1 / 101

Oficina de Trabalho Capacitação de Supervisores em Habilidades de Gestão/Supervisão

Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas. Oficina de Trabalho Capacitação de Supervisores em Habilidades de Gestão/Supervisão. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas. Objetivos da Oficina

imaran
Télécharger la présentation

Oficina de Trabalho Capacitação de Supervisores em Habilidades de Gestão/Supervisão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Oficina de Trabalho Capacitação de Supervisores em Habilidades de Gestão/Supervisão

  2. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Objetivos da Oficina Conscientizarossupervisoressobre o processo de mudançaquerepresenta o GestaRHcomoinstrumento de intervençãonabusca de resultados e de melhoriacontínuanagestão e desenvolvimento de recursoshumanos do UNIFEMM.

  3. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Objetivos da Oficina Apresentar e discutir as habilidadesnecessáriasparaquesupervisorespossamexercer, adequadamente, o papel de avaliadores. Comunicação RelacionamentoInterpessoal Negociação e Gestão de Conflitos Retro alimentação (Feedback)

  4. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas http://www.youtube.com/watch?v=S1m6Xp6F2I8ws

  5. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Processode Mudança (PM) Estáintimamenterelacionado com a percepçãoquecadaindivíduo tem sobre a realidade.

  6. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Percepção É a maneira como cada um de nós interpreta determinada situação e a partir disso se relaciona com o grupo e com o mundo.

  7. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas EXPERIÊNCIAS VIVIDAS ASSIMILAÇÃO PROJEÇÃO SITUAÇÃO INTERIOR EXPECTATIVA INFLUÊNCIA DO GRUPO CARISMA / PRECONCEITO Fatores que Influenciam na Percepção

  8. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Exemplos

  9. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas O círculo central do ladoesquerdoé maior do que o círculo do ladodireito? Não, elessãoiguais !!!

  10. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Quantas cores vocêvê? Hásomentes 3 cores: branco, verde e rosa. Parecehaverdois tons diferentes de rosa, mas háapenas um

  11. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Você vê três rostos?

  12. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas O que é mudar? Tornar diferente do que era (Minidicionário de Aurélio Buarque de Holanda)

  13. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Como ocorre o processo de mudança?

  14. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas O PM é uma abordagem de aprendizagem coletiva que contempla o axioma: “a organização só se desenvolve se as pessoas se desenvolverem e vice-versa”. A medida que as pessoas, individualmente, se desenvolvem, todo o resto evolui, porque estamos tratando com entidades vivas que interagem, ou seja: as pessoas, os grupos e a instituição como organismo maior.

  15. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas As mudanças impactam vários aspectos de uma instituição, tais como cultura e métodos de trabalho, tecnologias e formas como as pessoas interagem entre si e nos processos sobre os quais passarão a atuar. Embora a instituição mude (processos diferentes), as pessoas tem que mudar também, até porque são elas que na prática operacionalizam as mudanças. Para tal, é simplesmente fundamental que elas queiram realizar a mudança.

  16. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas O desafio mais importante e crítico em um PM é conseguir o comprometimento das pessoaspara com os resultados a serem atingidos e que consigam se sentir parte do processo. Isto envolve diretamente aspectos de motivação das pessoas, que por sua vez costumam ser influenciados pelos valores da instituição.

  17. Comportamento Grupal Comportamento Individual Atitude (Forma de Pensar) Conhecimento PROCESSO DE MUDANÇA Impositivo M o t i v a ç ã o Grau de dificuldade Participativo Tempo

  18. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas HabilidadesNecessáriasparaGestão e Supervisão

  19. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Comunicação RelacionamentoInterpessoal Negociação Retro alimentação (Feedback)

  20. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Comunicação Procurar entender e se fazer entendido, emitindo, transmitindo e recebendo mensagens, dados e informações.

  21. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Relacionamento Interpessoal Agir de forma cooperativa e interagir com a equipe de trabalho de maneira adequada e produtiva.

  22. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Negociação Criar situações que propiciem o entendimento, com a finalidade de estabelecer planos de trabalho e metas em função do que é prioritário.

  23. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Retro alimentação (feedback) Dar e receber informações criando um ambiente favorável ao trabalho e ao alcance de metas e resultados.

  24. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Comunicação

  25. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Comunicação É a transmissão de estímulos e respostas provocadas, através de um sistema completo ou parcialmente compartilhado. É todo o processo de transmissão e de troca de mensagens entre seres humanos. Ferramentas Verbal (palavras) Não verbal (gestos, posturas, etc.)

  26. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Comunicação Verbal As dificuldades de comunicação ocorrem quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido. O significado das palavras não está nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertório de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras)

  27. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Comunicação Não Verbal As pessoas não se comunicam apenas por palavras. São os elementos não verbais da comunicação. Expressão Facial Movimento dos Olhos Movimentos da Cabeça Postura e Movimentos do Corpo Entonação (qualidade e velocidade e ritmo da voz) Aparência da Pessoa

  28. MENSAGEM FEEDBACK Problemas no Processo de Comunicação EMISSOR RECEPTOR  Falta Clareza  Excesso de Informação  Uso de Termos Técnicos  Rapidez • Falta Atenção • Não Ouvir • Entendimento Problemas Técnicos, Ruídos Externos, Falar Alto ou Baixo

  29. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Certifique-se se a informação é correta Fornecimento de Informações Decidaquemdevereceber a informação Escolha o melhormétodo de comunicação . Determine quemdevepassar a informação Verifique se a informaçãofoirecebida e compreendida Acompanheparaverificarqueatitudesforamtomadas

  30. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Como Comunicar-se Habilidade de Ouvir Disposição para ouvir a mensagem inteira e compreender o conteúdo, colocando-se no lugar do outro (Empatia) Verificar a mensagem recebida Retro alimentar (dar feedback)

  31. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Como Comunicar-se Habilidade de Falar Usar LINGUAGEM apropriada Fornecer informações CLARAS e PRECISAS Evitar interferências e interrupções Evitar dispersão Usar CANAIS MÚLTIPLOS para atingir o ouvinte

  32. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Para que se Comunicar? Dar e receber informações Esclarecer responsabilidades Implantar procedimentos e normas Clarear e explicitar objetivos Auxiliar na tomada de decisões

  33. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Para que se Comunicar? Interagir com as Pessoas Formar redes de informação (áreas e parcerias) Compartilhar responsabilidade, propósito e ação

  34. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Para que se Comunicar? Motivar as pessoas Obter cooperação (na equipe) Estabelecer compromissos com os objetivos da organização

  35. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Motivação e Liderança

  36. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Todos nós somos um templo, onde abrigamos nossos sentimentos, desejos, emoções, vivências, realidades, experiências, contatos, realizações, ansiedades, frustrações, alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, acolhidas e recusas, enfim, nós mesmos. Viver é uma experiência. Estar motivado é um desafio!

  37. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Importância da Motivação Ninguém motiva ninguém. Motivação é um processo interno que necessita de metas e de objetivos a serem alcançados. Amotivação é um dos aspectosmaisdiscutidos e menoscompreendidos no trabalho.

  38. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas O que fazer ? Compreender o que é “motivação” Buscar ou criar ambientes motivadores ou situações motivadoras Criar desafios, estimular habilidades e atitudes desejáveis. Exercerumaliderançaefetiva

  39. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Apresentação do Vídeo (18 minutos) “Clássicos da Motivação”

  40. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas O Vídeo “Classicos da Motivação” apresenta cincoteoriasclássicas de motivação: As teorias X, Y e Z - Douglas McGregor A Hierarquia das Necessidades- A. Maslow Os Fatores de Hiegene e Motivação– F. Herzberg OsPerfis de Motivação– David McClelland O Reforço do Comportamento– B.F. Skinners

  41. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas OsModelosapresentados no vídeoemClássicos da Motivaçãodestacamque: As pessoas são motivadas por um conjunto complexo de fatores inter-relacionados, tais como: Dinheiro Necessidade de segurança Auto-estima Realização de um trabalho significativo etc.

  42. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Os fatores que motivam uma pessoa podem não motivar outra. Motivação é a força que provoca uma ação que busca o atendimento do desejo das pessoas para atingir algum objetivo independente de sua natureza. Portanto motivação é um comportamento voltado para metas.

  43. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Exercício Cadaparticipantedeveráelaborarumalista das recompensas e penalidadesutilizadasnainstituição. Tempo: 5 minutos Os participantesdeverãoformargrupos pessoas e discutir o conteúdo da listaelaboradapor cada um. Tempo: 15 minutos

  44. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Com base nasdiscussõescadagrupodeveráregistrar numafolha de flipchartosresultados e apresenta-los emplenária. Tempo: 5 minutos 4. Com base nosresultadosapresentadosseráfeitaumadiscussãoemplenária de comorecompensas e penalidades se relacionam com as necessidadesdescritasnasteoriasclassicas de motivação. Tempo: 5 minutosparacadagrupo

  45. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Liderança no trabalho

  46. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas SER LÍDER É ... Função de administração que envolve os esforços para estimular o alto desempenho por parte dos seus Colaboradores. Ser líder significa ser alguém que influencia os outros a atingirem as metas

  47. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Ser Supervisor é Ser Um Líder Envolve os esforços para estimular o desempenho. Influenciar os outros a atingir as metas e resultados esperados.

  48. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Executar Desempenho Avaliar Objetivos Planejar Ciclo da Liderança Desvios Melhorar Sempre Dar Retorno Coletar Informações Estudar

  49. Programa de Gestão do Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Antigo e Novo Paradigma de Liderança

More Related