1 / 10

SINOPSE

SINOPSE. SINOPSE: O QUE É E COMO SE FAZ?. Segundo o dicionário ( aulete .uol.com. br ), sinopse é o texto que apresenta uma visão geral de uma obra ou produto cultural, sem destacar aspectos particulares, sem avaliação e, por isso, muito próximo do resumo.

kaycee
Télécharger la présentation

SINOPSE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SINOPSE

  2. SINOPSE: O QUE É E COMO SE FAZ? • Segundo o dicionário (aulete.uol.com.br), sinopse é o texto que apresenta uma visão geral de uma obra ou produto cultural, sem destacar aspectos particulares, sem avaliação e, por isso, muito próximo do resumo.

  3. Seu objetivo é dar ao leitor/espectador uma visão ampla, noção básica, do que vai encontrar num produto cultural, sem destacar aspectos particulares, sem pormenorizar. Sua avaliação opinativa é restrita, procurando descrever de modo breve.

  4. Analisando a relativa estabilidade do gênero: Conteúdo temático: o tema ou conteúdo da sinopse é sempre apontar para um produto cultural, ou seja, aponta para outro texto, de modo breve, conciso e objetivo.

  5. Estrutura/forma composicional: • Geralmente, traz indicativos do autor/produtor, situando o leitor. Traz idéias centrais, argumentos e/ou sequências descritivas/narrativas básicas, em linhas gerais.

  6. Estilo: basicamente, a sinopse apresenta um estilo funcional e de certo modo objetivo. Uma vez que o autor tem pouca relevância, sua presença é pequena, quase imperceptível.

  7. Condições de produção: sinopses geralmente são textos curtos, que circulam em jornais e revistas, da esfera de circulação da imprensa e jornalística (jornalismo impresso). A situação de comunicação exige de quem escreve a previsão de que o leitor que consome o jornal ou a revista quer manter-se informado, atualizado culturalmente, e quer encontrar motivação para ler um livro ou assistir a um filme ou espetáculo cultural.

  8. Sinopse de filme: • Em Feliz Que Minha Mãe Esteja Viva (Je suis heureux que ma mèresoitvivante, 2009), acompanhamos a busca de Thomas, filho adotivo do casal Annie e Yves Jouvet (Christine Citti e Yves Verhoeven), por sua mãe biológica. • Aos quatro anos, Thomas, vivido então por Gabin Lefebvre, é abandonado por Julie Martino (SophieCattani), jovem e irresponsável demais para cuidar dele e de seu irmão bebê. O abandono gera em Thomas um sentimento de raiva, que vemos se materializar quando ele chega aos 12 anos, durando até sua vida adulta. A história é contada em recortes de três momentos, mostrando Thomas na infância, pré-adolescência e como jovem adulto de 20 anos, vivido por Vincent Rottiers.

  9. Enquanto aos 12 anos a revolta do menino é aceita e relevada, como um fenômeno normal de tornar-se adolescente, na vida adulta ninguém mais será prejudicado por decisões movidas à raiva a não ser ele próprio. Chega a ser irritante assistir ao personagem agindo de maneira insensata, no melhor estilo "aborrecente". No entanto, é a irracionalidade de Thomas que move a trama.

  10. Quando reencontra a mãe, ele tenta achar formas de preencher o vazio deixado pelo abandono há tantos anos, e participar de sua vida, passando a morar na casa de Julie. A relação entre os dois desenrola-se de maneira não convencional e é inevitável enxergar ali toques de Édipo, em uma combinação do conceito da psicologia com a tragédia de Sófocles.

More Related