1 / 12

Deus o Grande Mistério

Deus o Grande Mistério. A QUESTÃO DA EXISTÊNCIA DE DEUS. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado, é uma realidade humana.

Télécharger la présentation

Deus o Grande Mistério

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Deus o Grande Mistério

  2. A QUESTÃO DA EXISTÊNCIA DE DEUS A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado, é uma realidade humana. o ser humano é um ser religioso. Desde sempre todos os povos procuram respostas às questões profundas da existência humana: qual a origem de todas as coisas? Qual o destino último de toda a realidade? Fará sentido a vida humana perante a morte? Poderemos esperar o triunfo do bem sobre o mal? perante estas interrogações, Deus surge como a origem primeira e o fim último, no qual se encontra a bondade sem limites e a esperança de uma felicidade sem fim. POSIÇÕES FACA À EXISTÊNCIA DE DEUS Deus existe? Os ateus afirmam os agnósticos os crentes Que não declaram que não acreditam que sim sabem  O ateísmo teórico consiste na afirmação categórica da não existência de Deus. O ateísmo prático é a atitude das pessoas que vivem sem qualquer referência a Deus.

  3. COMO PODEMOS CONHECER DEUS? • - Lendo e aprofundando a Bíblia; • - Participando na missa aos domingos; • - Na catequese; • - Na nossa família; • - Ouvindo o nosso coração e a nossa consciência; • - Rezando, reflectindo no silêncio; • - Na solidariedade para com os mais necessitados; • - Na abertura ao mundo e nas descobertas cientificas; • - Nas pessoas que ao longo dos séculos nos deixaram e deixam o • seu testemunho de Fé; • - Na Natureza, na capacidade do ser humano para descobrir e fazer novas coisas.

  4. AS RELIGIÕES ORIENTAIS Budismo Hinduísmo

  5. A RELIGIÃO E O SER HUMANO A Religião: - A religião sempre foi um caminho universal de resposta à necessidade humana de sentido para a vida; - Todas as religiões propõem respostas para as questões que inquietam o espírito humano; - Os textos e os rituais sagrados são fundamentais em todas as civilizações; - A religião aproxima as pessoas de Deus e umas das outras procurando que cresçam ética e humanamente.

  6. UMA RELIGIÃO TEM OS SEGUINTES ELEMENTOS: • A FÉ NUM DEUS ÚNICO (MONOTEÍSMO); • OU EM VÁRIOS DEUS (POLITEÍSMO); • UM FUNDADOR; • UM LIVRO COM NORMAS MORAIS E TESTEMUNHOS DE PESSOAS QUE TIVERAM EXPERIÊNCIAS PROFUNDAS COM DEUS.

  7. O HINDUÍSMO O Hinduísmo é: -Um conjunto de crenças, filosofias e rituais adoptadas pelo povo indiano; - Um conjunto de religiões que engloba uma enorme variedade de crenças e cultos; - Uma visão do mundo e do ser humano que tem como fim a libertação do ciclo de reencarnação que submete o ser humano às condições negativas da vida terrena; - Tem como fim a salvação individual, que se alcança através das boas obras realizadas por cada um; - O símbolo do Hínduismo é o Om; -Representa o trimurti, ou seja, as três formas da única divindade: Brama, Vixnu e Xiva; - A religião hindu é composta por castas: Brâmanes (sacerdotes), Cxatrias ( guerreiros), Vaixis (artífice), Sudras ( (servos); os intocaveis (marginais, não pertencem a nenhuma casta); - O Karma é a herança das incarnações anteriores e o castigo ou recompensa; - O Darma é a consciência e a obrigação moral de aceitar o seu lugar no universo organizado; - A prática correta do darma tem um efeito favorável sobre o karma permitindo a cada individuo reencarnar numa casta superior e aproximar-se do nirvana; - É uma religião politeísta.

  8. - Não se sabe a data da sua fundação, nem quem a fundou; - Ninguém se torna hindu, é-se hindu por pertencer a um meio social; - O Hinduísmo é a religião principal da Índia; - A vaca é considerada um animal sagrado; - O rio Ganges é sagrado para os hindus. A sua Moral é vivida pela: - Não violência; - A bondade com todos; - A verdade; - O domínio das paixões; - O desprendimento material; - Personagem de referência no Hinduísmo:Mahatma Gandhi.

  9. Budismo O Budismo é uma filosofia de vida e não propriamente uma religião. O Budismo: -O Budismo surgiu na Índia, por volta do ano 500 a.C. - Foi fundado por Sidarta Gautama; - A palavra “Buda” significa iluminado; - Ensina que devem desenvolver a sua natural capacidade de amar todos os seres, a compaixão e a caridade para que sejam verdadeiros amigos de todas as coisas; - O Budismo é uma forma de ver e encarar o mundo. - É um aperfeiçoamento espiritual; -É uma religião ou filosofia de vida que tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar o caminho para a iluminação, no qual se atinge o estado de nirvana; - Baseia-se na noção de Karma-boas e más ações que recebem a adequada recompensa ou castigo, quer na vida presente, quer através de uma longa sucessão de vidas, por meio da reencarnação; - O símbolo do Budismo é a Roda da Lei; - A Roda da Lei representa o movimento ciclo do tempo; - O Budismo não aceita o sistema de castas.

  10. -As quatro verdades pregadas por Buda: - A vida é sofrimento; - A causa do sofrimento é o desejo egoísta; - Eliminando o desejo egoísta elimina-se o sofrimento; - Elimina-se o desejo e atinge-se a libertação. - As oito regras da via de libertação: - Compreensão correta; - Pensamento correto; - Fala correta; - Ações corretas; - Meio de vida correto; - Atenção correta; - Meditação correta; - Visão correta; -Principais ritos e costumes budistas: - Veneração das relíquias e das estátuas de Buda; - Peregrinação aos lugares sagrados; - Devoção nos templos; - Meditação; - Festas nas celebrações dos grandes momentos da vida de Buda. - Os templos budistas chamam-se “Pagodes”; - Acreditam na reencarnação; - Têm duas classes de budistas: Os Monges e os restantes crentes; - Personagem de referência no Budismo: Dalai Lama Dalai Lama

  11. QUADRO SÍNTESE DO HINDUISMO E BUDISMO BUDISMO Origem  Índia no séc. VI a.C. Fundador  Sidarta Gautama Livro Sagrado  Sutra-Pitaka, etc. Símbolo  Roda da Lei Deus  Nenhum deus Princípios fundamentais  Reencarnação: - Visa a libertação do ciclo da reencarnação (Nirvana) - Baseia-se nas quatro verdades e no caminho das oito regras HINDUÍSMO Origem  Índia Livro Sagrado  Vedas, etc. Símbolo  Om Deus  Politeísmo (Brama, Vixnu e Xiva) São os mais importantes. Princípios fundamentais: - Divisão social em castas - Reencarnação - Visa a libertação do ciclo da reencarnação (Nirvana) através do darma e da consecução de um bom karma Países com maior numero de budistas: China, Coreia e Japão.

  12. DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO o pensamento da Igreja Católica sobre as religiões não cristãs O Hinduísmo perscruta o mistério divino e exprime-o.  É positivo o esforço hindu no sentido da busca da libertação, do ascetismo, da meditação profunda, do refúgio amoroso e confiante em Deus.  O Budismo reconhece a radical insuficiência deste mundo e propõe o caminho pelo qual as pessoas, com espírito devoto e confiante, possam alcançar o estado de libertação perfeita.  As religiões que existem no mundo procuram de vários modos ir ao encontro das inquietações do coração humano.  A Igreja Católica não rejeita o que nessas religiões existe de verdadeiro e santo.  Os católicos devem olhar as outras religiões com sincero respeito e reconhecer nos seus preceitos e doutrinas o reflexo da verdade que ilumina.  A Igreja reprova toda e qualquer discriminação ou violência praticada por motivos de raça ou cor, condição ou religião e pede aos cristãos que vivam em paz com todos. A condição fundamental para o diálogo entre as religiões é:  Conhecer as outras religiões; Apreciar os aspetos positivos das suas crenças e práticas;  Respeitar;  Colaborar.

More Related