Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Helder Molina PowerPoint Presentation
Download Presentation
Helder Molina

Helder Molina

165 Views Download Presentation
Download Presentation

Helder Molina

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Revolução Russa URSS Helder Molina

  2. Revolução RussaContexto > Dirigentes > Processo • O stalinismo na URSS • Quem foi Stalin • Quem foi Lenin • Quem foi Leon Trótski • - O trotskismo

  3. O stalinismo na URSS - Com a morte de Lênin, em Janeiro de 1924 (dois anos depois), Josef Stálin afasta todos os seus rivais na luta sucessória, em particular Trótski, e assume o controle do Partido Comunista e do governo soviético. A sua política de coletivização forçada das terras, a partir de 1929, provoca a morte de pelo menos 10 milhões de camponeses por fome ou execução. Stálin combate também as tendências autonomistas dos povos não russos. Com os Processos de Moscou, iniciados em 1936, em que julgamentos sumários podiam resultar em penas que iam da deportação ao fuzilamento, Stálin leva à morte a grande maioria dos antigos dirigentes bolcheviques.

  4. O estalinismo na URSS - Promoveu a coletivização forçada de terras, assassinatos em massa, deportações e perseguições a outros líderes bolcheviques, como Leon Trótski - que foi assassinado em 1940, no México. Entretanto consolidou o regime, construíu enormes edifícios e conseguiu deter o avanço dos exércitos nazistas em 1943, fato que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial.

  5. Lênin > Líder do processo revolucionário russo, e dirigente do Estado soviético (1870-1924). Vladimir Ilitch Ulianov nasce em Simbirsk, atual Ulianovsk. Em 1891 forma-se em direito na Universidade de Kazan. Muda-se para São Petersburgo aos 23 anos, onde se dedica à propaganda comunista nos bairros operários. > É preso e deportado para a Sibéria, ficando lá até 1900. No ano seguinte parte para a Suíça e lança o jornal Iskra (A Centelha) sob o pseudónimo Lênin. Ainda no exílio ajuda a fundar o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) e participa da criação do jornal clandestino Pravda (A Verdade).

  6. Co Lênin • Em 1916 escreve O Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo. Retorna a seu país logo após a deposição do czar Nicolau II, chefia o golpe bolchevique de Outubro de 1917 e funda a URSS. • Critica as deformações de comportamento na militância no livro “O Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo (1920)”. Em 1923 sofre um derrame que o deixa paralítico. Morre no ano seguinte, em Gorki, actual Ninji Novgorod.

  7. Da guerra civil à revolução e contra revolução - Em 1922 Lênin (Vladimir Ilitch Ulianov) distribuiu terras a camponeses e transferiu a representantes dos operários o controlo das indústrias. O domínio total sobre o país, no entanto, só é alcançado após quatro anos de guerra civil, durante a qual o Exército Vermelho (bolchevique), criado pelo líder Leon Trótski, enfrenta várias forças de oposição - mencheviques, czaristas, Forças Armadas de potências estrangeiras e grupos nacionalistas de etnias não-russas.

  8. A URSS e a ampliação da revolução - Em 1922 é criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), reunindo os territórios que antes pertenciam ao Império Russo sob o regime comunista.

  9. Leon Trótski • Revolucionário e teórico político russo (1879-1940). O seu nome verdadeiro é Lev Davídovitch Bronstein. Nasce em Ianovka, na Ucrânia, numa família de agricultores judeus, e combate o regime czarista desde os 17 anos. Preso e deportado para a Sibéria, consegue fugir e exila-se na Áustria. • Vai depois para Londres, onde conhece Lênin. Em 1905 retorna para participar na revolta contra a Monarquia. Preside o Soviete de Petrogrado até a derrota da Revolução de 1905. Novamente deportado para a Sibéria em 1907, foge e fica no exílio até Março de 1917. Com a vitória bolchevique na Revolução Russa, torna-se comissário das Relações Exteriores e assina um acordo de paz com a Alemanha.

  10. Leon Trótski • Em 1918, organiza o Exército Vermelho na guerra civil com os contra-revolucionários. Com a morte de Lênin, em 1924, disputa o poder com Josef Stálin e é derrotado. Expulso do Partido Comunista em 1927, é deportado para a Turquia em 1929. • Passa por vários países até chegar ao México, em 1937, onde três anos depois é assassinado por um golpe de machado, desferido pelo agente secreto estalinista Ramón Mercader, a mando de Stalin.

  11. Stálin • Josef Stalin (1879-1953) Dirigente do PCUS, da III INTERNACIONAL, e da URSS. • Permaneceu MAIS DE 30 ANOS no poder do Partido e do Estado Soviético. • Enquanto estudava teologia converteu-se ao marxismo russo, e foi expulso do seminário em 1899. • Nesse mesmo ano filiou-se no Partido Operário Social-democrata Russo, e em 1903 foi exilado para a Sibéria. Sob o regime czarista sofreu outras sete detenções e deportações.

  12. Stálin • O seu apoio à facção bolchevista do partido foi mais pragmático que teórico. • Lenin nomeou- o, em 1912, membro do Comité Central. Após a revolução de Março de 1917, controlou as decisões do partido e foi nomeado Comissário do Povo (ministro) para as Nacionalidades, e em 1922 tornou-se secretário geral. • - Após a morte de Lenin, venceu todos os seus rivais políticos (Trotski, Zinoviev, Kamenev e Bukharin) graças a uma hábil manipulação e utilização dos órgãos do partido e do Estado, e em 1929 já tinha consolidado a sua posição como sucessor de Lenin e reforçado o seu poder como líder único da União Soviética.

  13. Stálin - Em meados da década de 1930 iniciou uma grande campanha de terror político. Os expurgos, as prisões e as deportações para os campos de trabalho atingiram uma grande parte da população da URSS. Apesar do pacto germano-soviético de 1939, as tropas alemãs invadiram a União Soviética em Junho de 1941, durante a II Guerra Mundial. O exército soviético encontrava-se muito debilitado pelos expurgos políticos da década de 1930. Estaline comandou pessoalmente a guerra contra a Alemanha nazista e, após a vitória soviética na batalha de Stalinegrado, afirmou-se como um dos líderes mundiais.