1 / 29

O QUE É UMA SEITA?

O QUE É UMA SEITA?. AURÉLIO: Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes. O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?. A forma como é encarada a doutrina da Trindade . A Forma como é encarada a autoridade Bíblica.

Télécharger la présentation

O QUE É UMA SEITA?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O QUE É UMA SEITA? AURÉLIO: Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes.

  2. O QUE IDENTIFICA UMA SEITA? • A forma como é encarada a doutrina da Trindade. • A Forma como é encarada a autoridade Bíblica. • A Forma como como é vista a doutrina da Salvação.

  3. BÍBLIA – Porque devo confiar nela? a. Argumento Histórico b. Argumento Textual c. Argumento ‘Religioso’

  4. Argumento Histórico

  5. 1. Línguas Originais Hebraico, Aramaico e Grego

  6. 2. Meios de Transmissão: A. Pergaminhos = Peles de animais com 9m x 25cm

  7. 2. Meios de Transmissão: B. Papiro = melhor conservação e transporte que o pergaminho

  8. 3. QUMRAM: Cavernas no nordeste do Mar Morto, descoberta em 1947 onde foram encontrados manuscritos de 70d.C. Antes disto, os manuscritos mais antigos eram de 900d.C.

  9. 4. SOPHERIM: Escribas. Fizeram padrão, contaram letras, palavras, versículos.

  10. 5. MASSORETAS: • Colocaram vocalização, acentuação no texto hebraico.

  11. `#rahtaw ~ymVhtaî ~yh_l{a aräBtyviarB `#r,a'(h' taeîw> ~yIm:ßV'h; taeî ~yhi_l{a/ ar'äB' tyviÞareB.

  12. Hjtr´ bl n cs d pstrMrcsDv Hoje terá bolo na casa do pastor Marcos Davi

  13. ARGUMENTO TEXTUAL

  14. 1. Crítica Textual: Só o original não tem erro

  15. 2. ALTA Crítica: Combate a integridade das escrituras

  16. 3. BAIXA Crítica: Busca restaurar o texto original

  17. 4. Erros comuns ~ynI)d"D> (Dodanim) líderes ~ynI)d"re (Rodanim) Rodanim (originários de Rodes)

  18. Argumento “Religioso”

  19. Canon/Canonicidade: Kanon = "vara, vara de medir, padrão” Harmonia bíblica Reconhecimento antigo Autor reconhecidamente inspirado

  20. Livros Apócrifos: Escritos nos 400 anos de Silêncio antes do Novo Testamento • II Macabeus 15:38,39 • (Comparado a II Pedro 1.20,21)

  21. 2 Macabeus 15.37-39 Assim se desenrolaram os acontecimentos relativos a Nicanor, e já que a partir dessa época Jerusalém permaneceu em poder dos hebreus, finalizarei aqui minha narração.38. Se ela está felizmente concebida e ordenada, era este o meu desejo; se ela está imperfeita e medíocre, é que não pude fazer melhor. 39. Assim como é nocivo beber somente o vinho ou somente a água, mas agradável e verdadeiramente proveitoso beber a água e o vinho misturados, assim também a disposição agradável do relato é o que causa prazer aos ouvidos do leitor. Aqui, pois, termino.

  22. 2 Pedro 1:20-21 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

  23. Porque a Bíblia é Confiável? a. Argumento Histórico b. Argumento Textual c. Argumento ‘Religioso’

  24. Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:14-17

  25. De onde vem as heresias bíblicas?

  26. Como ler a Bíblia? a. Contexto imediato (quem, o que, quando, por que) b. Contexto bíblico (como isso harmoniza com o restante da bíblia?) c. Contexto histórico (o que este texto comunicou a seus primeiros ouvintes?) D. Como ele se aplica a mim?

More Related