1 / 16

Marrocos

Marrocos. Localização.

mauli
Télécharger la présentation

Marrocos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Marrocos

  2. Localização O Marrocos, também é conhecido como Reino de Marrocos, é um país africano situado no extremo noroeste do continente, limita-se ao norte com a Espanha, através do estreito de Gibraltar, além do Mar Mediterrâneo, a leste com Argélia, ao sul com o Saara Ocidental e a oeste com o Oceano Atlântico.

  3. Curiosidades... O país desenvolve basicamente atividade agrícola, além do setor de serviços e indústrias de beneficiamento e mineração. Azeitonas, frutas secas, temperos exóticos... Caminhar pelas medinas é descobrir o Marrocos verdadeiro

  4. Curiosidades... As indústrias processam principalmente produtos alimentícios, têxtil, artigo de couro, adubos entre outros. Bairro da Peles

  5. Curiosidades... Quem viaja pelo Marrocos também se impressiona com a arquitetura típica das mesquitas e dos suntuosos palácios. Como, segundo o islamismo, nenhum ser vivo pode ser representado, a decoração é abstrata, repletas de relevos, mosaicos geométricos e delicados arabescos. Mesquita em Marrakech

  6. Mesquita Hassan, em Casablanca

  7. Curiosidades... • O turismo é uma fonte de renda importante ao país. • O Marrocos de hoje é o resultado de múltiplas influências:foi colonizado primeiro pelos fenícios, depois por romanos, bizantinos e árabes, que o transformaram num país islâmico. • Tornou-se colônia francesa e espanhola no século XIX, até conquistar sua independência em 1956. • O reino do Marrocos é considerado um dos mais ocidentalizados entre os países árabes e, algumas de suas cidades, como Casablanca e Rabat, a capital, têm um lado bem moderno. • Paralelamente, a parte da cidade ocupada pela medina (bairro árabe antigo), a parte mais interessante para um estrangeiro, conserva a arquitetura, os costumes tradicionais, o souk (mercado típico) e pequenos ateliers de artesãos.

  8. Bandeira A Bandeira do Marrocos é vermelha com uma estrela verde ao centro. A estrela é símbolo de saúde, sabedoria e paz. Se usa a cor verde na estrela porque é a cor do Islamismo Pentagrama Verde O pentagrama verde representa o Selo de Salomão. Representa ainda a deusa Ishtar, associada pelos muçulmanos a Fátima, filha do profeta Maomé. Na bandeira do Marrocos, o pentagrama representa o elo entre Deus e a nação. Cores Verde e Vermelho As cores verde e vermelho são tradicionais nas bandeiras de países árabes. O verde representa o Islã.

  9. Brasão de Armas O Brasão de armas de Marrocos é muito peculiar. Foi criado pelos artistas gráficos Hainaut e Gauthier consistindo de um pentagrama representando o Selo de Salomão num fundo vermelho com a Cordilheira das Montanhas do Atlas encimado com um Sol nascente com quinze raios dourados num campo azul com a coroa real. Suportando o escudo estão dois leões representando então o mítico Leão do Atlas, um animal muito forte no imaginário marroquino. Na tira em baixo há uma frase em Árabe que diz: “Se acudires a Deus, Ele acudir-te-á” retirada do Alcorão, Verso 7, Sura 47. Em árabe: إن تنصروا الله ينصركم, transcrição: In TansourouAllahaYansouroukoum.

  10. O Leão de Atlas O leão-do-atlas é a maior e mais feroz de todas as subespécies de leão, em que os machos chegar a pesar mais de 300 kg e as fêmeas mais de 200 kg. É o segundo maior felino que existe, sendo superado só pelo tigre-siberiano. Os machos têm como característica principal uma juba preta, que cobre grande parte de seu corpo. O último leão-do-atlas em liberdade foi morto em 1922 em Marrocos, nas montanhas do Atlas. Há espalhados por vários jardins zoológicos pelo mundo fora, vários leões descendentes dos leões do Atlas. Há um projecto chamado de “ProjectoLeão-do-atlas” que prevê reproduzir o leão através de escolha selectiva de ADN para que depois de recriar o leão-do-atlas, este seja reintroduzido na natureza num parque natural protegido em Marrocos.

  11. Hino Cherifiano - Letra O hino nacional de Marrocos é designado como o HymneChérifien – Hino Xarifiano – e foi adotado como o hino do Reino de Marrocos mesmo antes de o país conquistar a independência em 1956. A música do hino nacional marroquino foi composta por Léo Morgan e a letra no idioma árabe foi escrita por Ali SqualliHoussaini em 1970.

  12. Breve história • Os habitantes originais foram os berberes, mas não há registros históricos antigos deles. Os fení­cios se estabeleceram em pequenos povoados costeiros, mais estes foram destruí­dos pelo Império Romano quando o Marrocos se tornou proví­ncia da Mauritânia Tingitana. O governo romano sucumbiu diante dos invasores vândalos, os quais a sua vez foram submetidos pelo exército bizantino.

  13. Breve história • A invasão árabe de 648 d.C. finalizou com o controle europeu no Magreb, ainda que o primeiro governo muçulmano importante não foi estabelecido até o século VIII. Depois de muitos séculos de governo por parte de pequenas dinastias locais, com considerável influência turca, os franceses intervieram em 1904. O país ficou dividido em um protetorado francês e outro espanhol em 1912, mais doze anos mais tarde o controle francês abarcou todo o território. Um forte sentimento nacionalista levou o povo a independência sob o sultão Mohamed Bem yusef em 1956. No ano seguinte, foi proclamado Rei Mohamed V. Cinco anos mais tarde, ao falecer, foi sucedido pelo Rei Hassan (que faleceu em 1999) e foi sucedido por seu filho Mahamed VI. • GovernoO Marrocos é uma monarquia bastante estável.

  14. Religião História cristã • Este paí­s experimentou muito pouco do vigor da igreja norte africana, e a limitada influência que ela teve desapareceu com a conquista árabe islâmica do século VII. Atualidade religiosa • 99,4% da população é muçulmana. Existem aproximadamente 20.000 católicos estrangeiros e cerca de 12.000 judeus sefarditas. Há uns 1.000 crentes nacionais (um para cada 30.000 habitantes). Aproximadamente 60 missionários evangélicos (um para cada 500.000 habitantes), trabalham no paí­s, na maioria com empregos seculares. Deste total de missionários subterrâneos, duas dezenas são latino-americanos. e a população é muçulmana.

  15. No Sul de Marrocos é normal ver-se tâmaras à venda. Podem-se comprar já prontas a comer e empacotadas, ou, comprar cachos de tâmaras verdes, que dentro de uma semana ficarão boas a comer

  16. Fontes de Pesquisa • http://www.brasilescola.com/geografia/marrocos.htm • http://www.manualdoturista.com.br/detalhes.asp?pesquisa=1163 • http://www.marrocos.com/informacoes/brasao-armas-marrocos/ • http://www.marrocos.com/generalidades/leao-atlas-marrocos/ • http://www.articleset.net/Instrucao_articles_pt_Educacao-reformas-em-Marrocos.htm • http://www.pmibrasil.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=101:regmarrocos&catid=25:religiaoislamica • http://tudosobreculturamarroquina.wordpress.com/ • http://www.joaoleitao.com/viagens/2007/11/15/coisas-interessantes-estrada-marrocos/

More Related