AS SETE PALAVRAS DA CRUZ - PowerPoint PPT Presentation

slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
AS SETE PALAVRAS DA CRUZ PowerPoint Presentation
Download Presentation
AS SETE PALAVRAS DA CRUZ

play fullscreen
1 / 27
AS SETE PALAVRAS DA CRUZ
155 Views
Download Presentation
kaoru
Download Presentation

AS SETE PALAVRAS DA CRUZ

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. AS SETE PALAVRAS DA CRUZ

  2. SUSPENSO NA CRUZ, IMPREGNADO DE DOR E AFETO, JESUS ENTREGOU-NOS SUA MENSAGEM DERRADEIRA, POR MEIO DE ALGUMA FRASES CUJO TEOR ESPIRITUAL E HUMANO SE SOBREPÕE. CONHECIDAS COMO AS SETE PALAVRAS DA CRUZ, ESSAS FRASES SÃO RELEMBRADAS PRINCIPALMENTE QUANDO COMEMORAMOS, ANUALMENTE, A CHAMADA “SEMANA SANTA”. RESUMIDAMENTE PASSAMOS A ANALISÁ-LAS:

  3. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” LUCAS 23:33 E 34

  4. A PRIMEIRA PALAVRA DA CRUZ, COMOVEDORA ORAÇÃO DE JESUS EM FAVOR DE QUEM NÃO SABIA O QUE ESTAVA FAZENDO – HOMENS QUE APENAS CUMPRIAM SEU DEVER, REALIZANDO UM TRABALHO DE ROTINA -, ERA TAMBÉM UMA ORAÇÃO EM NOSSO FAVOR, POIS TODOS NÓS TEMOS RESPONSABILIDADE DE CULPA NA SUA MORTE, EMBORA NÃO ESTIVÉSSEMOS LÁ. INDIRETAMENTE, PARTICIPAMOS DA SUA CRUCIFICAÇÃO, POIS NAQUELAS CIRCUNSTÂNCIAS NÓS OUTROS TERÍAMOS FEITO O MESMO.

  5. PROVA DISSO É A FACILIDADE COM QUE INÚMERAS E REPETIDAS VEZES NOS DESCULPAMOS, APRESENTANDO “N” JUSTIFICATIVAS PELOS ATOS MENOS DIGNOS (EU NÃO SABIA...; FOI DESCUIDO...; ME ENGANARAM...). ANTECIPADAMENTE, JESUS NOS PERDOOU. QUE SERIA DE NÓS SEM ESSA PALAVRA MEIGA E ESPERANÇOSA?

  6. “HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.” LUCAS 23: 39 A 43

  7. A SEGUNDA PALAVRA DA CRUZ, UMA PROMESSA DE SEGURANÇA PESSOAL, EXPÔS O ÍNTIMO DE DOIS HOMENS. O PRIMEIRO ACUSA, BLASFEMA, SE EXIME: “SE ÉS FILHO DE DEUS...” . HOJE MUITOS ESTÃO DIZENDO: “SE TU ÉS DEUS, DE FATO, ENTÃO CURA MEU CÂNCER, ME ARRANJA UM EMPREGO, PROVIDENCIA UM CASAMENTO PARA MIM, POSSIBILITA UMA NOVA MORADIA, UM NOVO CARRO, UMA VIAGEM DE FÉRIAS PARA MEU CONFORTO, OU QUALQUER OUTRA COISA DESSA NATUREZA, MAS DÁ UM JEITO, ENFIM, NA MINHA VIDA”

  8. O SEGUNDO CONFESSA, SUPLICA, ADORA: “LEMBRA-TE DE MIM...”. NÃO ESPECULEMOS ACERCA DO HOJE, DO TEMPO E DO LUGAR RELACIONADOS À DECLARAÇÃO DE JESUS. APENAS CONSIDEREMOS O SEGUINTE, PROMETIDO AO LADRÃO PENITENTE: “VOCÊ É FELIZ PORQUE CREU EM MIM; VOCÊ É BEM-AVENTURADO, ESTÁ REDIMIDO, DELICIOSAMENTE REDIMIDO. FELIZ PARA SEMPRE E ETERNAMENTE!”

  9. “...EIS AÍ TEU FILHO, EIS AÍ TUA MÃE.” JOÃO 19: 25 a 27

  10. A TERCEIRA PALAVRA DA CRUZ, CRIANDO NOVOS LAÇOS FAMILIARES, NOVAS FRONTEIRAS DE RESPONSABILIDADE, ENSINA-NOS O MINISTÉRIO DA CONSOLAÇÃO: BALSAMIZAR OS CORAÇÕES QUEBRANTADOS E CURAR AS FERIDAS DA ALMA. JOÃO SERIA, DORAVANTE, PARA MARIA, E VICE-VERSA. IMPOSSIBILITADOS E INCAPACITADOS DE ACUDIR JESUS, AO CONTEMPLAR SEU HORRENDO MARTÍRIO, AGORA PERMANECIAM UNIDOS NÃO SOMENTE NA DOR COMUM, MAS, AINDA NA ESPERANÇA REFLETIDA NO OLHAR CÂNDIDO E NAS PALAVRAS TERNAS DO FILHO DE DEUS:

  11. “...EIS AÍ TEU FILHO, EIS AÍ TUA MÃE”. JÁ PENSARAM NESSE QUADRO SE REPETINDO PELOS TEMPOS? SIM, AS MÃES DOS ENCARCERADOS, BANIDOS, TORTURADOS, MORTOS, ASSASSINADOS, DESAPARECIDOS! QUANTA DOR, LÁGRIMA E SOFRIMENTO! POIS É AÍ EXATAMENTE QUE O EVANGELHO NOS SOCORRE, GERANDO, NO ÂMBITO DA COMUNHÃO SOLIDÁRIA, DA FÉ E DO AMOR, QUE REDIME A ESPERANÇA DE CURA. TUDO POR CONTA DE UMA INTIMIDADE NO SOFRIMENTO COMUM, ORIUNDA DA EXPERIÊNCIA DA CRUZ.

  12. “PORQUE ME DESAMPARASTE?” MATEUS 27: 45 A 48

  13. A QUARTA PALAVRA DA CRUZ, EMBORA NÃO A CONSSIGAMOS EXPLICAR E TAMPOUCO PENETRAR NOS SEU SENTIDO MAIS PROFUNDO, NOS OFERECE A POSSIBILIDADE DE UMA AVALIAÇÃO MELHOR DO SUPLÍCIO A QUE SUBMETERAM JESUS. IMERSO EM TOTAL SOLIDÃO E ABANDONO, NUMA CONDIÇÃO DE ORFANDADE, ELE ENTOA O RÉQUIEM DE UM LUTADOR. FERIDO NA CARNE, FERIDO NA ALMA, FERIDO NO ESPÍRITO POR NOSSA CAUSA, CONFORME ASSEVERA O APÓSTOLO PAULO EM II CORÍNTIOS 5:21.

  14. NO MOMENTO EM QUE SEU PRÓPRIO CORAÇÃO É CRUCIFICADO, JESUS PROTESTA DE MANEIRA INCONFORMADA CONTRA O PODER DAS TREVAS. EM TERMOS PRÁTICOS, DIANTE DESSE GRITO DAS ENTRANHAS QUE VEMOS E OUVIMOS EM JESUS, ESPRESSÃO MAIOR DO AGRAVO DE SUA ALMA, PODEMOS E DEVEMOS NOS EXORTAR QUANTO AO PERIGO TÃO COMUM EM NOSSOS DIAS, QUAL SEJA, O DE JULGAR AQUELES QUE SE ENCONTRAM NA CONDIÇÃO DE LAMENTO, EM MEIO A CRISES AFLITIVAS, E CUJA, DIGNIDADE NÓS, AS VEZES, ROUBAMOS COM EMISSÃO DE JUÍZOS TEMERÁRIOS.

  15. POR FIM, CABE-NOS REVERENCIAR O MISTÉRIO ENVOLTO NESSA AGÔNICA E ESPERANÇOSA PRECE DE JESUS!

  16. “TENHO SEDE!” JOÃO 19: 28 E 29

  17. A QUINTA PALAVRA DA CRUZ, ANUNCIANDO A HORA DO PERIGO, HORA DE SEDE INTENSA, GRANDE AMEAÇA AO SER HUMANO, TEM CONTEÚDO DE EXTRAORDINÁRIA INTIMIDADE CONOSCO. EIS O CUMPRIMENTO DA PROFECIA APRESENTADA NO SALMO 69:20, 21. TINHA SEDE CRUCIANTE, GRAVE E DESESPERADORA, EVIDÊNCIA DE SUA PLENA HUMANIDADE, NOSSO MEIGO E VARONIL SALVADOR.

  18. MESMO NÃO LHE FALTANDO VIRTUDE SOBRENATURAL CAPAZ DE FAZER ARREBENTAR E BORBULHAR DA TERRA TORRENTES DE ÁGUA DOCE, JESUS RESISTE. E DERROTA, MAIS UMA VEZ, O INIMIGO QUE JÁ O DESAFIARA NO PASSADO, PROPONDO-LHE, NO USO DOS SEUS ATRIBUTOS DIVINOS, A TRANSFORMAÇÃO DE PEDRAS EM PÃES.

  19. MAS JESUS SABE, POR DETERMINAÇÃO CELESTIAL E SUA PRÓPRIA, QUE DE PENETRAR AQUELE MISTÉRIO ATÉ O FIM, “BEBER A TAÇA ATÉ A ÚLTIMA GOTA E, APÓS, CHEGAR À PRESENÇA DO PAI COM UM ÂNIMO QUE NUNCA HOUVESSE FRAQUEJADO”. A CRUZ, COM ESSE GEMIDO DE JESUS, LEMBRA-NOS SUA IDENTIFICAÇÃO COM NOSSA DOR E SOFRIMENTO. POR CONSEGUINTE, ELA É UMA GRANDE BANDEIRA DE MOTIVAÇÃO E DE CORAGEM.

  20. “ESTÁ CONSUMADO!” JOÃO 19:30

  21. A SEXTA PALAVRA DA CRUZ, GARANTIDO-NOS REAL E GRANDE CONSOLO, AFIRMA QUE NADA RESTA PARA SER FEITO A NOSSO FAVOR. EXATAMENTE. TODO O PLANO DE REDENÇÃO, VATICINADO NAS ESCRITURAS DO ANTIGO TESTAMENTO, SE CUMPRIA LITERALMENTE EM JESUS. O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO ACABARA DE SER IMOLADO. CONCLUÍDA A TAREFA QUE O PAI LHE CONFIARA, O FILHO DE DEUS PODERIA, EXULTANTE DE TRIUNFO E RECOMPENSA, DIZER:

  22. “A OBRA QUE ME DESTE A EXECUTAR QUE EU POSSA, COM ALEGRIA, TERMINAR; EM TODO O MEU LABOR, TE QUERO VER, SATISFAZENDO ASSIM O TEU QUERER”. SIM, JESUS VENCERA! E O ELEMENTO VERO DESSE TRIUNFO, UMA VEZ QUE ELE PERECEU NAS MÃOS DOS PECADORES, SE ENCONTRA NA FORMA COMO MORREU, SUPORTANDO CHEIO DE AMOR E COMPAIXÃO A OFENSA, A TORTURA E A HUMILHAÇÃO, CONFORME NOS DIZ HEBREUS 12:3. E MAIS AINDA: SUA VITÓRIA SE REFLETE EM NÓS, AUXILIANDO-NOS EM NOSSAS LUTAS E PROVAÇÕES DIÁRIAS.

  23. “NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO!” LUCAS 23: 44 ª 46

  24. A PALAVRA FINAL DA CRUZ, CONTENDO O SIGNIFICADO DE TODA A VIDA DE JESUS – ENTREGA E DOAÇÃO – REPRESENTA A ÚLTIMA DÁDIVA DE SI MESMO A DEUS. NÓS MORREMOS PORQUE SOMOS OBRIGADOS. EMBORA INEBRIADOS PELA VIDA NO QUE ELA TEM DE BELO E FASCINANTE, E APAIXONADOS PELA MORTE NO QUE ELA TEM DE LIVRAMENTO E REDENÇÃO , É SEMPRE ASSIM. JESUS, PORÉM, MORREU POR UM ATO VOLUNTÁRIO, CONFORME JOÃO 10:17,18. UM VIGOROSO PENSADOR DIZ-NOS:

  25. “NA ENTREGA DO ESPÍRITO AO PAI, VÊ-SE A OFERTA FINAL, A ÚLTIMA RENDIÇÃO, O ÚLTIMO ATO DE VIDA, O RESUMO DE TODA SUA VIDA”. E ACRESCENTA: “AS MÃOS! É COM ELAS QUE SEGURAMOS AS COISAS. SIGNIFICAM, PORTANTO, PODER PARA CONSERVAÇÃO. AS MÃOS DE DEUS SIGNIFICAM SUA HABILIDADE PARA PRESERVAR-NOS”. DAÍ JESUS TER AFIRMADO EM JOÃO 10:27,29 ACERCA DOS SEUS ELEITOS QUE ELES ESTÃO SEGUROS ETERNAMENTE.

  26. E AGORA, ENTREGANDO AO PAI A SUA VIDA, POR UM ATO DE LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, JESUS INAUGUROU UM NOVO CONCEITO SOBRE A VIDA, ISTO É, DE QUE ELA, SENDO UM EMPRÉSTIMO, DEVE SER DEVOLVIDA. DESSA FORMA, ELE AFIRMOU COM TODA SABEDORIA E SANTIDADE: “PAI, EU TE DEVOLVO A VIDA QUE TE DEVO”. AMÉM!!!