1 / 20

CPA

CPA. A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Princípios fundamentais do SINAES.

lalasa
Télécharger la présentation

CPA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm

  2. Princípios fundamentais do SINAES

  3. Funções da CPA É responsável por conduzir os processos de avaliação interna da instituição, assim como sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) é responsável por subsidiar a implantação de políticas públicas na área da educação. Os processos de avaliação conduzidos pela CPA subsidiam o credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior, bem como reconhecimento e renovação de cursos de graduação oferecidos.

  4. A legislação prevê os seguintes processos de avaliação: 1. Avalies – Avaliação das Instituições de Educação Superior: Autoavaliação (coordenada pela CPA) eAvaliação externa (realizada por comissões designadas pelo Inep); 2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG); 3. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

  5. Avaliação das Instituições de Educação Superior Objetivo Identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores.

  6. Avaliação no contexto do SINAES: Avaliar não é inspecionar, controlar, nem tão pouco verificar in loco um conjunto de elementos e aspectos de forma desordenada e desarticulada, gerando resultados parciais, superficiais e momentâneos, que não retratam a totalidade das realidades institucionais e dos cursos de graduação. Avaliar, no contexto do Sinaes, é estabelecer processo dialógico que permite olhar as dimensões quantitativas e qualitativas como expressão do vivido e do almejado, como projeto de formação relevante para o indivíduo e para a sociedade. É atividade que requer competências e habilidades dos atores sociais envolvidos nesse processo de construção coletiva. Tem como propósito identificar potencialidades e fragilidades, e destacar pontos fortes e fracos no processo de aprendizagem, tendo como referências o Projeto Pedagógico Institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

  7. Avaliação no contexto do SINAES: Coerente com o Sinaes e a legislação educacional, as avaliações aplicadas às IES (universidades, centros universitários, centros federais de educação tecnológica, faculdades de tecnologia e faculdades) e aos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) se orientam por procedimentos e instrumentos interdisciplinares capazes de garantir o reconhecimento da diversidade do sistema educacional, o respeito à identidade institucional e a responsabilidade social. O Sinaes, como política de Estado, defende que a qualidade acadêmica não pode ser considerada de forma dissociada da responsabilidade social das IES e do curso de graduação, por não se tratar de um atributo abstrato, mas de juízo valorativo construído socialmente. Assim, a qualidade é a expressão da síntese integradora das modalidades avaliativas: avaliação institucional (interna e externa), avaliação dos cursos de graduação e a avaliação do desempenho dos estudantes (Enade). O conceito de uma única modalidade avaliativa, isoladamente, não possibilita inferências sobre a qualidade das IES ou de determinado curso de graduação.

  8. O que é avaliado - a missão e o plano de desenvolvimento institucional; - a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão; - os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades; - a responsabilidade social da instituição; - a comunicação com a sociedade; - as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho; - organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados e a participação dos segmentos da comunidade nos processos decisórios; - infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação; - planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional; - políticas de atendimento aos estudantes; - sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

  9. Instrumento A seguir apresentamos os Indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES

  10. EIXOS Credenciamento 1 Planejamento e Avaliação Institucional 10 2 Desenvolvimento Institucional 20 3 Políticas Acadêmicas 20 4 Políticas de Gestão 20 5 Infraestrutura 30 TOTAL 100 Instrumento - Eixos

  11. Instrumento - Eixo 1 Eixo 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1.1 Evolução institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional. 1.2 Projeto/processo de autoavaliação institucional. 1.3 Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica. 1.4 Autoavaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação dos resultados. 1.5 Elaboração do relatório de autoavaliação.

  12. Instrumento - Eixo 2 Eixo 2: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2.1 Missão institucional, metas e objetivos do PDI. 2.2 Coerência entre o PDI e as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação. 2.3 Coerência entre o PDI e as práticas de extensão. 2.4 Coerência entre o PDI e as atividades de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural. 2.5 Coerência entre o PDI e as ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural. 2.6 Coerência entre o PDI e as ações institucionais voltadas para o desenvolvimento econômico e social. 2.7 Coerência entre o PDI e ações de responsabilidade social: inclusão social. 2.8 Coerência entre o PDI e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial. 2.9 Internacionalização: coerência entre o PDI e as ações institucionais.

  13. Instrumento - Eixo 3 Eixo 3: POLÍTICAS ACADÊMICAS 3.1 Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação. 3.2 Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação stricto sensu. 3.3 Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação lato sensu. 3.4 Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a pesquisa ou iniciação científica, tecnológica, artística e cultural. 3.5 Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão. 3.6 Políticas institucionais e ações de estímulo relacionadas à difusão das produções acadêmicas: científica, didáticopedagógica, tecnológica, artística e cultural.

  14. Instrumento - Eixo 3 Eixo 3: POLÍTICAS ACADÊMICAS 3.7 Comunicação da IES com a comunidade externa. 3.8 Comunicação da IES com a comunidade interna. 3.9 Programas de atendimento aos estudantes. 3.10 Programas de apoio à realização de eventos internos, externos e à produção discente. 3.11 Política e ações de acompanhamento dos egressos. 3.12 Atuação dos egressos da IES no ambiente socioeconômico. 3.13 Inovação tecnológica e propriedade intelectual: coerência entre o PDI e as ações institucionais.

  15. Instrumento - Eixo 4 Eixo 4: POLÍTICAS DE GESTÃO 4.1 Política de formação e capacitação docente. 4.2 Política de formação e capacitação do corpo técnico-administrativo. 4.3 Gestão institucional. 4.4 Sistema de registro acadêmico. 4.5 Sustentabilidade financeira. 4.6 Relação entre o planejamento financeiro (orçamento) e a gestão institucional. 4.7 Coerência entre plano de carreira e a gestão do corpo docente. 4.8 Coerência entre o plano de carreira e a gestão do corpo técnico-administrativo.

  16. Instrumento - Eixo 5 Eixo 5: INFRAESTRUTURA FÍSICA 5.1 Instalações administrativas. 5.2 Salas de aula. 5.3 Auditório (s). 5.4 Sala (s) de professores. 5.5 Espaços para atendimento aos alunos. 5.6 Infraestrutura para CPA. 5.7 Gabinetes/estações de trabalho para professores em Tempo Integral - TI. 5.8 Instalações sanitárias. 5.9 Biblioteca: infraestrutura física. 5.10 Biblioteca: serviços e informatização. 5.11 Biblioteca: plano de atualização do acervo. 5.12 Sala (s) de apoio de informática ou infraestrutura equivalente. 5.13 Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação. 5.14 Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: infraestrutura física. 5.15 Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: serviços. 5.16 Espaços de convivência e de alimentação.

  17. Composição da CPA No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a Comissão Própria de Avaliação biênio 2014/2015 foi instituída pela Portaria n° 2381, de 30 de maio de 2014. http://www.ifsp.edu.br/cpa/Port_2381-14_ComissaoCPA2014-2015.pdf

  18. Contatos Sítio web: www.ifsp.edu.br/cpa E-mail: cpa@ifsp.edu.br

More Related