1 / 11

Homem, Cultura e Sociedade

Homem, Cultura e Sociedade . Professor Humberto Magno Peixoto Gonçalves. Homem, cultura e sociedade . Conceitos iniciais:

may
Télécharger la présentation

Homem, Cultura e Sociedade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Homem, Cultura e Sociedade Professor Humberto Magno Peixoto Gonçalves

  2. Homem, cultura e sociedade • Conceitos iniciais: • Conceito básico de cultura: Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Por exemplo: a terra é natureza e o plantio é cultura. É o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade. Conceito filosófico de cultura Significa que o homem não apenas sente, faz e age com relação à cultura, mas também pensa e reflete sobre o sentido de tudo no mundo.

  3. Quanto mais minuciosamente investiga os dados empíricos e as análises particularizadas oferecidas pelas ciências, mais o filósofo se convence de que o existir humano é essencialmente cultural. Em suma, os homens são seres culturais por natureza. Conceito humanista de cultura Esse sentido humanizante de cultura floresceu entre os romanos, a partir do cuidado com a terra, a “agricultura”, isto é, o trabalho do agro, o cultivo do campo

  4. Atualmente, a perspectiva humanista da cultura perdeu a hegemonia, mas continua válida e freqüentemente exaltada. Na verdade, não foi a cultura humanista que perdeu o crédito, mas sim o humanismo retórico, estéril e fechado em si próprio, conduzindo tristemente ao fascismo. Conceito etnológico de cultura Existem várias definições para essa ciência, o “Aurélio” nos dá três delas. Para nós, a primeira delas é significativa: “Etnologia é um ramo da antropologia que estuda a cultura dos chamados povos primitivos”. Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1771321-conceitos-cultura/#ixzz1mHwUOn7U

  5. Definição: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.

  6. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.

  7. Tudo aquilo que o homem transforma em oposição a natureza seria cultura.

  8. Sociedade: Em sociologia, uma sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas.

  9. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistemasemi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo.

  10. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

  11. Existe uma possibilidade de haver um estado sem sociedade? E uma possibilidade de haver sociedade sem estado?

More Related