1 / 13

Dermatites de Contato

Dermatites de Contato. Profª Vivian Zaboetzki Dutra. Dermatite Amoniacal. É uma afecção cutânea que acomete a região coberta por fraldas .

ianthe
Télécharger la présentation

Dermatites de Contato

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Dermatites de Contato Profª Vivian Zaboetzki Dutra

  2. Dermatite Amoniacal É uma afecção cutânea que acomete a região coberta por fraldas. A principal causa da afecção é o contato direto da pele com a urina, fezes e bactérias fecais, associadas à umidade e calor local. Fatores que predispõem ao aparecimento da dermatite amoniacal, entre eles: obesidade, higiene e vestuário inadequados, uso de talco, calça plástica, fralda descartável, sabonete perfumado e lavagem incorreta das fraldas. O tratamento da dermatite amoniacal envolve cuidados com a criança e com as fraldas e pele do bebê. Salienta-se a importância de orientar as mães a esses cuidados, objetivando prevenir seu reaparecimento.

  3. Candidíase Oral A candidíase ou moléstia produzida por um fungo do gênero cândida Albicans. Caracteriza-se pela presença de placas brancas não removíveis, semelhante a coágulo de leite na mucosa da boca, gengivas e língua. Quando localizadas nessa região é popularmente conhecida como sapinho, ou bichinho. A moléstia pode atingir brônquios, pulmões, trato gastrointestinal e outros órgãos. Constatou-se que a maioria das mães de crianças portadoras de candidíase acredita que o banho diário é prejudicial. “ “Segundo elas o banho faz recolher o sapinho”“. A atuação da enfermagem é importante na orientação à prevenção da candidíase oral, bem como quanto à adequada higiene oral da criança.

  4. Dermatite Seborréica É uma dermatose crônica recorrente, não contagiosa, que se caracteriza pela presença de crostas descamativas no couro cabeludo, fronte, sobrancelhas e sulco retroauricular, podendo estender-se o pescoço, axila, região umbilical e genital. O cuidado de enfermagem mais eficiente consiste em aplicar solução oleosa no couro cabeludo, objetivando a remoção das crostas. Este procedimento deve ser realizado antes do banho uma vez ao dia, conforme prescrição da enfermeira.

  5. Escabiose A escabiose popularmente conhecida como sarna, trata-se de uma afecção cutânea contagiosa pelo SacoptesScabiel. Caracteriza-se por lesões multiformes acompanhadas de prurido intenso.

  6. Tungíase A infestação pela tunga penetrans, ou bicho de pé é frequente em nosso meio. A alguns anos o tratamento consistia na remoção cirúrgica da mesma. Para evitar esse método mais agressivo foi desenvolvido uma técnica baseado em conhecimentos empíricos transmitidos pela própria comunidade. A técnica da remoção da Tunga penetrans com vickvaporub. Para prevenir a infestação os pais devem orientar os filhos para o uso de calçados e o tratamento da terra com desinfetantes apropriados, bem como dos cães contaminados quando é o caso. A remoção consiste na aplicação do VickVaporub sobre a região de penetração da tunga, realizando curativo oclusivo, até que se obtenha a morte e secagem do parasita. Assim a remoção torna-se fácil e atraumática.

  7. Pio Dermatite por Estafilococos Denomina-se pio dermite as afecções cutâneas que se caracterizam por pústulas generalizadas. Em ambiente hospitalar essa afecção é causada principalmente por Staphylococcusaureus. Constata-se que esse tipo de pio dermite é frequente e atinge grande número de crianças recém-nascidas. O método de tratamento tradicional destas lesões consiste em perfurar as pústulas e banhar a pele com solução de MnO4− (permanganato de potássio).

More Related