1 / 28

O céu visto do chão

O céu visto do chão. O céu parece uma grande “cúpula”. Zênite e horizonte são definidos localmente. A Esfera Celeste. É impossível dizer quão distante os objetos estão. Ou seja, não há a noção de profundidade!. Equador Celeste e Pólos Celestes.

marika
Télécharger la présentation

O céu visto do chão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O céu visto do chão O céu parece uma grande “cúpula”. Zênite e horizonte são definidos localmente.

  2. A Esfera Celeste É impossível dizer quão distante os objetos estão. Ou seja, não há a noção de profundidade!

  3. Equador Celeste e Pólos Celestes

  4. Nós projetamos a Terra no céu, e sua rotação aparece refletida pelo movimento da Esfera Celeste. O movimento “diurno” é apenas o resultado da rotação da Terra. Visão no Hemisfério Norte

  5. Visão no Hemisfério Sul

  6. Altitude e Altura do Pólo

  7. Nascer e Ocaso em Função da Latitude

  8. Nascer e Ocaso em Função da Latitude

  9. Localizações Especiais

  10. Estrelas Circumpolares

  11. Latitude e Longitude (Orientação na Terra)

  12. Coordenadas Celestes Horizontais  altitude e azimuth Equatoriais  ascenção reta (longitude) e declinação (latitude) \ origem roda junto com as estrelas

  13. Ascenção Reta e Declinação

  14. O Plano da Eclíptica A projeção do caminho do Sol na esfera celeste, ou equivalentemente, a projeção do plano da órbita da Terra. A inclinação é de 23,5 graus.

  15. Ponto Vernal (Zero da Ascenção Reta)

  16. Estrelas Matutinas e Vespertinas Nós vemos Mercúrio e Vênus seguirem o Sol no céu. Eles podem se pôr depois do Sol ou nascer antes dele. Se eles se põem depois do Sol nós os vemos ao entardecer. Isto é resultado de suas órbitas serem internas à nossa. Ou seja, eles podem ser vistos apenas em certos ângulos máximos em relação ao Sol.

  17. Constelações do Zodiaco

  18. Constelações do Zodiaco Constelações ao longo da Eclíptica são chamadas de “Zodíaco”. As constelações visíveis mudam ao longo do ano porque a Terra orbita em torno do Sol. Lembre-se que ambos se movem, mas o Sol é muito mais massivo que a Terra e sua aceleração é essencialmente zero. As estrelas visíveis no verão, estarão “ofuscadas”, no inverno, pelo Sol.

  19. A Terra anda cerca de 1 grau a cada dia de sua órbita como um resultado as constelações andam 1 grau para oeste

  20. Variações do Caminho do Sol no Céu e a duração da noite e do dia

  21. Estações do Ano

  22. A razão das estações

  23. Os dias são mais curtos, mas o Sol também é menos efetivo no aquecimento da Terra. Isto é porque a luz do Sol cai numa área efetivamente menor. Por quê o inverno é frio, apesar do Sol estar alto?

  24. Inverno, Verão e os Trópicos

  25. O Sol da Meia Noite Acima do Círculo Ártico/Antártico o Sol nunca se põe durante o verão. Ele viaja num círculo inclinado em torno do céu.

More Related