110 likes | 245 Vues
ETNIA POLONESA. ETNIA POLONESA - CULTURA/ALIMENTAÇÃO -. Os descendestes poloneses possuem costumes que caracterizam sua cultura. Dentre eles destaca-se a gastronomia, o folclore com grande repertório de músicas populares e a sua religiosidade.
E N D
ETNIA POLONESA- CULTURA/ALIMENTAÇÃO - Os descendestes poloneses possuem costumes que caracterizam sua cultura. Dentre eles destaca-se a gastronomia, o folclore com grande repertório de músicas populares e a sua religiosidade. Os imigrantes poloneses, em geral costumavam utilizar em sua alimentação: leite, feijão, arroz, batata inglesa, batata doce, mandioca, saladas de repolho, tomate, pepino, beterraba, etc. A fruta preferida por eles era a maçã. Alguns pratos típicos são admirados ainda hoje.
ETNIA POLONESA- ALIMENTAÇÃO - Czarnina - sopa preta feita com sangue e miúdos de pato aos quais são acrescentados ameixa, pêssego, cenoura, salsa, pimenta e sal. Sopa de nata - feita com beterraba, cenoura, salsa e vinagre. Sopa de nata com batatinha - semelhante a sopa de nata, a qual se acrescenta batatinha e tomate. Conhecida como barszcz. Kapusnisk - costelinha de porco defumada com repolho cortado miúdo e temperado com sal. Kotlet - lombinho de porco com osso, temperado com sal e pimenta, passado no ovo batido. Hidro-mel - “bebida dos reis” feita de água e mel. É uma bebida forte e bastante utilizada.
ETNIA POLONESA- ALIMENTAÇÃO - Costumam fazer diversos refrescos com frutas diversas como a uva que é também aproveitado para fazer sagu. Usavam muito o chá da Índia e o chá mate.
ETNIA POLONESA- RELIGIÃO - Quase todos os Poloneses são Católicos. São devotos venerando muito Nossa Senhora. Tanto homens quanto senhoras usam medalhas principalmente de Maria Santíssima.
ETNIA POLONESA- FESTIVIDADE NATALINA - O Natal é uma comemoração que os imigrantes e descendentes poloneses fazem com cerimônia diferente do comum. Neste dia ninguém trabalha. Deixam tudo preparado na véspera, inclusive as refeições. Algumas famílias tem o costume de armar o pinheirinho. Se há “Missa do Galo”, toda a família vai assistir a ela e todos vão à comunhão.
ETNIA POLONESA- A CEIA NATALINA - A mesa é coberta por uma toalha de linho sob a qual é colocado alfafa, feno trigo ou centeio que é trazido e abençoado pelo pai. Estas serão as primeiras sementes a serem plantadas. O jantar só pode começar ao surgir das estrelas.
ETNIA POLONESA- A CEIA NATALINA - Para esta ceia, toda a comida é feita sem gordura. O trigo granulado, descascado e socado com pilão, é cozido durante um dia e adocicado. O arroz é preparado com sal, sendo depois, enrolado em folha de repolho e assado no forno. O repolho, bem picado, é colocado sobre a mesa, em massa de pastel com sal, e cozido em água. Na ceia, a bebida ingerida é o chá doce.
ETNIA POLONESA- A CEIA NATALINA - O que restou do jantar é recolhido somente no dia seguinte, quando é feita a lavagem da louça. Após a ceia toda a família reunida cantava cantos próprios de Natal: • “Aniot pasterzam mowit” - O Anjos anunciam os pastores. • “Bog sis rodzi moc truchleje” - Deus nasce. • “Dznejene Betlejan” - Hoje em Belém. • “Gody sis Clystus rodzi” - Onde Cristo nasce.
ETNIA POLONESA- FICHA TÉCNICA - Criação: Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira Gessi T. Coletto; Gisele Rogoski; Deise Kowalski; Francieli Lefle; Graciele Marmelicz; Cláudia Polanczyk; Eloísa Zalewski; Gislaine dos Santos. Apoio Técnico: Fernando Neves dos Santos