1 / 9

“ The Elusive Quest for Growth” (A Busca Ilusória do Crescimento)

“ The Elusive Quest for Growth” (A Busca Ilusória do Crescimento). William Easterly.

glyn
Télécharger la présentation

“ The Elusive Quest for Growth” (A Busca Ilusória do Crescimento)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “The Elusive Quest for Growth”(A Busca Ilusória do Crescimento) William Easterly Nos últimos 50 anos, os economistas inventaram 4 Teorias Econômicas para levar progresso aos países desenvolvidos  fracassaram, pois essas não geraram estímulos para as pessoas mudarem de vida, que iniciam : 1a) destruição das redes de privilégios do Poder Público. 2a) política de incentivo ao conhecimento, à tecnologia e à acumulação de capital.Ex.: isenção tributária para a educação, tecnologia e importação de bens de capital.

  2. Na medida que adotarmos o modelo industrial dos países desenvolvidos, o setor atrasado iria absorver o melhor do setor avançado, havendo uma homogeneização entre os dois ESTRUTURALISTAS (Corrente reformista conservadora NL) CARACTERÍSTICAS ATUAIS DE NOSSO QUADRO SÓCIO ECONÔMICO Dualismo típico do 3o mundo Lado rico---Lado pobre Concordam que há dualismo • Concentração de renda • Desequilíbrios regionais • Diferenças de produtividade entre setores • -Etc. O desenvolvimento não é um processo linear, e isto seria atingido se fossem removidos obstáculos da situação dualista e subdesenvolvida. O dualismo não é uma herança incômoda, mas decorrente do processo de desenvolvimento desigual e conhecido da periferia. DEPENDENTISTA (Corrente progressista)

  3. 1a Teoria “Aumento dos Investimentos provoca Desenvolvimento”  estudados 138 países (1965-1995) isso só aconteceu em 4 {Israel, Libéria, Tunísia e Reunião (pequena colônia francesa)}.

  4. 2a Teoria “O Desenvolvimento viria com o aumento da escolaridade”  entre 1960 e 1990 o mundo assistiu uma explosão da educação. Ensino superior, por exemplo, passou de 1% para 7,5% da população mundial. Nesse período, no entanto, as taxas de crescimento de economia mundial declinaram. O Desenvolvimento melhora a Educação, mas a recíproca não é verdadeira (salvo o ensino fundamental com resultados pequenos). Sem crescimento, a melhoria da escolaridade produz engenheiros dirigindo táxis.

  5. 3a Teoria “Controle da Natalidade produz mais renda”  os estudos de Easterly estabeleceram apenas uma pequena correlação positiva entre esses dois fatores. Ex: A Argentina está no ralo, com taxas de fertilidade baixas; o mundo subdesenvolvido continua com fome apesar da produção de alimentos ter triplicado entre 1960 e 1998, e de seus preços terem caído a metade entre 1980 e 2000.

  6. 4a Teoria “Política de ajuste com crescimento no Balanço de Pagamento e na Dívida Externa”  após o ano de 1982, fizeram-se ajustes inclusive com o perdão dos miseráveis, porém: entre 1989 e 1997 perdoaram-se 33 bilhões de 41 países, mas hoje eles devem 44 bilhões.

  7. OBJETIVO DAS DUAS CORRENTES Economia com atividade industrial crescente eficiente, capaz de proporcionar a todos, no menor espaço de tempo um padrão de consumo semelhante aos países desenvolvidos.

  8. Claude Lévi-Strauss (Antropologo – “Tristes Tropicos”) “Longe de ficarem encerradas em si mesmas, todas as civilizações reconhecem, uma após a outra, a superioridade de uma delas,em termos sociais, que é a civilização ocidental. Não vemos todo o mundo tomar-lhe emprestado progressivamente as técnicas, seu genero de vida, suas distrações e até suas roupas? O que os países “INSUFICIENTEMENTES DESENVOLVIDOS” censuram um nos outros nas Assembléias Internacionais, não é que os estejam se ocidentalizando, mas de não lhes darem com bastante rapidez, os meios de se ocidentalizarem”.

  9. Para aumentar o nível de consumo da população sub-desenvolvida pelo modelo “industrializante”. Barreira: Considerando apenas a variável da viabilidade ecológica População existente P.D P.SD. 1,5 b. 4,2 b. Consumo per capta de (Índice que reflete a pressão aço e energia sobre o meio ambiente que cada indivíduo realiza) 18 P.D Proporção 1 P.SD 6 X 1

More Related