Download
per frases verbais n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Perífrases verbais PowerPoint Presentation
Download Presentation
Perífrases verbais

Perífrases verbais

411 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

Perífrases verbais

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Perífrases verbais

  2. Perífrase verbal Elemento de ligação (Preposição) Verbo principal (auxiliado) Verbo auxiliar + + forma finita exprime modo, tempo, pessoa, número e aspecto não tem valor semântico próprio forma infinita não exprime modo, tempo, pessoa, número ou aspecto tem valor semântico próprio uma unidade semântica uma significação conjunta uma mensagem modificada

  3. Classificação das perífrases segundo o valor segundo a forma perífrases de gerúndio perífrases temporais perífrases de infinitivo perífrases modais perífrases de particípio perífrases aspectuais

  4. Classificação das perífrases segundo o seu valor Valor temporal Valor modal Valor aspectual obrigação necessidade possibilidade probabilidade permissão proibição intenção início da acção duração final da acção perfectividade (acção concluída) repetição futuridade iminência (futuro próximo) passado recente

  5. Expressão de duração 1. estar a + infinitivo (BR estar + gerúndio) acção progressiva, duração limitada Está quieto, estou a estudar(BRestou estudando) português para o exame de amanhã. 2. andar a + infinitivo (BR andar + gerúndio) acção progressiva, duração prolongada Ando a estudar (BR ando estudando) português há um ano.

  6. 3. ficar a + infinitivo (BR ficar + gerúndio) continuação de uma acção; permanência Ontem, fiquei a estudar (BR fiquei estudando) português até à meia-noite. 4. ir + gerúndio acção única progressiva e gradual A criançaia crescendo em força. 5. vir + gerúndio continuação de uma acção iniciada no passado até o presente Venho sentindo dores no peito.

  7. Expressão de futuro 1. ir + infinitivo intenção e certeza de realizar uma acção num prazo definido Na próxima semana, vamos jantar juntos. 2. haver de + infinitivo intenção de realizar uma acção, mas falta de certeza e prazo definido da realização Um dia, havemos de jantar juntos.

  8. Expressão de um passado recente 1. acabar de + infinitivo O Mário acabou de sair. 2. vir de + infinitivo Venho de falar com a Ana sobre o assunto.

  9. Expressão de início de uma acção ou uma série de acções 1. começar a + infinitivo início de uma acção Comecei a estudar português há dois anos. 2. pôr-se (desatar / romper) a + infinitivo início brusco de uma acção inesperada A criançapôs-se (desatou / rompeu) a chorar. 3. começar por + infinitivo acção inicial numa série de acções Começámos por fazer um exercício de gramática e depois lemos um texto.

  10. Expressão de final de uma acção 1. deixar de + infinitivo final de uma acção habitual A Cristina deixou de fumar. 2. parar de + infinitivo final de uma acção única A Cristina parou de fumar. 3. acabar de + infinitivo final de uma acção A Cristina acabou de fumar.

  11. Expressão de iminência (uma acção quase realizada ou por realizar) 1. andar para + infinitivo acção que está a ser planeada ou a ponto de acontecer Ando para me candidatar a uma bolsa de estudo. 2. estar para + infinitivo acção que está a ponto de ser realizada Estou para ir para Lisboa.

  12. 3. estar por + infinitivo acção que já deveria estar realizada, mas ainda não foi O quarto está por arrumar. 4. ficar de + infinitivo acção cuja realização foi combinada Ficámos de nos encontrar em frente da faculdade. 5. ficar por + infinitivo acção ainda não realizada que deve ser terminada Os exercícios de gramática ficaram por fazer.

  13. 6. ir + gerúndio acção que estava quase a ser realizada, mas não se realizou A avó ia caindo nas escadas. 7. ir a + infinitivo acção que estava a ponto de se realizar, mas não se realizou Eu ia a sair quando vieram os meus amigos de uma visita inesperada.

  14. Expressão de continuação 1. continuar a + infinitivo (BR continuar + gerúndio) Os jovens continuavam a cantar (BR continuavam cantando). 2. prosseguir + gerúndio Os polícias prosseguiam examinando o cenário do crime.

  15. Expressão de hábito 1. costumar + infinitivo Antes de me deitar, costumo beber uma taça de chá com limão. Expressão de repetição 1. passar a + infinitivo acção que deve ser repetida de uma forma melhor Passa a conduzir com mais cuidado! 2. tornar (voltar) a + infinitivo Não tornes (voltes) a falar comigo nesse tom!

  16. Expressão de resultado 1. acabar por + infinitivo (BR acabar + gerúndio) acção finalmente realizada Toda a gente acabou por saber (BR acabou sabendo) o segredo. 2. chegar a + infinitivo conclusão de uma acção difícil de realizar Finalmente, cheguei a ler ”Os Maias”. 3. vir a + infinitivo realização de uma acção pouco provável de se concretizar O Pedro não era muito inteligente, mas veio a ser advogado.

  17. Expressão de obrigação e necessidade 1. ter de + infinitivo forte necessidade; obrigação Tenho de ir ao médico porque não me sinto bem. NB! Na linguagem coloquial é comum substituir ter que por ter de: Tenho que ir ao médico porque não me sinto bem. 2. ter a + infinitivo obrigação Sabes o que tens a fazer.

  18. 3. dever + infinitivo obrigação moral Devíamos ajudar os pobres. 4. precisar de + infinitivo (BR precisar + infinitivo) necessidade Precisamos de ir às compras porque não há nada para comer.

  19. 5. necessitar (+ de) + infinitivo necessidade Necessito (de) saber como funciona esta máquina. 6. haver de + infinitivo necessidade; intenção Hás-de me dar o teu número de telefone, está bem?