170 likes | 431 Vues
O AMOR HUMANO. Falar de Amor, é falar de um presente maravilhoso que Deus colocou no coração de cada ser humano para ser partilhado. Há três palavras no grego que são traduzidas por amor, mas com significados diferentes: Eros : Impulso ou força de atracção mútua;
E N D
Falar de Amor, é falar de um presente maravilhoso que Deus colocou no coração de cada ser humano para ser partilhado Há três palavras no grego que são traduzidas por amor, mas com significados diferentes: Eros: Impulso ou força de atracção mútua; Philia: Amigo da sabedoria “significado mais sentimental e espiritual”; Ágape: Um Amor oblativo e espiritual. “O ser humano torna-se realmente ele mesmo, quando corpo e espírito se encontram em intima unidade: eros, philia e ágape”.Encíclica “Deus é Amor”, escrita pelo Papa Bento XVI
AMOR: O amor cresce devagar, como uma árvore; O amor continua a crescer mesmo depois de perceber que a outra pessoa " desiludiu”; O amor está interessado no bem-estar e FELICIDADE da outra pessoa; O amor sonha, mas sem exageros. Sabe equilibrar os sonhos com a realidade; Para quem ama, o relacionamento total é mais importante do que a atração física; O amor gosta de estar com a outra pessoa por amizade, companheirismo, carinho; O amor é o que é. Não tem medo de mostrar falhas e virtudes (qualidades).
O Amor adulto está fundado: • Na aceitação do outro como diferente; • Na fidelidade; • No perdão; • Na responsabilidade; • No diálogo; • No respeito pela liberdade, princípiosmorais e religiosos do outro.
AMIZADE / NAMORO ADOLESCÊNCIA: É a época das grandes amizades. Tempo de descoberta de si mesmo e do outro. É neste ambiente que surgem as primeiras paixões. NAMORO: Quando uma pessoa é especial e com ela partilham algum do vosso tempo. Pode ser a resposta aos vossos sonhos, então essa pessoa torna-se única na vossa vida. Ela ajuda-vos a derrubar barreiras, a sair da solidão e a relacionar-vos melhor com os outros. É o começo de uma vida nova, nada é estranho e tudo é possível de se concretizar.
A atração afetiva e física entre dois jovens leva ao namoro. O namoro é um tempo de: Reflexão; Diálogo; Conhecimento mútuo; Preparação do futuro a dois para uma escolha definitiva.
A SEXUALIDADE: ABERTURA À VIDA A Sexualidade: afeta todos os aspetos da pessoa humana, na unidade do seu ser corpo e da sua alma. Diz respeito particularmente á afetividade, à capacidade de amar e de procriar e à aptidão de criar laços de comunhão com outros; Quando se fala de sexualidade não se está a falar apenas de sexo; Quando se fala de sexualidade, fala-se de sentimentos entre as pessoas, de ternura, de afeto, de comunicação e de prazer; É difícil de definir a sexualidade porque o homem e a mulher são seres sexuados e, por isso, a sexualidade está integrada em todo o nosso ser e o nosso estar; Conduz à constituição de uma família e ao nascimento de filhos; Contribui para o bem-estar e amadurecimento psico-afetivo dentro da família. Esta envolve, não apenas as alterações biológicas, mas particularmente as emoções, os afectos, os comportamentos e as atitudes.
VIVÊNCIA PROBLEMÁTICA DA SEXUALIDADE • O assédio sexual:Através de olhares incómodos, toques despropositados, mensagensinconvenientes com segundas intenções, etc.; • A pedofilia:É a atração erótica de adultos por crianças ou adolescentes, • a Organização Mundial de Saúde classifica a pedofilia como uma desordem da mente e da personalidade do adulto; • A violação:Realização de relações sexuais sem consentimento mútuo, impostas por meio de violência; • A prostituição:É a compra e venda do corpo; • A pornografia:É a exposição do corpo e de práticas sexuais com o objetivo de suscitarprazer ao observador ou ao leitor. É uma atividade comercial tanto para os modelos como para os empresários; • A homossexualidade:Atração erótica entre pessoas do mesmo sexo; • O incesto:Relações sexuais entre família mais próxima (pai ou mãe, irmão ou irmã) • A relação sexual precoce:Muitos adolescentes começam a ter relações sexuais sem preparação alguma. Daí estarem expostos a doenças sexualmente transmissíveis e a uma gravidez indesejada com riscos físicos, psíquicos e sociais muitas vezes graves.
PLANEAMENTO FAMILIAR É a tomada de decisão do casal que permite escolher:Quando quer ter um filho; O número de filhos que deseja ter; O espaçamento entre os filhos. Transmitir a vida humana não é uma ação técnica, mas uma obra bela e original da humanidade. Por conseguinte exige reflexão e tomadas de decisão ponderadas e responsáveis. Métodos contracetivos: Naturais: (temperaturas e ovulação) Métodos físicos (preservativos, D.I.U, etc.) Métodos químicos (espermicidas); Métodos hormonais (pílula).
A FAMILIA COMO CÉLULA DA SOCIEDADE Família: • significa companhia, ajuda, apoio, felicidade, estabilidade afetiva… • É no seio da família que as pessoas aprendem os primeiros passos em direção à felicidade e à realização pessoal; • Os pais têm o dever de “educar os filhos nos valores fundamentais da vida humana”; • Os filhos “devem colaborar na vida familiar e no desempenho das suas responsabilidades e respeitar aqueles que lhe deram a vida, amor e dedicação”. A Família de Jesus É um modelo para todas as famílias cristãs Segundo o texto do Evangelho(Marcos 3, 20-21.31-35) Jesus: Entrou numa casa onde se encontrava uma multidão que o queria ouvir. A casa representa o lugar dos que estão dispostos a ouvir Jesus. Os familiares de Jesus foram ter com ele, para o levarem de volta para casa, porque julgavam que ele estava mentalmente perturbado. Jesus entendia que a sua Missão consistia em fundar uma nova família em que as pessoas estivessem unidas pela mesma vontade de cumprir a vontade de Deus e não necessariamente por laços de sangue
O AMOR NA BÍBLIA Nos 10 Mandamentos aparecem normas relativas à vivência da sexualidade: “Não cometerás adultério.” (Ex. 20,14)Jesus também condena o adultério porque é um atentado ao Amor entre o casal. (Mt. 5,27-28) Jesus viveu o Amor, dando a vida pela Humanidade para a ensinar a amar. Deixou-nos um Mandamento Novo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”(Jo. 15, 12-13)
O AMOR NO NOVO TESTAMENTODeusé amor. "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." (I João 4:8)"E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele." (I João 4:16) O amor de Deus pela humanidade é um amor completo e incondicional.
Há várias maneiras dos cristãos viverem o Amor: . No Sacramento do Matrimónio; . Na Vida Consagrada (há mulheres e homens que vivem o seu amor, numa entrega total a Deus e à humanidade).