1 / 14

Com o rito das Cinzas, iniciamos hoje o tempo sagrado da QUARESMA.

Com o rito das Cinzas, iniciamos hoje o tempo sagrado da QUARESMA. A Bíblia usa com frequência o período de 40 dias (ou 40 anos) para indicar períodos especiais, que criam um clima adequado para algo que vai acontecer. - O Povo caminha 40 anos no deserto, a caminho da Terra Prometida.

nara
Télécharger la présentation

Com o rito das Cinzas, iniciamos hoje o tempo sagrado da QUARESMA.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Com o rito das Cinzas, iniciamos hoje o tempo sagrado da QUARESMA. A Bíblia usa com frequência o período de 40 dias (ou 40 anos) para indicar períodos especiais, que criam um clima adequado para algo que vai acontecer. - O Povo caminha 40 anos no deserto, a caminho da Terra Prometida. Foi uma experiência de Purificação dos falsos deuses, de Adesão aos mandamentos (Aliança) e de solidariedade no deserto...

  2. - Elias caminha 40 dias e 40 noites até o Monte sagrado de Oreb; - O Dilúvio: 40 dias para purificar a humanidade corrompida; - Moisés: 40 dias no Sinai antes de receber a Lei... - Jesus: 40 dias no deserto antes de iniciar a vida pública... - Quaresma é para nós um tempo forte de conversão e renovação em preparação à PASCOA. + A Liturgia nos aponta o espírito que deve animar esse tempo:

  3. Na 1ª Leitura, o profeta Joel convoca o povo de Israel em assembléia e o exorta à conversão: "Rasgai os vossos corações, não as vossas vestes".(Jl 2,12-18) * A Quaresma é tempo de rasgar o coração e voltar ao Senhor. Tempo de retomar o caminho de se abrir à graça do Senhor, que nos ama e no socorre. O Salmo é um forte apelo penitencial: Pequei, Senhor, misericórdia".

  4. Na 2ª Leitura, Paulo exorta os Coríntios e hoje a nós: "Reconciliai-vos com Deus... Eis agora o tempo favorável." (2Cor 5,20-6,2) No Evangelho Jesus apresenta três práticas religiosas dos judeus (a esmola, a oração e o Jejum), que devem ser realizadas com autenticidade, sem exibicionismo...

  5. São também os três caminhos quaresmais apontados pela Igreja: - A Oração nos leva a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus.. - O Jejum nos leva a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior. - A Esmola nos leva a nos doar aos irmãos, no serviço fraterno, em gesto de solidariedade e de partilha.

  6. No caminho de conversão quaresmal, a CNBB nos apresenta a CAMPANHA DA FRATERNIDADE como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social. Tráfico Humano e Fraternidade é o tema em 2014. O lema é inspirado na carta aos Gálatas: "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (5,1).

  7. O Objetivo Geralé identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus

  8. Objetivos específicos são: - Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração; - Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano; - Cobrar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção na vida familiar e social das pessoas atingidas pelo tráfico humano. - Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.

  9. - Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa. - Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado dessas vítimas. A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante: a Organização Internacional do Trabalho atenta para o aumento de vitimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual.

  10. Segundo o site da ONU, no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes, psicologicamente e de recursos. O tema da Campanha da Fraternidade chegará junto com a Copa de 2014, época em que o país receberá muitos eventos e visitantes, o que pode favorecer a ação de aliciadores e traficantes.

  11. A Campanha será intensificada com um trabalho de conscientização para minimizar a prática criminosa. Segundo a ONU, o tráfico de pessoas é bastante lucrativo: movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provém da exploração sexual. Diante de um crime que clama aos céus, como o tráfico humano, não se pode permanecer indiferente.

  12. Que as cinzas, que hoje recebemos, sejam um sinal externo de nossa adesão sincera e ardorosa nessa Campanha... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 05.03.2014

  13. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Hino da CF2014 CNBB http://www.buscandonovasaguas.com

More Related