1 / 27

Algumas verdades sobre Jesus e o propósito eterno de Deu s

Algumas verdades sobre Jesus e o propósito eterno de Deu s. Efésios 1:17-19; Filipenses 1:9-10; Colossenses 1:9.

Télécharger la présentation

Algumas verdades sobre Jesus e o propósito eterno de Deu s

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Algumas verdades sobre Jesus e o propósito eterno de Deus

  2. Efésios 1:17-19; Filipenses 1:9-10; Colossenses 1:9 Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do plenoconhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimentoespiritual

  3. 1. Jesus e o universo

  4. Jesus – nele tudo subsiste Colossenses 1:15-17 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Jesus participou da criação de todas as coisas, sendo o mantenedor de todo o universo (por isso que Gênesis diz “façamos”)

  5. A vaidade (frustração de propósito) do Universo Romanos 8:20-22 – O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. Pois o Universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. (NTLH) A rebelião de Satanás e o pecado do homem contaminaram a criação. Essa frustração, inutilidade, etc. é efeito do desvio do propósito original de Deus.

  6. A restauração da criação Romanos 8:21 Porém existe esta esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto. (NTLH) Isso ocorrerá na segunda vinda de Jesus, quando o efeito da rebelião do Diabo e do pecado do homem serão aniquilados (novos céus e nova terra)

  7. Porque Jesus pode restaurar o Universo caído Colossenses 1:15,16 e 20 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele ... e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. Como todas as coisas foram criadas em Cristo, Deus pode lidar com todas as coisas quando lida com Cristo. Por isso é que todas as coisas no céu e na terra são reconciliadas com Deus por meio de Cristo: os efeitos da rebelião e do pecado sobre a natureza tornam-se nulos.

  8. O coração de Jesus I Coríntios 15:28 Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos. A Glória que Jesus irá receberá será direcionada por ele ao Pai

  9. 2. Jesus e o homem

  10. A herança do pecado Romanos 7: 18 e 23 – Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo... mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Como descendentes de Adão, também estamos sujeitos ao viver em um corpo (carne) que, por estar contaminado pelo pecado, não quer saber de obedecer a Deus.

  11. Romanos 3:21-26 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

  12. Justificação e Redenção Col1:13 e 22 - Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação Na justificação recebemos o perdão dos pecados. Redenção(significa adquirir de novo) é a libertação do poder do pecado sobre nós.

  13. Efésios 2:4-7 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Um “resumão” do propósito de Deus de nos dar vida em Jesus, e um sinal do que tomaremos parte no futuro

  14. Cantar a palavra Justificado eu fui Santificado eu sou Glorificado serei Através de CristoFui livre da culpa do pecado Sou livre do poder do pecado E da presença do pecado livre serei De glória em glória de fé em fé Graça sobre graça Salvo pela graça Mediante a fé em Cristo eu sou salvo Não vem de mim é dom de Deus Esse é um cântico que sempre temos que repetir, quem sabe fazer uma “catequese musical”

  15. Colossenses 2: 15 e Apocalipse 1:18 ... tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz. Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades. Após sua morte, Jesus vai ao Hadese mostra ao Diabo que o propósito eterno de Deus é retomado, toma dele as chaves da morte e do inferno e envergonha-o junto com os demônios, despojando-os de forma pública a todos os seres espirituais

  16. Outra para a catequese musical Jesus riscou a cédula que era contra nós Cravou-a na cruz, nos libertou, prevaleceu, Aleluia Jesus venceu a morte com grande glória triunfou E tem as chaves da morte e do inferno Despojando os principados, despojando as potestades Os expôs publicamente e deles triunfou Em si mesmo triunfou

  17. Colossenses 1:26 e 27 ...O mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória. A obra de Cristo (no Universo e em nós) é o mistério que esteve oculto até a Igreja se estender ao gentios (nem Moisés, nem Davi, nem os profetas tiveram essa revelação de Deus)

  18. Conhecer a Cristo é o mais importante Col 2:2 Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Paulo se esforçava para que os discípulos conhecessem a Cristo O conhecer na bíblia (Gn4:1, 17, 25. Mat1:25) muitas vezes refere-se ao ato sexual entre o homem e sua esposa. Esse nível de conhecimento que Deus quer que tenhamos, de intimidade

  19. 3. A nossa vida hoje

  20. Não uma vida melhorada, mas uma nova vida Colossenses 2:8-12 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

  21. A unidade do corpo de Cristo Colossenses 3:11 Como resultado disso, já não existem mais judeus e não-judeus, circuncidados e não-circuncidados, não-civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos (NTLH) Em Cristo as identidades individuais são anuladas, pois a única identidade que temos é a Sua vida em nós, por isso podemos viver em unidade.

  22. Essa vida nos renova e transforma Col 3:9 ... visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. 2 Cor 3:18 ... Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor (NTLH) Essa renovação diária é fruto do conhecimento de Cristo e da operação da cruz em nós que permite que a sua vida se torne mais eficaz em nossa vida

  23. A cruz trata a nossa carne, o nosso ego para que Cristo se manifeste em nós Ele já crucificou o nosso velho homem e nos ressuscitou com Cristo (por isso há em nós o desejo de servir a Deus). Contudo, a nossa carne precisa experimentar a cruz todos os dias, pois como Paulo disse, “que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne.” A carne não será melhorada, temos que permitir a operação da cruz em nós a cada dia para que a vida de Cristo se manifeste

  24. Primeiro em nós Tiago 1:18 Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas. Na operação da cruz, Deus faz com que Cristo tenha a preeminência em nós, que somos suas primícias

  25. Dois enganos: a nossa própria vitória e o questionamento da operação da cruz É errado recorrer ao poder de Cristo para viver uma vida vitoriosa, o que preciso é que o próprio Cristo viva em mim e vença através de mim. Para isso é preciso que a cruz opere a morte no meu eu Se Jesus sofreu para que o plano de Deus se concretizasse, que direito temos de questionar a operação da cruz em nós? Esse questionamento é prova de que ainda conhecemos pouco ao Senhor e de que seu reinado em nós ainda é limitado

  26. Áreas onde a cruz atua em nós • Aprender a orar de acordo com os interesses de Deus, não de acordo com os nossos interesses • Maturidade - a pensar no interesse dos irmãos e não nos meus interesses • Receber revelação de Deus • Perdas materiais • Angústia emocional • Sofrimento físico • Perda das virtudes naturais

  27. Nossa necessidade Que o Senhor nos ilumine para: • Entendermos a grandiosidade do seu plano – Cristo o centro de todas as coisas • Não termos nenhuma esperança em nós, na nossa força ou esforço • Deixarmos que Ele domine sobre todas as áreas da nossa vida pois só assim • Permitiremos que sua cruz opere em nós

More Related