1 / 41

CITAÇÃO – NBR

NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). CITAÇÃO – NBR.

Télécharger la présentation

CITAÇÃO – NBR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) CITAÇÃO – NBR • Reconhece o mérito do autor do texto consultado. Trata-se, acima de tudo, de uma questão de honestidade intelectual e, frequentemente, de uma responsabilidade pautada pela não apropriação indevida do trabalho dos outros. • A utilização de fontes bibliográficas é, supostamente, reveladora de uma atitude intelectual prudente de quem reconhece não estar a "descobrir a pólvora". http://www.pgpvsa.unimontes.br/

  2. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) TIPOS E FORMAS DE APRESENTAÇÃO 1- CITAÇÃO DIRETA 2- CITAÇÃO INDIRETA 3- CITAÇÃO DE CITAÇÃO 1- CITAÇÃO DIRETA Diz-se da transcrição de parte do texto de outro autor. Duas formas de faze-la: - Citações curtas - Citações longas

  3. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) CITAÇÕES DIRETAS CURTAS São transcrições incorporadas ao texto com ATÉ três linhas. Devem ser sempre estar entre aspas duplas e com indicação das fontes de onde foram retiradas. • No texto: • De acordo com estudo realizado pela Universidade da Califórnia “idosos que comem cinco porções diárias de frutas e vegetais ricos em ácido fólico - laranja, banana, brócolis, folhas verdes etc - reduzem em 55% o risco da doença.” • (O PODER..., 2006, p.1) • Na referência: • O PODER de cura das frutas. TODA FRUTA, p.1., maio, 2006.

  4. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) CITAÇÕES DIRETAS LONGAS São transcrições incorporadas ao texto com MAIS de três linhas. Devem sempre ser transcritas em bloco e em espaço simples de entrelinhas, Recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. • No texto • Uma das doenças mais temidas e comuns em pessoas na terceira • idade é o mal de Alzheimer. Trata-se de uma doença progressiva, de • causa e tratamentos ainda desconhecidos, que afeta as funções cerebrais • da pessoa, exigindo atenção e cuidados especiais. Somente no Brasil, • estima-se um milhão de pessoas portadoras. • Um estudo revelou que idosos que comem cinco porções • diárias de frutas e vegetais ricos em ácido fólico - laranja, • banana, brócolis, folhas verdes etc - reduzem em 55% o risco • da doença. A conclusão é da Universidade da Califórnia que • durou nove anos e envolveu 579 voluntários acima de 60 anos • (O PODER..., 2006, p.1). • Na referência: • O PODER de cura das frutas. TODA FRUTA, p.1., maio, 2006.

  5. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) EXEMPLO: Citação direta Longa 4 cm

  6. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Citação indireta Citação indireta reproduz idéias da fonte consultada, sem, no entanto, transcrever o Texto. Deve-se ter o cuidado para não alterar o pensamento do autor. Fonte original: A conscientização do uso da água deve ser um exercício diário para as crianças para que se possa garantir no futuro água para as gerações futuras (FICTÍCIO, 2007); Transcrevendo: O consumo de água pelas crianças deve ser controlado diariamente para que se possa garantir água para as gerações futuras (FICTÍCIO, 2007);

  7. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) CITAÇÃO INDIRETA Reproduz idéias da fonte consultada, sem transcrever o texto. Ou seja, é uma transcrição livre do texto do autor consultado. O uso de aspas neste caso é dispensável, entretanto a indicação do autor, ano é necessária.

  8. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) CITAÇÃO DE CITAÇÃO: Este tipo de citação ocorre quando o autor do trabalho transcreve direta ou indiretamente um texto ao qual não se teve acesso ao original. Neste caso, o segundo citador deverá acrescentar, antes da indicação da fonte consultada, a palavra latina apud. Exemplo: A Morte Súbita dos Citrus (MSC), descrita pela primeira vez no início de 2001. É uma doença cujo agente causal, ainda desconhecido, pode ser transmitido pela enxertia de tecidos infectados em plantas sadias (YAMAMOTO et al. 2003 apud BASSANEZI et al., 2005). De acordo com Yamamoto et al. 2003 apud Bassanezi et al. (2005) a Morte Súbita dos Citrus (MSC), descrita pela primeira vez no início de 2001, é uma doença cujo agente causal, ainda desconhecido, pode ser transmitido pela Enxertia de tecidos infectados em plantas sadias.

  9. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) INDICAÇÃO DAS FONTES CONSULTADAS IMPORTÂNCIA: A indicação da fonte consultada é importante, pois pode remeter o leitor às obras consultadas. É realizada por meio de dois sistemas de chamada: AUTOR-DATA e NUMERICO AUTOR-DATA a) As fontes são indicadas e identificadas pelos dados da autoria (sobrenome (s) dos(s) autor(es) + ano da publicação);

  10. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) REGRAS GERAIS: Regra 1: Quando o autor faz parte da sentença O nome do autor deverá ser escrito com as iniciais em maiúsculas e a data entre parenteses. No caso da citação direta a paginação deve ser adicionada. Citação indireta: [...]. Segundo Barras (1979), muitos cientistas não recebem treinamento na arte de escrever, a despeito da sua importância para a ciência. Citação direta: De acordo com Barras (1979, p.1): “Escrever é parte da ciência. Não obstante, muitos cientistas deixam de receber treinamento na arte de escrever”

  11. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) REGRAS GERAIS: Regra 1: Quando o autor não faz parte da sentença O nome do autor deverá ser escrito com letras maiúsculas seguida da data entre parenteses. No caso da citação direta a paginação deve ser adicionada. Citação indireta: [...] .Muitos cientistas não recebem treinamento na arte de escrever, a despeito da sua importância para a ciência (BARRAS, 1979). Citação direta: “Escrever é parte da ciência. Não obstante, muitos cientistas deixam de receber treinamento na arte de escrever” (BARRAS, 1979, p.1).

  12. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Regra 2: A paginação é obrigatória apenas para a citação direta, na citação indireta é facultativa sua colocação. Regra 3: Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescenta-se as iniciais de seus prenomes; persistindo a coincidência, colocam-se os nomes por extenso. Referem Barbosa, C. (1986), Souza (1988) e Barbosa, M. (1986) que às informações de interesse de empresas devem ser disponibilizadas pela internet [...]. [...] o acesso às informações de interesse de empresas constitui um dos pontos nevrálgicos do processo de decisão, como enfatizam Josias Ribeiro (1997) e Janaina Ribeiro (1997).

  13. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Regra 4: Quando há diversas citações de documentos de um mesmo autor, publicado no mesmo ano. Elas são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, após a data e sem espaçamento, conforme a lista de referência. Problemas de busca e recuperação de informação científica [...] representam para especialistas como Miranda (1980a, 1980b) e Santana (1985). Estudos recentes expõem os dilemas e desafios das empresas modernas [...] a informação é contrapartida à competitividade (ALMEIDA, 1998a, 1998b; ROSSATO, 1999).

  14. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Regra 5: Quando diversos documentos do MESMO AUTOR, publicados em dadas diferentes, forem citados indireta e simultaneamente, os mesmos têm suas datas separadas por virgula. [...] oferecendo contextualização e consistência à investigação científica (LAKATOS, 1986, 1991,1999) (Registro mais antigo para o mais novo) Regra 6: No caso de citações indiretas e simultâneas de diversos documentos de vários autores, os mesmos devem ser separados entre si por ponto e vírgula e EM ORDEM ALFABÉTICA. [...] admitir que sua maior função seja fornecer informação aos objetivos de ensino, pesquisa e extensão da universidade (ANDRADE, 1984; FERREIRA, 1981;MACEDO, 1980;MIRANDA, 1980).

  15. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS - NBR – 6023/2002 Válida a partir de 29/09/2002 Esta norma substitui a NBR 6023/2000 REFERÊNCIA Referência é um conjunto padronizado de informações bibliográficas agrupadas em um elemento descritivo, retirado de um documento e que permitem a sua identificação no todo ou em parte. ELEMENTOS DA REFERÊNCIA 1- Essenciais: São informações indispensáveis à identificação do documento. Os elementos essenciais estão estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo.

  16. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) 2- Complementares: São as informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos LOCALIZAÇÃO 1- Em lista bibliográfica de fim de documento; REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALFENAS, A.C.; DEMUNER, N.L.; BARBOSA, M.M. A ferrugem e as opções de controle. Correio Agrícola, n.1, p.18-20. 1989. ALFENAS, A. C.; VALLE, L.A.C. do; XAVIER, A.A.; BROMMONSCHENKEL, S.H.; GRATTAPAGLIA, D.S.C.C.; BERTOLLUCI, F.L.; PENCHEL, R. Eucalyptus rust: genetic variability of elite clones and histological characterization of the resistance reaction. IUFRO Conference on Silviculture on Improvement of Eucalyptus. (Proceedings). EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisas Florestais, Colombo. v. 2, p.60-64, 1997. AGRIOS, G. Plant pathology. London: Academic Press, 4 ed., 1997. 635p

  17. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) REGRAS GERAIS Na referência bibliográfica: a) A segunda linha (e subseqüentes) iniciam sob a primeira letra da primeira linha b) São alinhadas somente à margem esquerda do texto; c) Devem estar escritas em espaço simples e separados por espaços duplos; MOURÃO, S.A.; VILELA, F.E.; ZANUNCIO, J.C.; ZAMBOLIM, L e TUELHER, E.S. Seletividade de defensivos agrícolas ao fungo entomopatogênico Beauveria bassiana. Netropical Entomology, v.32, n.1, 2003. p.103-106. STOTZKY, G. Soil as an evironment for microbial life. In: ELSAS, J. D., TREVORS, J. T., WELLINGTON, E. M. H. (Ed.) Modern Soil Microbiology. Marcel Dekker, New York, 1997. p 1 – 20

  18. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) d) Manter homogeneidade nos elementos complementares, abreveviaturas elementos tipográficos; e) Fazer a extração dos elementos de referência sempre da página de rosto e não da capa. COMO INICIAR A REFERÊNCIA 1- Pelo nome do autor ou, se não houver, pelo título do documento; 2- Pelo último sobrenome do autor em letras MAIÚSCULAS, seguido de virgula e do nome do autor 3- Se entre o nome o sobrenome houver a preposição de (ou do, da) ou da conjunção e, estas partículas são colocadas após o nome. SILVA, Arthur da Costa e. ANDRADE, Carlos Drummond de

  19. 4- Até três autores, deve-se mencionar todos eles. Se houver mais de três autores indica-se apenas o primeiro, seguido de et al. et al = et alli em latim = e outros, e colaboradores. CARVALHO, R. A. et al. Controle Agroecológico da Fusariose do Abacaxi com Plantas Antibióticas. Disponível em: <http://www.emepa.org.br/abacaxi_ controle.php.> Acesso em: 27/08/2004. CARVALHO, R. A.; LACERDA, J. T.; OLIVEIRA, E. F.; CHOAIRY, S. A.; NETO ALVES M. B. e SANTOS, E. S. Controle Agroecológico da Fusariose do Abacaxi com Plantas Antibióticas. Disponível em: <http://www.emepa.org.br/abacaxi_ controle.php.> Acesso em: 27/08/2004. CASOS PARTICULARES 5- Quando o sobrenome do(s) autores possuir algum grau de parentesco, este deve acompanhar o sobrenome na referência e na citação dentro do texto. VILLAGRA NETO, M.M.; BACCHI, O.O.S.; TUON, R.L.; REICHARDT, K. Difficulties of estimating evaporation from the water balance equation. Agricultural and Forest Meteorology, v.72, p.317-325, 1995.

  20. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) QUANDO O AUTOR DA REFERÊNCIA NÃO É UMA PESSOA FÍSICA A entrada na referência deverá ser composta por: 1- Nome da instituição, se houver unidades da instituição esta deverá ser colocada logo depois da instituição principal, separada por ponto e usando maiúsculas só nas iniciais Ex: FAO. Codex alimentarius: sistemas de inspección Y certificación de importaciones Y exortaciones de alimentos. Roma, 2000. 54p. São Paulo. Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Manual de equipamentos Varejistas: uma proposta viável. São Paulo, 1990. 72p.

  21. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) • TIPOS DE OBRAS A SEREM REFERÊNCIADAS: • Livros • Capítulos de livros • Artigos de periódicos • Artigos de site da internet • Trabalhos apresentados em eventos • Documento jurídico

  22. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

  23. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) MONOGRAFIA NO TODO (LIVRO, FOLHETO, TRABALHO ACADÊMICO, ETC Com autor Corporativo AUTOR. Título: subtítulo. Tradução de . Edição. Local: Editora, ano de Publicação. N° de volumes e/ou total de páginas. (séries, n °) JANAÚBA. Secretaria Municipal de Planejamento. Perfil sócio-econômico do Município de Janaúba. Janaúba: Prefeitura do Município de Janaúba. 2006. 34p. Consultada On-line ou CD-ROM THOMÉ, V. M.R. et al. Zoneamento agroecológico e socioeconômico do estado de Santa Catarina: versão preliminar. Florianópolis: EPAGRI, 1999. CD-ROM. THOMÉ, V. M.R. et al. Zoneamento agroecológico e socioeconômico do estado de Santa Catarina:versão preliminar. Florianópolis: EPAGRI, 1999. Disponível em: <http:www.nap.edu/books/0309069971/html>. Acesso em: 06 maio 2006.

  24. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) MONOGRAFIA CONSULTADA EM PARTES (LIVRO, FOLHETO, TRABALHO ACADÊMICO, ETC AUTOR(es) da parte consultada. Título: subtítulo da parte consultada. In: AUTOR DA OBRA. Título: subtítulo da obra. Tradução de . Edição. Local: Editora, ano de Publicação. N° de volumes e/ou total de páginas. (séries, n °)

  25. Caso 1: Quando o autor da parte consultada é diferente do autor da obra AUTOR(es) da parte consultada. Título: subtítulo da parte consultada. In: AUTOR DA OBRA. Título: subtítulo da obra. Tradução de . Edição. Local: Editora, ano de Publicação. N° de volumes e/ou total de páginas. (séries, n °) LEHMAN, H. Enviromental ethics and pesticide use. In: PIMENTEL, D. (Ed.). Techniques for reducing esticides use: economic and environmental benefits. Chichester: John Wiley, 1997. Cap.3, 35-50.

  26. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Caso 2: Quando o autor da parte consultada é o mesmo autor da obra consultada AUTOR(es) da parte consultada. Título: subtítulo da parte consultada. In: ______. Título: subtítulo da obra. Tradução de . Edição. Local: Editora, ano de Publicação. N° de volumes e/ou total de páginas. (séries, n °) LEHMAN, H. Enviromental ethics and pesticide use. In: ______. Techniques for reducing pesticides use: economic and environmental benefits. Chichester: John Wiley, 1997. Cap.3, 35-50.

  27. Consulta de parte de monografia On-line AUTOR(es) da parte consultada. Título: subtítulo da parte consultada. In: ______. Título: subtítulo da obra. Tradução de . Edição. Local: Editora, ano de Publicação. N° de volumes e/ou total de páginas. (séries, n °) LEHMAN, H. Enviromental ethics and pesticide use. In: ______. Techniques for reducing esticides use: economic and environmental benefits. Chichester: John Wiley, 1997. Cap.3, 35-50. Disponível em: <hhtp://www/edu/orgsp.books/htm>. Acesso em : 6 jun. 2006.

  28. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) DISSERTAÇÕES, TESES E TRABALHOS ACADEMICOS AUTOR. Título da dissertação/tese. Ano de publicação. n° de volume e/ou total de páginas. Dissertação/tese (Grau e área de concentração) – Faculdade, Universidade, Local, Ano de defesa.

  29. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) AUTOR. Título da dissertação/tese. Ano de publicação. n° de volume e/ou total de páginas. Dissertação/tese (Grau e área de concentração) – Faculdade/ Universidade, Local, Ano de defesa. BERTONCINI, E.I. Comportamento de Cd, Cr, Cu, Ni e Zn em latossolos sucessivamente tratados com biossólido: um estudo de caso numa comunidade Tradicional da Floresta Nacional do Tapajós – PA. 2001. 177p. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2001. Dissertação em CD-ROM BERTONCINI, E.I. Comportamento de Cd, Cr, Cu, Ni e Zn em latossolos sucessivamente tratados com biossólido: um estudo de caso numa comunidade Tradicional da Floresta Nacional do Tapajós – PA. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2001. CD-ROM

  30. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS NO TODO TITULO DO PERIÓDICO. Local de publicação, volume número do fascículo, mês e ano de publicação. Total de páginas do fascículo.

  31. TITULO DO PERIÓDICO. Local de publicação, volume, número do fascículo, mês e ano de publicação. Total de páginas do fascículo. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL-1990. Rio de Janeiro, v.50, p. 399, 1991. Suplemento/No Especial AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume, tipo de fascículo, no páginas, ano. TOLLIVET, M. Agricultura e meio ambiente: reflexões sociológicas. Estudos Econômicos, São Paulo, v.24, n. especial, p. 138-198, 1994.

  32. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ARTIGOS DE PERÍÓDICOS COM AUTORIA AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume, número do fascículo, página inicial, mês e ano de publicação.

  33. AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume, número do fascículo, página inicial, mês e ano de publicação. DREN, M.C. Soil aeration and plant root metabolism. Soil Science, Baltimore, v.4, p.259-268, oct. 1992. Artigos de periódicos em CD-ROM DREN, M.C. Soil aeration and plant root metabolism. Soil Science, Baltimore, v.4, p.259-268, oct. 1992. 1 CD-ROM. Artigos de periódicos disponível na internet DREN, M.C. Soil aeration and plant root metabolism. Soil Science, Baltimore, v.4, p.259-268, oct. 1992. Disponível em: http://periodicoscapes.gov.br/soilscience.html Acesso em: 6 jun. 2006.

  34. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Artigos de jornais AUTOR. Título do artigo. Título do Jornal, local de publicação, dia mês ano. Título do caderno, páginas inicial–final.

  35. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) AUTOR. Título do artigo. Título do Jornal, local de publicação, dia mês ano. Título do caderno, páginas inicial–final. LEITE, F. Ovelhas nascem de ovários congelados. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 jun. 2001. Folha Ciências, p. 10. Artigo de Jornal On-line LEITE, F. Ovelhas nascem de ovários congelados. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 jun. 2001. Folha Ciências, p. 10. Disponível em < endereço eletronico>. Acesso em: dia mês ano.

  36. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Trabalhos publicados em eventos AUTOR. Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO, no, ano de Realização, local. Título da publicação... Local: Editora, ano de publicação, Páginas inicial-final. JANK, M.S. A importância do setor agroindustrial na integração do Cone Sul: As cadeias sensíveis. In: FORUM DA AGRICULTURA, 1993, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SNA, 1993. p. 45-55.

  37. Documentos jurídicos BRASIL. Lei n.8074, de 31 de julho de 1990. Dispõem sobre as diretrizes orçamentárias para o ano de 1991. Diário Oficial. Brasília, 01 ago. 1990. Seção1, p.2-3. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Brasília: Senado, 1998. 168 p.

  38. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Relatório e Pareceres técnicos AUTOR. Título do relatório. Local: editora e instituição, ano. Número de páginas. Apresentação do relatório ou parecer a instituição, local da instituição. POGGIANI, F. et al. Parecer sobre o Projeto de Revegetação nas Áreas do Gasoduto de Merluza. Piracicaba: IFEF; ESALQ, Depto. Ciências Florestais, 1992. 5p. Parecer técnico apresentado à Petrobrás, Cubatão. Materiais não convencionais (Apostilas, Material mimeografados LAURENTI, R. mortalidade pré-natal. São Paulo: Centro Brasileiro de Classificação De doenças, 1978. Não paginado. Mimeografado. CRICIANI, D.E. Hidráulica: equações, tabelas, gráficos. Piracicaba: ESALQ, Departamento Editorial, 1986. 77p.

  39. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ORDENAÇÃO DAS REFERÊNCIAS As referências do documento devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado no texto, conforme a NBR 10520. Sistemas utilizados: 1- Sistema alfabético: BRANDÃO, M. Plantas produtoras de tanino nos cerrados mineiros. In: Informe Agropecuário – Cerrado, composição Florística e Potencialidade II. V. 16, nº 173 – Mar/ abr 1997. Editora Lítera Maciel Belo Horizonte – MG. p 33 – 35 CARVALHO, R. A.. Et al. Controle Agroecológico da Fusariose do Abacaxi com Plantas Antibióticas. Disponível em: <http://www.emepa.org.br/abacaxi_controle.php.> Acesso em: 27/08/2004. CHEN, F.R. Studies on the biological characteristics and control of banana vasicular wilt (Fusarium oxysporum f. sp. cubense). Acta-Agriculturae-Universitatis-Jiangxiensis. 2003, Resumo. CORDEIRO, Z. J .M. Doenças e Nematóides.In: EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa. FRUPEX. Banana para exportação. Aspectos técnicos da produção. Embrapa, SPI, Brasília. 1997. p.69-86.

  40. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) 1- Sistema numérico: Se for utilizado o sistema numérico no texto, a lista de referência deve seguir a mesma ordem numérica crescente. No texto: A ferrugem, causada por Puccinia psidii Winter constitui-se em uma doença potencialmente importante para a eucaliptocultura mundial (2), principalmente para a Austrália, centro de origem do eucalipto, e África do Sul, relevante país eucaliptocultor, onde a doença ainda não foi encontrada. No Brasil, a ferrugem constitui uma das principais doenças para a cultura do eucalipto (1, 3). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1- ALFENAS, A.C.; DEMUNER, N.L.; BARBOSA, M.M. A ferrugem e as opções de controle. Correio Agrícola, n.1, p.18-20. 1989. 2- ALFENAS, A. C.; VALLE, L.A.C. do; XAVIER, A.A.; BROMMONSCHENKEL, S.H.; GRATTAPAGLIA, D.S.C.C.; BERTOLLUCI, F.L.; PENCHEL, R. Eucalyptus rust: genetic variability of elite clones and histological characterization of the resistance reaction. IUFRO Conference on Silviculture on Improvement of Eucalyptus. (Proceedings). EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisas Florestais, Colombo.v. 2, p.60-64, 1997. 3- AGRIOS, G. Plant pathology. London: Academic Press, 4ed., 1997. 635p

  41. NORMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NO CASO DE LIVROS E PARTES DE LIVROS E COLEÇÕES EDITORIAIS 1- Não se coloca a palavra “editora” nem sua abreviatura. APENAS O NOME; 2- Se o ano, a editora ou o local não aparecerem em lugar algum do documento, coloca-se: - Na falta de local, entre colchetes: [s.l.]  Sem local; - Na falta de editora ou editor, entre colchetes: [s.n.]  sem nome; - Na falta de ano, entre colchetes: [s.d.]  sem data - Na falta de local, editora ano, entre colchetes: [s.n.t]  sem notas tipográfica

More Related