE

  5. Inovações Tecnológicas A necessidade da organização em se manter competitiva e à frente a dos concorrentes, é a noção fundamental da constante procura pela inovação. Para a empresa se manter competitiva e sobreviver nesse novo ambiente de negócios é preciso estar atenta “[...] às mudanças, ser flexível, perceber as inovações tecnológicas e, principalmente, entender que informação e conhecimento são fatores estratégicos”. Cavalcanti etal (2001, p.58) Para as organizações se manterem competitivas, necessita promover mudanças imediatas e radicais em suas estruturas e em seus métodos de trabalho. Chiavenato (2004)

  6. Planejamento para Qualidade e Produtividade Planejamento: é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos“. Plano:é a definição de como os processos e recursos serão coordenados, articulados e alocados para se atingir os objetivos determinados. Níveis e Tipos de Planejamento Pela ótica dos níveis hierárquicos, temos três tipos de Planejamento: • Estratégico:considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. • Tático: a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. • Operacional: identifica os procedimentos e processos específicos requeridos à operacionalização das tarefas e atividades rotineiras da empresa. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores. Os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.

  7. Planejamento para Qualidade e Produtividade Toda organização, seja ela micro, pequena, média ou grande empresa, necessita de um direcionamento estratégico para suas atividades. Quando a empresa possui um planejamento estratégico, todas as decisões e direções tomadas internamente devem proporcionar o alcance das estratégias estabelecidas. Não possuindo esse recurso, a empresa deverá estabelecer um direcionamento estratégico que a permita focar o cliente e a melhoria contínua como prioridade, conduzindo seus processos fundamentados nos conceitos da qualidade.

  8. Planejamento para Qualidade e Produtividade Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve ser implementado para que a empresa possa alcançar sua visão de futuro e seus objetivos de longo, médio e curto prazo. A organização dos processos do SGQ deve priorizar o alcance dos objetivos e das respectivas metas. O planejamento do SGQ deve, portanto, ser iniciado no nível estratégico e desdobrado até o nível operacional (planejamento e controle da produção ou dos serviços). Quando a empresa possui implementado o Planejamento Estratégico, sua Política e seus Objetivos da Qualidade são desdobrados deste planejamento, definido claramente os resultados a serem alcançados.

More Related