1 / 9

Formação de Fronteiras entre Portugal e Espanha

Formação de Fronteiras entre Portugal e Espanha. Tratado de Tordesilhas (1494) *Divide o mundo a partir de um meridiano 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Essa linha passa na altura das atuais cidades de Belém (PA) e Laguna (SC). Portugal fica com as terras

Télécharger la présentation

Formação de Fronteiras entre Portugal e Espanha

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Formação de Fronteiras entre Portugal e Espanha

  2. Tratado de Tordesilhas (1494) *Divide o mundo a partir de um meridiano 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Essa linha passa na altura das atuais cidades de Belém (PA) e Laguna (SC). Portugal fica com as terras a leste e a Espanha, com as terras a oeste.

  3. Fundação da Colônia de Sacramento (1680) *Com a autorização do governo português, fundou-se a Colônia de Sacramento, na margem esquerda do Rio da Prata, em pleno território espanhol, buscando-se dominar o comércio da região. *Os espanhóis reagem e retomam a região. Os portugueses ameaçaram dar início a uma guerra na Europa e a questão foi resolvida diplomaticamente, com os espanhóis devolvendo a região aos portugueses e indenizando-os pelos danos causados. *O acordo entrou para a história com o nome de TRATADO DE LISBOA (1681).

  4. Tratado de Utrecht (1715) *Portugal e Espanha enfrentaram-se na Europa em face da guerra de sucessão espanhola. *Em represália, os espanhóis novamente retomam a Colônia de Sacramento. *Após a resolução do conflito na Europa, a colônia voltou a ser portuguesa, por meio da assinatura do Tratado de Utrecht.

  5. Tratado de Madri (1750) *Procurando resolver a questão da Colônia de Sacramento definitivamente, portugueses e espanhóis assinaram o Tratado de Madri, em 1750, que revogava o velho Tordesilhas e definia os limites das terras da América entre as duas potências, com base no princípio romano do “uti possidetis”, ou seja, a posse da terra caberia a quem tivesse ocupado primeiro. *Assim, a Colônia de Sacramento ficaria para os espanhóis e os portugueses receberiam o território dos Sete Povos das Missões. *Sem o consentimento dos jesuítas e, muito menos, dos nativos, o acordo resultou nas Guerras Guaraníticas (1754-57).

  6. Tratado de Madri (1750)

  7. Tratado de El Pardo (1761) *Tornou nulas todas as disposições e feitos decorrentes do Tratado de Madri de 1750, que havia falhado em promover a paz nas colônias espanhola e portuguesa.

  8. Tratado de Santo Ildefonso (1777) *Define que a Espanha ficaria com a Colônia de Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões, mas devolveria à Coroa Portuguesa pequenas faixas fronteiriças para compensar as vantagens obtidas no sul, devolvendo a ilha de Santa Catarina, invadida pouco tempo antes.

  9. Tratado de Badajós (1801) *Mais uma vez, portugueses e espanhóis estavam vivendo tempos de conflito na Europa. Em represália, portugueses avançam sobre o território espanhol no continente americano, atingindo o Arroio Chuí. *Cessados os conflitos, é assinado o Tratado de Badajós, em 1801, revalidando o acordo de Madri.

More Related