1 / 17

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09. Jornadas X. Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza 2765-343 ESTORIL

majed
Télécharger la présentation

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza2008-09 • Jornadas X Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza 2765-343 ESTORIL Tel.: 21 468 99 20 | Email: galiza.centrosocial@gmail.com | http://www.salesianas-por.net/galiza/index.html

  2. a CARIDADE jamais acaba 1 Coríntios 13

  3. A palavra caridade vem do grego kharis= graça = dom DEUS é kharis, é caridade, é graça, é dom S. Paulo fala de carismas de que modo? Kharis ou carisma são a mesma palavra

  4. S. Paulo diz que são necessários todos os carismas, na Igreja, mas que estejam ao serviço da CARIDADE

  5. Da Caridade ( kharis ) São Paulo vai tecer um elogio em 1 Cor 13, conhecido pelo ‘Hino à Caridade’

  6. Um caminho que ultrapassa todos os outros Para isso há que trilhar… …o caminho da CARIDADE

  7. Da 1ª Carta de S. Paulo aos Coríntios 13, 1-13: 13 1* Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine.2Ainda que eu tenha o dom da profeciae conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou.3Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado,se não tiver amor, de nada me aproveita. 13 1* Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Ainda que eu tenha o dom da profeciae conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou. 3Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado,se não tiver amor, de nada me aproveita.

  8. 4*O amor é pacienteo amor é prestável,não é invejoso,não é arrogante nem orgulhoso,5nada faz de inconveniente,não procura o seu próprio interesse,não se irrita nem guarda ressentimento.6Não se alegra com a injustiça,mas rejubila com a verdade.7Tudo desculpa, tudo crê,tudo espera, tudo suporta.

  9. 8*O amor jamais passará.As profecias terão o seu fim,o dom das línguas terminaráe a ciência vai ser inútil.9Pois o nosso conhecimento é imperfeitoe também imperfeita é a nossa profecia.10Mas, quando vier o que é perfeito,o que é imperfeito desaparecerá.11Quando eu era criança, falava como criança,pensava como criança,raciocinava como criança.Mas, quando me tornei homem,deixei o que era próprio de criança.

  10. 12*Agora, vemos como num espelho, de maneira confusa; depois, veremos face a face.Agora, conheço de modo imperfeito;depois, conhecerei como sou conhecido.13*Agora permanecem estas três coisas:a fé, a esperança e o amor;mas a maior de todas é o amor. Palavra do Senhor

  11. o caminho da C A R I D A D E até à plenitude da vida

  12. Sem a Caridade, nada sou. Acções como esta, tão admiráveis!... E não me servem? Porquê?... T O R R E D E B A B E L Porque, no fundo, é a admiração que eu procuro… Enquanto me não libertar do egocentrismo, não é o bem dos outros que realmente me interessa. Na prática, eles são usados para meu proveito. O que devo fazerentão? • O que só pela CARIDADE é possível. E a minha vida continua encerrada na minha individualidade.

  13. A CARIDADE é paciente, bondosa é a CARIDADE. A Caridade existe, na medida em que se pratica. Que vale dizer a uma pessoa que a amo e lhe quero bem, se não lhe faço o bem que quero e não evito todo o mal que a prejudique? Quem age, levado pela paciência e a bondade, é quem tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo aguenta. A pessoa que amo, é tudo para mim. Tanto, que por ela até faço mais do que posso, transcendendo as minhas capacidades humanas. tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo aguenta.

  14. A vida que tenho, se partilhada e aceite pelos outros, alarga-se à vida deles, que passam, por sua vez, a viver também para mim e para outros, numa torrente de vida que não tem fim. A caridade gera sempre mais caridade e mais vida. Para tanto, dadas as nossas limitações, precisamos de um outro que, ELE sim, é por Sua natureza capaz de tudo transcender, na sua CARIDADE. Diz o Salmo 102, 8: “O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e cheio de bondade.”

  15. E porque o Senhor a todos ama tanto, deu-lhes o próprio Filho que se humilhou si mesmo e por todos deu a vida. Só em Deus a caridade atinge a sua verdadeira dimensão.

  16. A C A R I D A D E J A M A I S A C A B A R Á A caridade de que já vivo desde então, será completa quando dela gozar para sempre

  17. A fé e a esperança terminam com a visão beatífica na eternidade, por isso a caridade é a maior. Mas nesta vida preciso das três. Porque sem fé e esperança estou privado do Deus, sem o qual não terei caridade… nem a indescritível felicidade que ela me proporciona, já nesta vida.

More Related