1 / 22

Redes FDDI

Redes FDDI. A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi baseada no projeto 802 do IEEE, mas acabou sendo padronizado pela ANSI, sob o número X3T9.5. Redes FDDI.

leona
Télécharger la présentation

Redes FDDI

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Redes FDDI A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi baseada no projeto 802 do IEEE, mas acabou sendo padronizado pela ANSI, sob o número X3T9.5.

  2. Redes FDDI Similaridade entre as camadas do FDDI e a arquitetura IEEE 802.

  3. Redes FDDI Sua taxa de transferência máxima é de 100 Mbps e permite uma rede com extensão máxima de 100 Km (sendo que a cada 2 Km é necessário haver um repetidor, ou seja,o limite de distância entre cada nó é de 2 Km) e com 500 computadores interligados. Um segundo padrão FDDI, chamado FDDI-II, opera a uma taxa de transferência de 200 Mbps.

  4. Redes FDDI A FDDI é uma rede em anel como a Token Ring, mas com algumas diferenças substanciais: A topologia da arquitetura FDDI é uma rede em duplo anel. Cada um dos anéis opera em um sentido contrário ao outro. Quando a rede está operando em suas condições normais, somente um dos anéis, chamado primário é usado.

  5. Redes FDDI Caso ocorra algum problema com esse anel (por exemplo, a conexão seja rompida), então o segundo anel (anel secundário) é utilizado.

  6. Redes FDDI A detecção e a recuperação de falhas é uma das grandes diferenças entre o FDDI e o Token Ring. Em princípio, se uma máquina falhar rompendo a conexão com os dois anéis, a rede deixa de funcionar, já que ambos os anéis estarão interrompidos, impedindo a circulação da ficha. A rede FDDI, no entanto, tem a capacidade de se reconfigurar de modo a criar um anel excluindo a máquina problemática.

  7. Redes FDDI O anel primário é conectado ao anel secundário no ponto onde a rede foi interrompida, formando novamente um anel.

  8. Redes FDDI O processo de detecção de falhas - chamado beaconing - é muito interessante. Quando uma máquina percebe que há uma interrupção no anel, ela emite um alarme para a máquina acima dela. Essa máquina, ao receber o sinal de alarme, emite também um alarme, para a máquina acima e também responde à máquina anterior que recebeu o pedido de alarme. Esse processo continua até que uma das máquinas não responda ao pedido de alarme, esta será a responsável pela interrupção.

  9. Redes FDDI Caso todas as máquinas respondam corretamente ao pedido de alarme e o pedido dê uma volta completa no anel (isto é, a máquina que gerou o alarme recebe o mesmo pedido de alarme vindo da máquina anterior a ela no anel), isso significa que o anel já foi reestabelecido e que a rede pode voltar a operar corretamente.

  10. Redes FDDI As máquinas presentes em redes FDDI, assim como as Token Ring, podem ser interligadas usando dispositivo concentrador (hub FDDI). Esse hub é responsável por fazer a conexão das máquinas. Neste caso, é o concentrador que monta, internamente, o anel da rede.

  11. Redes FDDI Máquinas que estejam conectadas usando os dois anéis são chamadas de classe A. Opcionalmente as máquinas podem ser conectadas usando-se somente um anel, igual ao que acontece em redes Token Ring. Essas máquinas são classificadas como classe B e obviamente perdem a capacidade de reconfiguração da rede em caso de falha do anel.

  12. Redes FDDI O funcionamento básico da arquitetura FDDI é igual ao funcionamento das redes Token Ring. Uma ficha circula no anel e, quando alguma máquina quer transmitir um quadro de dados, ela captura essa ficha e a substitui por um quadro de dados.

  13. Redes FDDI A diferença é que na rede Token Ring só é possível o uso de uma única ficha circulando no anel. Em redes FDDI, pode haver várias fichas circulando no anel simultaneamente. Como a ficha circula sempre a uma velocidade conhecida, é possível manter outras fichas circulando sem haver qualquer tipo de colisão ou conflito.

  14. Redes FDDI Como elas circulam a uma mesma velocidade e estão em locais diferentes da rede, elas nunca se encontrarão, isto é, nunca haverá uma colisão das fichas. Ilustração das fichas circulando.

  15. Redes FDDI Camada Física - transmissão: A transmissão de dados em redes FDDI é feita utilizando a codificação 4B/5B, já que as redes Ethernet operando a 100 Mbps utilizam esse mesmo tipo de codificação. Essa codificação consiste em pegar cada grupo de quatro bits de dados e transmiti-lo na forma de cinco bits. Com isso temos disponíveis 32 números diferentes para transmitir 16 números de dados.

  16. Redes FDDI Camada Física - transmissão: Sobram 16 números para serem usados como controle. A diferença da codificação 4B/5B usada no Ethernet para a usada no FDDI é que no Ethernet são utilizados apenas quatro números para controle, enquanto que no FDDI são utilizados oito números para controle.

  17. Redes FDDI Camada Física - Cabeamento: As redes FDDI utilizam fibras ópticas de modo múltiplo operando com um cumprimento de onda de 1300 nm. Na ponta dos cabos é utilizado um conector chamado MIC. O comprimento total de cada anel FDDI pode ser de até 100, km, sendo que cada cabo de fibra óptica pode ter até 2km. O FDDI possui ainda um limite de 500 máquinas na sua rede.

  18. Redes FDDI Controle de Acesso ao Meio (MAC) Essa camada é a responsável por pegar os dados enviados pela camada superior (Controle do Link Lógico, LLC) e criar o quadro FDDI. Esse quadro FDDI será enviado para a camada física de forma a ser transmitida na rede. Existem dois tipos de quadro FDDI: a ficha (token) e o quadro de dados.

  19. Redes FDDI Controle de Acesso ao Meio (MAC) Estrutura da ficha, token: Estrutura do quadro de dados:

  20. Redes FDDI Controle de Acesso ao Meio (MAC) PA (Preâmbulo): são 16 ou mais símbolos Idle, usados para separar a transmissão consecutiva de dois quadros. Ou seja, entre dois quadro transmitidos consecutivamente, existirão pelo menos 16 símbolos Idle. Como vimos, o símbolo Idle possui valor 11111. SD (SatartingDelimiter): indica o início do quadro. FC (Frame Control): informa o tipo de quadro.

  21. Redes FDDI Controle de Acesso ao Meio (MAC) DA (DestinationAddress): aponta o endereço MAC da placa de rede de destino. AS (SourceAddress): aponta o endereço MAC da placa de rede que está transmitindo o quadro. Dados: área de dados do quadro. Pode conter até 4.478 bytes de dados, essa área é variável e o seu final é informado por um símbolo ED.

  22. Redes FDDI Exercícios: Conceitue o funcionamento de uma rede FDDI: Qual a principal diferença entre as redes tokenring e FDDI? Como funciona o processo de detecção de falhas numa rede FDDI? Resuma a camada física de uma rede FDDI:

More Related