1 / 61

AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010. PARÁBOLA DO SEMEADOR. Presente nos evangelhos de Mateus (cap 13, v. 1-9) , Lucas (cap 8, v4-8) e Marcos (cap 4,v.1-9) No Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XVII: Sede Perfeitos.

orpah
Télécharger la présentation

AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAISCiclo de Palestras USE 2009-2010

  2. PARÁBOLA DO SEMEADOR

  3. Presente nos evangelhos de Mateus (cap 13, v. 1-9) , Lucas (cap 8, v4-8) e Marcos (cap 4,v.1-9) No Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XVII: Sede Perfeitos

  4. Parábola do Semeador é a primeira dentre sete proferidas no mesmo dia por Jesus às margens do mar da Galiléia. • Elas fazem parte do primeiro grupo de discursos feitos por Jesus frente à oposição dos fariseus ao seu ministério.

  5. Parábola do semeador • Parábola do joio • Parábola do grão de mostarda • Parábola do fermento • Parábola do tesouro escondido • Parábola da pérola • Parábola da rede

  6. “Naquelemesmodiasaindo Jesus de casa assentou-se à beira mar e grandesmultidões-se reuniramperto dele, de modoqueentrou num barco e se assentou; e toda a multidãoestavaempénapraia. E de muitascoisaslhesfalouporparábolas, e dizia: - Eisque o semeadorsaiu a semear. E aosemear, uma parte caiu à beira do caminhoe vindo as aves a comerem. Outra parte caiuemsolo rochosoonde a terra era pouca e logo nasceu, vistonão ser profunda a terra. Saindo, porém o Sol, a queimou, e porquenãotinharaiz , secou-se. Outracaiu entre osespinhos, e osespinhoscresceram e a sufocaram. Outraenfimcaiuemboa terra, e deufruto: a cem, a sessenta e a trintapor um. Quem tem ouvidos de ouvir, ouça”

  7. “Atendeivós, pois, à parábola do semeador. A todososqueouvem a palavra do reino, e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o quelhesfoisemeado no coração. Este é o quefoisemeado à beira do caminho. O quefoisemeadoem solo rochoso, esse é o queouve a palavra e a recebe logo, com alegriamasnão tem raizemsimesmo, sendo antes de poucaduração, emlhechegando a angústiaou a perseguiçãoporcausadapalavra, logo se escandaliza. O quefoisemeado entre osespinhos é o queouve a palavra, porémoscuidados do mundo e as fascinação das riquezassufocam a palavra, e fica a infrutífera. Mas o quefoisemeadoem boa terra é o queouve a palavra e a compreende , estefrutifica, e produz a cem, sessenta e a trintapor um”.

  8. Parábola das parábolas (CairbalSchutel) • Síntese dos caracterespredominantesemtodas as almas. • Ensina-nos a distinguir as almaspela boa oumávontadequerecebem a PALAVRA / ENSINAMENTOS / BOA NOVA. • Semeador= Jesus ou qualquer discípulo que divulga a mensagem • Sementecompreendeosensinamentos / a verdade / palavradivina

  9. Semeador = JESUS Questão 625. Qual é o tipomaisperfeitoque Deus tem oferecidoaohomemparalheservir de guia e modelo? • Jesus Semeador com maiorconhecimentodasemente. Pormaisquepareçaque o semeadorfoidescuidado, o desfechodasementeele o conheciacomoqualquerbomagricultor.

  10. A verdade é recebida “por cada um” de um modo muito particular. • Ela é a mesma, porém a variedade dos Espíritos que habitam a Terra a interpretem, tal qual, a sua evolução.

  11. Ensinamentos = Conhecimento das Leis Morais

  12. Questão 615 ( Cap I: Lei divina ou natural) A lei de Deus é eterna? É eterna e “imutável” como o próprio Deus. Questão 803 (Lei de Igualdade) … Deus fez suas leis para todos. O Sol brilha para todos…

  13. A diferença na assimilação dos ensinamentos existe devido as diferenças na evolução espiritual. • Temos aqueles que a compreendem e a praticam sem qualquer resistência, ao contrário daqueles que não a aceitam com tamanha resistência.

  14. Questão 617. (Lei Divinaou Natural) É permitidoaohomemaprofundar se nessas leis? Aumentar o seuconhecimento! SIM, masumaúnicaexistêncianãolhesbastaparaisso. Questão 619. (Lei Divinaou Natural) Deus facultou a todososhomensosmeios de conheceremsua lei? Todospodemconhecê-la, masnemtodos a compreendem. A cada nova existênciaelecompreendemelhor o que é bem e o que é mal.

  15. Questão 804 (Lei de Igualdade) Deus criouiguaistodososEspíritos. Cada um deles, porémviveumaisoumenos tempo e porconseguinteobtevemaioroumenor soma aquisições. A diferença entre elesestánadiversidadedaexperiênciaalcançada e davontade com queprocedem, vontadeque é o livre-arbítrio.

  16. Questões 238 e 239 (cap VI LE - Vida Espiritual) As percepções e os conhecimentos dos Espíritos são ilimitados? Numa palavra: Eles sabem tudo? Quanto mais se aproximam da perfeição, mais sabem. Se são Espiritos Superiores sabem muito. Os Espíritos inferiores são mais ou menos ignorantes a cerca de todas as coisas. Conhecem os Espíritos os princípios das coisas conforme a elevação e pureza que hajam atingido.

  17. Questão 779 (Lei do Progresso) O homemcolheemsimesmo a forçaparaprogredirou o progresso é apenasfruto de um ensinamento? O homem se desenvolveporsimesmo, naturalmente, masnemtodosprogridemaomesmo tempo e do mesmomodo. É entãoqueosmaisadiantadosauxiliam o progresso dos outros, pormeio do contato social. O homemnãopodemanter-se perpetuamentenaignorância, porquedeveatingir o objetivoque a providêncialhesassinalou, ele se esclarecepelaforça das coisas (“experiências”).

  18. Questão 115 (Cap I do Livro Segundo MundoEspiritual) e 634 (Lei Divinaou Natural) Os espíritosforamcriados simples e ignorantes… e progressivamentealcancarem a perfeição, peloconhecimentoda VERDADE.

  19. Atençãonãopara o semeador, maspara o tipo de terrenoemque a sementecai e naconsequentegerminação do grão. (Alírio de Cerqueira,2008) • Em razão disto, alguns consideram que a parábola poderia ser chamada também de a Parábola da Semente ou Os Quatro Tipos de Solo.

  20. É marcante o fato da semente (mensagem divina) não mudar, e sim a qualidade do solo. • A terra querecebe as sementes, representa o estadointelectual e moral de cada um. • Os diferentestipos de terrenosimbolizamosdiferentes“perfispsicológicos” de pessoasnasociedade. (Alírio de CerqueiraFilho, 2008) • 6 perfis: Beira do Caminho / Solo Rochoso / Espinheiro / Boa Terra (30, 60 e 100)

  21. ESE cap. XVII item 6 - Comentário de Kardec A Parábola da Semente representa perfeitamente as diversas maneiras pelas quais podemos aproveitar os ensinamentos do Evangelho. Quantas pessoas há, na verdade, para as quais eles não passam de letra morta...

  22. 1° Perfil • Pessoasque se comportamcomo se estivessem à beira do caminho. • Permanecemnaperiferiadavida e vivemnasuperficialidade. Ouvem a mensagem e não a entendem. • Indiferentes, permanecem a margem do processoevolutivo(inação). • Presos aos “apelos” da Matéria que nem se dão conta da mensagem recebida.

  23. Questão 712 e 713. (Lei de Conservação) Com quefinalidade Deus pôsatrativos no gozo dos bens materiais? … paraexperimentá-lo pormeiodatentação…. Para estimular o homem o cumprimentodasuamissão. Qual o objetivodessatentação? Desenvolverlhe a razão, quedevepreservá-lo dos excessos. Se o homem fosse estimuladoaouso dos bens terrestrespelautilidadequetêm, suaindiferençapoderiacomprometer a harmonia do Universo.

  24. Questão 712 e 713. (Lei de Conservação) Deus lhesdeu o atrativo do prazerparaexperimentar o homempelatentaçãoque o arrastaaoabuso, do qual a RAZÃO devedefendê-lo.

  25. Questão 802 (Lei do Progresso). Nãovedeshojealgunshomensquenegamosfatosmaisevidentesque se passamaoseusolhos? Nãoháosquedizemquenãoacreditariam , mesmoquevissem? Não é pormeio de prodígiosque Deus querconduziroshomens, Elequerdeixar o mérito de se convencerempelarazão.

  26. Indivíduos ainda imaturos, não preparados para tal semeadura, indivíduos que se expressam mais pelo estômago e pelo sexo e cujos corações se mostram insensíveis a qualquer apelo de ordem mais elevada. • Agem pelo automatismo sem reflexões, auto-crítica... “Se os brinquedos da maioria não mais te satisfazem é que a vida lhe convida a explorar horizontes mais vastos” Emmanuel

  27. Estão em completa sintonia com Espíritos inferiores, presos ainda aos prazeres da carne (simbiose vs obsessão), onde ambos desejam a satisfação de suas paixões. • Esta semente foi comida pelas aves. Jesus qualifica as aves como sendo os Espíritos inferiores, utilizando os termos: Satanás, Maligno, Diabo. • A parte da semente jogada ao pé do caminho, que é comida pelas aves, representa a Palavra do Plano Maior recebida, sem que nos modifique, ou sem que nos desperte a ação". (Curti, 1982)

  28. Lucas se refere ao fato da semente ter sido pisada, ou seja, desprezada. Ele é o único dos evangelistas que aborda este aspecto da parábola. Questão 621 e 622 (Cap I: Lei Divina ou Natural) Uma vez que o homem traz em sua consciência a lei de Deus que necessidade havia de lhe ser ela revelada? - Ele a tinha esquecido e desprezada. Deus confiou a alguns homens (SEMEADORES) a missão de revelar a sua Lei? Sim, certamente. Em todos os tempos houve homens que receberam esta missão....

  29. Pessoasquerepresentam o solo rochososimbolizamaquelesqueinicialmente se empolgam com a possibilidade de evoluírem e logo se desmotivam (“vacilantes”) • Recebem a mensagem com alegriamascomonão tem raízes, acabamsucumbindodiante das tribulações e perseguições. • Já a reconhecem a verdademasaindanãoquerem se comprometer com ela. • São aquelesque tem um início de despertarpara o bem, para o bom, para o belomas a terra (“vontade”) ainda é pouca.

  30. Estas plantas que cresceram em ambiente com pouca terra e que não conseguiram consequentemente, apresentar raízes profundas, são logo queimadas pelo sol, que aqui representa as tribulações da vida, resultando em um afastamento dos trabalhos. • A falta de umidade, referida por Lucas, também está relacionada com isso. • A falta de profundidade ou umidade refere-se às nossas carências internas. Se buscássemos um melhor entendimento da mensagem, se tentássemos “regá-la” com a nossa compreensão, com a resignação...

  31. Classe de pessoas de entusiasmo fácil, que, ao se lhes falar do Evangelho, aceitam-no prontamente, com júbilo; mas, não encontrando, dentro de si mesmas forças suficientes para vencerem o comodismo, os vícios arraigados, os maus desejos, sentem-se incapazes de empreender a reforma de seus hábitos, a melhora de seus sentimentos. • E, se acontece de surgirem incompreensões e dificuldades (simbolizado pelo Sol), então esfriam de uma vez, voltando a vida anterior que levavam.

  32. NecessárioAcordar(paraos 2 perfis) “Desperta o tuquedormeslevantatedentreosmortos e o Cristo teesclarecerá. (Paulo aosEfésios) Grande número de adeptosounãoaoscírculos do Cristianismoacusa fortes dificuldadesnacompreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus. Algunsencontramobscuridadesnostextos, outrosperseveramnasquestiúnculasliterárias. Inquietam-se, protestam e rejeitam o pãodivinopeloenvoltóriohumano de quenecessitouparapreservar se na Terra.

  33. Nãopercebemqueistoocorreporquepermanecemdormindo, vítimasdaparalisia das faculdadessuperiores. Os convitesdivinospassamporeles, sugestivos e santificantes, todaviaoscompanheirosdistraídosinterpretamnosporcenassagradas , dignas de louvor, masdepressarelegadasaoesquecimento. O coraçãonãoadere, dormitandoamortecido, incapaz de analisar e compreender. A criaturanecessitaindagar a simesma o quefaz, o quedeseja, a quepropósitosatende e a quefinalidade se destina. Faz se indispensávelexaminar-se, emergirdaanimalidade e erguer se parasenhorear o própriocaminho Fala se em Deus, emfé e emespiritualidade, qual se respirassemnaestranhaatmosfera de escuropesadelo.

  34. Sacodidaspelacorrenteincessante do riodavida, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, dormentes e semi-mortasatéquedespertem e se levantematravés do esforçopessoal, a fim de que Cristo as esclareça. (Emmanuel – Texto 68 PãoNosso)

  35. Pessoa queestá no perfilespinheiro é aquelaqueaoreceber a semente a sufoca (“rebeldes/contráriosàs leis”). • São grandesobstáculosao Progresso daHumanidade. • Os espinheiros representam os chamamentos do mundo, a sedução das riquezas, a ambição, o orgulho, o egoísmo, a vaidade.

  36. São osmaterialistasqueproduzem o mal para o próximoparateremcadavezmais (e principalmenteparasimesmos) • Agemdeliberamente no mal. São extremamenteegoístas e egocêntricos, verdadeirosdoentesexistenciais. • Aniquilam a suaessênciadivina • Os medos do futuro, a luta pela conquista de garantias pessoais, vantagens e luxuosidades, sufocam, no nascedouro, os sentimentos altruísticos ou qualquer movimento de alma que implique a renúncia aos seus queridos tesouros terrestres.

  37. Questão 714 e 715 (Lei de Conservação) Que se devepensar do homemqueprocuranosexcessos de todo o gênero o requinte de seusprazeres? Pobrecriatura, quedevemoslastimar e nãoinvejar, porqueestábempertodamorte … mortefísica e moral.

  38. Questão 717. (Lei de Conservação) Que se devepensar dos que se apropriam dos bens da Terra para se proporcionarem o supérfluo, com prejuízodaqueles a quemfalta o necessário? Desconhecem a Lei de Deus e terãoque responder pelasprivaçõesquehouveremcausadoaosoutros.

  39. Questão 802 (Lei do Progresso). Nãovedeshojealgunshomensquenegamosfatosmaisevidentesque se passamaoseusolhos? Nãoháosquedizemquenãoacreditariam, mesmoquevissem? Não é porprodígiosque Deus querconduziroshomens. Elequerdeixar o mérito de se convencerempelarazão.

  40. Questão 781 (Lei do Progresso) É permitidoaohomem deter a marcha do Progresso ? Sementecai e osespinhosretardam o seucrescimento. - Não, maspodeentravá-la algumasvezes.

  41. Questão 781 a.(Lei do Progresso) Quepensar dos homensquetentam deter a marcha do progresso … ? Pobresseres, que Deus castigará. Serãoarrastadospelatorrentequeprocuram deter. Questão 785 Qual é o maiorobstáculoaoprogresso…MORAL? O orgulho e o egoísmo. Mudará à medidaque o homemcompreendermelhorquealém dos gozos dos bens terrenos, existeumafelicidadeinfinitamentemaior e maisduradoura.

  42. Questão 883 (Lei de Justiça, Amor e Caridade) É natural o desejo de possuir? Sim, masquando o homemsódesejaparasi e para a suasatisfaçãopessoal , é puroegoísmo. Questão 883a Háhomensinsaciáveisqueacumulam bens semutilidadeparaninguémouapenasparasaciar as suaspaixões. Questão 895 (Perfeição Moral) O apego as coisasmateriaisconstituisinalnotório de inferioridade. Quantomaisapegomenor a compreensão do seudestino

  43. Questão 913. (Perfeição Moral) Dentreosvíciosqual o que se podeconsiderar radical? Jádissemosinúmerasvezes: O egoísmo. Dele derivatodo o mal. Enquantonãoatacardes o mal pelaraiz , enquantonãodestruirdes a causa… O egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade, eleneutralizatodas as outrasqualidades.

  44. Aquelesqueestão no perfilespinheironão tem alternativapara a transformação a não ser a dore o sofrimentoporquejápassarampelafase do perfilbeira do caminhoquandopoderiamescolher se tornaraprendizesdavida e evoluirusandobem o livrearbitrio. • Abuso do livrearbitrio • Sofrer as consequências dos espinhosplantadosparasomentedepoisdacolheitaretornaremaocaminho do qualdeliberadamente se afastaram.

  45. Questão 843 (Lei de Liberdade) O homem tem o livre-arbítrio de seusatos? Jáque tem a liberdade de pensar, tem também a de agir. Sem o livre-arbítrio, o homemseriaumamáquina. Questão 860. (Lei de Liberdade) Pode o homempelasuavontade e porseuatosevitaracontecimentos…? Para fazer o bemquelhecumpre- únicoobjetivodavida- é permitidoaohomemimpedir o mal, sobretudoaquelequepossacontribuirnpara a produção de um mal maior

  46. “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”. 1Cor, 6, 12 • Sempre seremos secundados por Espíritos que simpatizem com nossas disposições, mas não há arrastamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir. LE, 845

  47. Questão872 (Lei de Liberdade- resumo teórico) O homemnão é fatalmentelevadoao mal; osatosquepraticanão forma previamentedeterminados… Tem a faculdade de cederouresistiraosarrastamentos a quetodosestamosvoluntariamentesubmetidos (escolhadaexistência e das provasque o espíritoelegeu no estado de erraticidade) Pode combater as mástendências quando se basear no estudo aprofundado da natureza moral do homem.

  48. Questão 799 (Lei do Progresso) De quemaneira o Espiritismopodecontribuirpara o Progresso… Moral? Destruindo o Materialismo, que é uma das chagasdaHumanidade. Espiritismofaz com queoshomenscompreendamondeestãoosseusverdadeirosinteresses O homemperceberáquepodegarantirseufuturopormeio do presente Ensina a solidariedadequeoshá de unircomoirmãos

  49. Questão 800 (Lei do Progresso) Nãoserá de temerque o Espiritismonãconsigavencer a indiferença dos homens e seuapego as coisasmateriais? As mudançasnãoocorrempor um encanto. As ideías se modifificampouco a pouco… … Passa se geraçõesparaquemodifiquemosvelhoshábitos. …. A transformaçãosópderáoperar se com o tempo gradualmente e de modoprogressivo.

  50. Boa terra. • Aquelesquebuscam um sentidopara a própriavida, que a vêemcomoumadádivadivinaparasuaevolução. Buscam a verdade com o objetivo de revolver a terra, paraquepossamproduzir de acordo com a suafertilidade. • Personificam os adeptos sinceros, nos quais as lições do Mestre Divino encontram magníficas condições de receptividade. • Abraçam o ideal cristão de corpo e alma, e se esforçam no sentido de pô-lo em prática. Embora sofram tropeços e fracassem algumas vezes, perseveram animosos, resultando de seu trabalho abençoados frutos de benemerência e de amor ao próximo

More Related