Terceira aula de ME5330 26/08/2008 - PowerPoint PPT Presentation

terceira aula de me5330 26 08 2008 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Terceira aula de ME5330 26/08/2008 PowerPoint Presentation
Download Presentation
Terceira aula de ME5330 26/08/2008

play fullscreen
1 / 31
Terceira aula de ME5330 26/08/2008
112 Views
Download Presentation
laszlo
Download Presentation

Terceira aula de ME5330 26/08/2008

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Terceira aula de ME533026/08/2008

  2. Gostaria de iniciar este terceiro encontro prestando uma homenagem a uma das pessoas mais importantes da minha vida: meu pai (na foto estão meu pai, minha mãe e meu filho mais velho)

  3. Ética é a companheira mais íntima das grandes pessoas. E estas jamais mentem, principalmente para si mesmas, mesmos porque só se pode resolver problemas se o conhecermos e só se conquista o sucesso se forem conhecidos tanto os pontos fortes como os pontos fracos, os quais devem aos poucos serem transformados em pontos fortes.

  4. Lembrando dos ensinamentos de meu pai gostaria de retomar o exercício da última aula e resolvê-lo.No slide a seguir mostro a instalação de bombeamento considerada no exercício.

  5. Cálculos das perdas e das velocidades médias

  6. Portanto para a tubulação de 3”

  7. Portanto para a tubulação de 2”

  8. Cálculo da perda de carga total

  9. Cálculos da carga total na seção inicial adotando-se o PHR no eixo da bomba.

  10. Cálculos da carga total na seção final adotando-se o PHR no eixo da bomba.

  11. Cálculo da carga manométrica da bomba

  12. Como a carga manométrica calculada deu menor que a carga manométrica da bomba para a vazão de 17,5 m³/h é possível se ter este ponto de trabalho fechando-se um pouco a válvula controladora de vazão, porém o ponto de trabalho deve ser lido na curva da bomba.

  13. Cálculo da potência da bomba

  14. Será que a afirmação: como a carga manométrica calculada deu menor que a carga manométrica da bomba para a vazão de 17,5 m³/h é possível se ter este ponto de trabalho fechando-se um pouco a válvula controladora de vazão, porém o ponto de trabalho deve ser lido na curva da bomba, foi totalmente compreendida?

  15. Para que se possa compreender totalmente a afirmação anterior, vamos introduzir o conceito de CCI (curva característica da instalação) e do ponto de trabalho de uma bomba.

  16. É a curva que representa os lugares geométricos que caracterizam aenergia por unidade de peso que o fluido necessita ter para que ocorra oescoamento em regime permanente em uma dada instalação a umavazão Q.A CCI é representada por HS = f (Q).

  17. A equação da CCI pode ser obtidaaplicando-se a equação da energiaentre a seção inicial e a seção final, onde a velocidade deve ser substituída pela relação entre a vazão (Q) e a área da seção considerada (A) e onde se tem a vazão como variável independente:

  18. O que deve ser observado é que a carga manométrica anteriormente calculada é um dos pontos da equação anterior, isto porque a mesma foi obtida para a vazão de 17,5 m³/h

  19. Para obter o ponto de trabalho da bomba na instalação considerada

  20. Importante observar que a CCI foi obtida para a válvula globo totalmente aberta e que o ponto de trabalho da bomba é obtido no cruzamento da CCI com a CCB

  21. Acrescentando mais um ponto para a vazão

  22. Determinação do ponto de trabalho

  23. O que deve ficar claro é que para sair da vazão de 21,64 m³/h para 17,5 m³/h deve-se fechar parcialmente a válvula controladora de vazão, que no caso é a válvula globo, ou seja a CCI cruzará a CCB nesta vazão.

  24. Propostas para a reflexões O que cada ordenada da CCI representa? O que a diferença de ordenadas da vazão do ponto de trabalho e da vazão nula representa?

  25. O que a diferença mostrada a seguir representa? “Quem” a origina?