1 / 19

Pilhas

Pilhas. Depois. Antes. A pilha é uma fonte de tensão elétrica capaz de garantir uma corrente elétrica permanente num circuito. A História da Pilha.

hilde
Télécharger la présentation

Pilhas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Pilhas Depois Antes A pilha é uma fonte de tensão elétrica capaz de garantir uma corrente elétrica permanente num circuito.

  2. A História da Pilha A primeira pilha foi construída por Luigi Aloísio Galvani no século XVIII, suas pesquisas influenciaram Alessandro Volta, que após muitas pesquisas desenvolveu um dispositivo formado por prata e zinco ou prata e chumbo ou prata e estanho ou por cobre e estanho,”a pilha”.

  3. Esquema da Pilha de Volta

  4. Ponte salina A pilha de Daniell é constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de ZnSO4, de concentração 1mol/L, e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO4, de concentração 1mol/L. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa, como mostra o esquema.

  5. Sentido dos elétrons Os elétrons circulam do eletrodo de maior potencial de oxidação para o de menor potencial de oxidação. No caso da pilha de Daniell os elétrons vão do zinco para o cobre.

  6. Equação global da Pilha • Zn° → Zn 2+ + 2ē • Cu 2+ + 2ē → Cu° • Zn°(s) + Cu 2+(aq) → Cu°(s) + Zn 2+ (aq)

  7. Pólo positivo – o de menor potencial de oxidação – Cu. Pólos da pilha Pólo negativo – o de maior potencial de oxidação – Zn.

  8. Cátodo e Ânodo Cátodo – placa de menor potencial de oxidação Ag+. Onde ocorre redução. Ânodo – placa de maior potencial de oxidação NO3-. Onde ocorre oxidação.

  9. Potencial padrão Em eletroquímica, o potencial padrão de eletrodo, denotado como Eo, E0 ou EO é a medida do potencial individual de um eletrodo reversível (em equilíbrio) no estado padrão, no qual as espécies eletroativas estão a uma concentração de 1 mol/kg, e gases a uma pressão de 1 bar. Os valores são mais freqüentemente tabulados a 25 °C.

  10. Diferença entre pilhas comuns e recarregáveis A diferença está na composição, as pilhas comuns, são compostas de zinco metálico em meio ácido separado por um papel poroso; já as pilhas recarregáveis são na maioria das vezes compostas de uma liga de níquel cádmio. As pilhas comuns produzem uma reação não reversível, já as pilhas recarregáveis produzem uma reação reversível.

  11. Proteção de uma superfície metálica Para inibir a corrosão intergranular de superfícies metálicas. A presente invenção é dirigida ao uso de um produto de reação entre um alquinodiol e uma poliamina de polialquileno para inibir a corrosão intergranular de superfícies metálicas em sistemas de processamento industriais causada por névoa de água de pulverização ou por condensação.

  12. Metal de sacrifício Qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" e protegê-la. O zinco e o magnésio são metais comumente utilizados com esse objetivo.

  13. Problemas dentários causados por obturações O amálgama de prata utilizada pelo cirurgião-dentista, trata-se de uma liga quem contém prata, mercúrio e estanho, podendo haver também o zinco e o cobre. Ela visa selar (obturar) a cavidade causada pela doença cárie e pela manobra operatória do dentista ao remover tecido. Ao encostarmos outro metal ocorrerá uma reação entre esse matais ocorrendo uma sensação de “choque”.

  14. Uso de agentes redutores para limpar objetos de prata Com o passar dos anos um objeto de prata por exemplo, começa a oxidar, escurecendo sua superfície, com o uso de agentes redutores essas superfícies escuras vão amolecendo facilitando a limpeza do mesmo.

  15. Tipos de pilhas Pilhas secas são pilhas cujo os eletrodos, zinco e carvão, estão mergulhados em uma massa de cloreto de zinco e sal amoníaco. Pilhas úmidas são assim chamadas porque os eletrodos, cobre e zinco, são colocados dentro de uma solução ácida, básica ou salina.

  16. Seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente Todos nos sabemos que as pilhas são compostas por metais pesados, e que esses metais são altamente prejudiciais ao meio ambiente e a nossa saúde. Por conter esse metais, quando jogada no meio ambiente esses compostos são liberados, causando sérios danos a saúde pois são altamente tóxicos. Vítima de contaminação por pilhas

  17. Possível solução para esses problemas Pilhas e baterias inutilizáveis devem ser depositadas em local apropriado como esta lixeira, assim estaremos contribuindo com o meio ambiente, conseqüentemente, com nós mesmos.

  18. Bibliografia http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081106145134AAx9qUD http://pt.wikipedia.org/wiki/Zinco http://www.infoescola.com/quimica/pilha-de-daniell-pilha-eletroquimica/ http://www.ebah.com.br/relatorio-eletroquimica-pdf-a17647.html http://educar.sc.usp.br/quimapoio/pilh.html http://www.slideshare.net/Aikhaa/aula-show-eletroquimica-2007-14-11-presentation http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=pilhas&gbv=2&aq=f&oq=

  19. Alunos Marcilio N° 24 Cristian N°08 Thiago da Silva N° 31

More Related