1 / 28

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ. CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA. YOUPRAY. Pai Nosso Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

livia
Télécharger la présentation

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA

  2. YOUPRAY Pai Nosso Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Pois Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre. Ámen Cf. Mt 6, 9-13

  3. AS NOSSAS DATAS PRIMEIRA PARTE EM QUE CREMOS 30 OUT APRESENTAÇÃO 13 NOV PORQUE PODEMOS CRER NÓS, SERES HUMANOS, SOMOS ABERTOS A DEUS 27 NOVDEUS APROXIMA-SE DE NÓS, SERES HUMANOS O SER HUMANO RESPONDE A DEUS 11 DEZO CREDO CRISTÃO 15 JANCREIO EM DEUS PAI 29 JAN CREIO EM JESUS CRISTO, FILHO UNIGÉNITO DE DEUS 12 FEV CREIO NO ESPÍRITO SANTO

  4. O Credo Cristão

  5. Será possível definir a Fé?

  6. O que são os Símbolos ? E para que servem?

  7. Contemplar Expressar Aprender Transmitir Celebrar Viver

  8. Credo(lat. credo = creio) Primeira palavra do Símbolo dos Apóstolos, tornou-se a designação para vários textos da Igreja em que os conteúdos essenciais da fé são viculativamente sintetizados. Youcat, pág. 27.

  9. Credo in Ligar – vincular – confiar – contar com Reconhecer – dar-se conta de uma realidade Uma adesão pessoal dinâmica

  10. Creio em Deus Pai • Como falar de Deus? • Como dizer o indizível? • Mas não podemos deixar de falar e de tentar, dizê-lo! • Com a consciência de que se trata de uma ousadia! • Com a certeza de que Deus é sempre mais!

  11. Creio em Deus Pai E mais difícil se revela ainda esta tarefa, quando, muitos têm a impressão de que Deus está a ser afastado, do nosso mundo concreto, de tal maneira que da afirmação ‘Deus está aqui!’ parece que estamos a passar para a dúvida que se interroga ‘onde está Deus?’. Do ‘tudo fala de Deus’ parece que estamos a passar à experiência do ‘estamos sem notícias de Deus’.

  12. Creio em Deus Pai “Deus” Quando dizemos esta palavra temos alguma ideia na cabeça, uma “imagem” de Deus. (Nuno Tovar de Lemos s.j.)

  13. Creio em Deus Pai Imagem destorcida - O Deus-energia. Imagem destorcida - O Deus-universo. Imagem destorcida - O Deus-das marionetas. Imagem destorcida - O Deus-polícia. Imagem destorcida - O Deus-comp. seguros. Imagem destorcida - O Deus-relojoeiro. Imagem destorcida - O Deus-”Princepezinho”.

  14. Creio em Deus Pai Imagem de Deus: Um Pai Maternal (Pai/Mãe)… …um Pai Maternal que ama!!!!!!!!!! Esta dimensão de Deus Pai não anula, de maneira nenhuma todas as outras dimensões, com as quais estamos habituados a pensá-lo. Pelo contrário, a justiça, a santidade, a majestade, a plenitude são outra forma de se manifestar o mesmo amor do Pai.

  15. Creio em Deus Pai O ser humano vai sendo constituído na sua identidade à medida que vai integrando a relação que tem com os pais e com aqueles que o rodeiam. Quando todo este processo é marcado pela ternura e pelo amor, o ser humano é capaz de ter uma confiança radical na existência.

  16. Creio em Deus Pai Também na relação com Deus esta realidade está presente. Se a imagem que nos dão de Deus é a imagem de um Deus que está atento a tudo o que nós fazemos para constantemente nos pedir contas e nos castigar, então a relação com Ele far-se-á fundamentada na desconfiança e no conflito, ou pura e simplesmente será ignorada e posta de lado. Se, pelo contrário, nos falam e testemunham Deus como Pai, então seremos capazes de entender essa relação como sendo imprescindível para a nossa existência e seremos capazes de entender que ela é constitutiva do nosso ser.

  17. Creio em Deus Pai ”A história moderna do ocidente cometeu o erro de concentrar a atenção do homem nas ordens morais, psicológicas e sociais. Em consequência percebeu a vida humana e a relação com Deus sobretudo como um fazer moral, ruptura moral, ou reconstrução moral. O pecado foi a categoria determinante da relação com Deus num sentido, e o cristianismo compreendeu-se como proposta de redenção enquanto perdão, superação ou anulação do pecado. Isto causou uma depauperação tanto do sentido soteriológico fundamental da vida humana, como do sentido da mensagem cristã, que é muito mais fundo e complexo do que essa significação deixa suspeitar”. OlegarioGonzález de Cardedal, Laentrañadel cristianismo, Secretariado Trinitario, Salamanca 1997, 3

  18. A modo de conclusão O nosso falar de Deus não pode continuar a ser, como muitas vezes tem sido, um falar acerca de algo com o qual nós não estamos verdadeiramente comprometidos, ou então, um falar que não nos compromete na intervenção activa no mundo em que vivemos.

  19. A modo de conclusão Na verdade, muitas vezes falámos da essência de Deus como se fala da essência das coisas. Mas quando queremos falar de uma pessoa, querendo referir-nos ao mais nuclear e íntimo, então falamos das suas entranhas. Nota: Entranha é a tradução da expressão Rèhem, que significa o seio materno, o útero, o lugar originário do surgimento da vida humana. Neste sentido entranhas (Rahamim, plural de Rèhem) podem significar aquilo que é o irredutivelmente pessoal. E as ‘entranhas’ de Deus são ‘entranhas’ de Amor

  20. A modo de conclusão Deus é amor e é a fonte da caridade. Uma tríplice dimensão compõe esta experiência: Somos amados por Deus. Podemos amar a Deus. Podemos amar os irmãos.

  21. A fé em Cartoon – Pecado Original

  22. A fé em Cartoon – Pecado Original

  23. A fé em Cartoon – Pecado Original

  24. A fé em Cartoon – Pecado Original

  25. A fé em Cartoon – Pecado Original

  26. www.theyoucatforyou.com padre.nuno.amador@gmail.com TPC PROXIMA SESSÃO | 29 DE JANEIRO CREIO EM JESUS CRISTO, FILHO UNIGÉNITO DE DEUS ICHTHYSIesusChristos TheouHyosSoter O que significa afirmar que Jesus Cristo é o salvador? Das diversas citações presentes neste capítulo escolhe aquela que mais impacto teve para ti. Se quiseres partilha as razões dessa escolha? A fé em cartoon Procura (ou desenha, porque não!) um cartoon que nos ‘fale’ da salvação.

  27. PROXIMA SESSÃO 29 DE JANEIRO 2014 Creio em Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus

  28. YOUPRAY Oração da Noite Eu sei que Tu és meu Pai, que nos teus braços estou seguro. Eu não Te quero perguntar como me guias, eu quero seguir-Te sem me preocupar. E se me deres o poder de guiar a minha própria vida, com a confiança de uma criança, devolvo-a às tuas mãos. Ámen.

More Related