1 / 10

Biossegurança em Odontologia

Biossegurança em Odontologia. Aluna: Andreia Raquel Soder. Assepsia. A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias. Anti-sepsia. A Anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com anti-sépticos.

Télécharger la présentation

Biossegurança em Odontologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Biossegurança em Odontologia Aluna: Andreia Raquel Soder

  2. Assepsia • A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias.

  3. Anti-sepsia • A Anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com anti-sépticos.

  4. Antissépticos/Desinfetantes • Desinfetantes da pele e das mucosas (antissépticos): Exemplos: álcool etílico (70º), peróxido de hidrogênio (10 volumes), eosina (para Gram-positivos), permanganato de potássio, hipoclorito de sódio (0,48%) e iodopovidona (derivado do iodo, altamente eficaz, excepto no caso da hepatite B). • Desinfetantes de instrumentos: Exemplos: aldeídos, usados em estetoscópios e termómetros, o hipoclorito de sódio, usado só em material não oxidável, como as pinças e tesouras, ou o óxido de etileno, que em mistura com o Co² é usado em câmaras, esterilizando tudo o que seja sensível à temperatura (batas, toucas, material descartável,etc).

  5. Contágio mediato • Contágio mediato ocorre quando o agente infeccioso fica um tempo maior exposto ao meio ambiente. Neste caso não há um contato íntimo entre a fonte contaminada com a receptora não contaminada. Exemplo: contagio por gotículas, aerossóis, fômites e mão na boca.

  6. Contágio por vetores • Contágio por vetores ocorre quando temos um elemento intermediário, o vetor, geralmente um inseto ou artrópode. O tempo que vai do momento que o vetor se infecta ao momento que se torna infectante ou transmissor é denominado de período de incubação extrínseca. O vetor pode ser específico ou não.

  7. Descontaminação • Descontaminação é o ato de redução ou remoção dos microrganismos de objetos inanimados por métodos químico e mecânicos, tornando-os mais seguros de serem manuseados ou tocados. è o que se faz quando se lava estes objetos com água, sabão e escova.

  8. Infecção • Infecção é a colonização de um organismo hospedeiro por uma espécie estranha. Em uma infecção, o organismo infectante procura utilizar os recursos do hospedeiro para se multiplicar (com evidentes prejuízos para o hospedeiro). O organismo infectante, ou patógeno, interfere na fisiologia normal do hospedeiro e pode levar a diversas conseqüências. A resposta do hospedeiro é a inflamação.

  9. Agentes Infecciosos • Os agentes infecciosos, na maioria das vezes, são seres microscópicos tais como vírus, bactérias, fungos, parasitas (muitos macroscópicos), virions e príons.

  10. Biossegurança • biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, e proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" FIM - OBRIGADA

More Related