1 / 31

Feliz Sábado!

Feliz Sábado!. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Sl 95,6. 24 de janeiro de 1932. 2014 - 82 ANOS FELIZ ANIVERSÁRIO!. BEM VINDOS À ESCOLA BÍBLICA. Missão da Escola Bíblica. Transformar as pessoas em discípulas de Cristo,

perry
Télécharger la présentation

Feliz Sábado!

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Feliz Sábado! Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Sl 95,6

  2. 24 de janeiro de 1932 2014 - 82 ANOS FELIZ ANIVERSÁRIO!

  3. BEM VINDOS À ESCOLA BÍBLICA

  4. Missão da Escola Bíblica Transformar as pessoas em discípulas de Cristo, através do ensino e da prática da palavra de Deus

  5. OBJETIVO Refletir sobre o tempo em que Débora foi juíza em Israel e sobre como Deus deu livramento ao seu povo, por meio de duas mulheres, e desafiar o estudante a nunca deixar de confiar em Deus e de servi-lo.

  6. Cessaram as aldeias em Israel, cessaram até que eu, Débora, me levantei; levantei-me por mãe em Israel (Jz 5:7)

  7. Introdução Chegamos à quarta lição na nossa série com base no livro de Juízes. O trecho que analisaremos, desta vez, são os capítulos 4 e 5 de juízes. Os principais protagonistas destes capítulos, diferentemente do que temos visto até agora, não são homens, mas duas mulheres extremamente corajosas: Débora e Jael. Ambas foram imprescindíveis para a vitória do povo de Deus sobre seus inimigos cananeus. CONTINUA

  8. Introdução Não é interessante que esses capítulos apresentem duas mulheres como peças fundamentais na vitória de uma batalha? Sim, principalmente tendo em vista que Israel era uma sociedade patriarcal governada exclusivamente por homens. Contudo, Débora, naquele tempo, exerceu uma influência significativa em Israel, e foi levantada por Deus para ser juíza; Jael, por sua vez, foi instrumento para concretizar a vontade de Deus. As histórias dessas mulheres tem muito a nos ensinar.

  9. DIRETO AO PONTO duas mulheres valentes que livraram Israel. No capítulo 5, especificamente, temos um belo cântico, de Débora e Baraque, com lições riquíssimas. Os capítulos 4 e 5 contam a história do período em que Débora foi juíza entre os filhos de Israel. Tanto ela quanto outra mulher chamada Jael, se destacaram neste trecho:

  10. I - EXPLORANDO O LIVRO DE JUÍZES

  11. I - EXPLORANDO O LIVRO DE JUÍZES Após o falecimento de Eúde, o povo de Israel voltou a pecar contra o Senhor (Jz 4:1). Distante de Deus, ficou sujeito a todos os males, inclusive ao domínio dos cananeus, liderados por Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Conforme afirmamos na lição anterior, ao que parece, o juizado de Sangar aconteceu em outra parte do país, mas este foi contemporâneo de Débora; por isso, a história dos dois é ligada à de Eúde. Todavia, enquanto o primeiro lidou com os filisteus numa área restrita (Jz 3:31), Débora lidou com os cananeus que assolaram todo o Israel (Jz 4:2-3). Entendamos melhor o período em que essa valente serva de Deus julgava Israel.

  12. I - EXPLORANDO O LIVRO DE JUÍZES 1. Um exemplo de liderança. 2. Um exemplo de encorajamento. 3. Um exemplo de louvor.

  13. 1 Leia Jz 4:1-3, 5:6-8 e fale sobre o contexto vivido pelo povo de Deus na época em que Débora foi levantada para ser juíza em Israel.

  14. 2 Após ler Jz 4:4-6, 5:7, fale sobre os importantes papéis desenvolvidos por Débora. Por que algumas pessoas têm dificuldades em aceitar que mulheres se destaquem em papéis de liderança em nossos dias?

  15. 3 Leia Jz 4:8-9, 21 e comente sobre a hesitação de Baraque, frente ao chamado para a batalha. Quais foram os motivos? De quem seria a honra da batalha?

  16. 4 Leia o item 3 e comente sobre como se deu a vitória das tropas de Israel sobre os exércitos cananeus. Em linhas gerais, fale sobre o que motivou o cântico de Débora, em Juízes 5. O que ela canta?

  17. Como aplicar em sua vida! VEJA A SEGUIR...

  18. II – PARA NÃO REPETIR OS MESMOS ERROS...

  19. 5 Se não desejarmos sofrer como os filhos de Israel, em quem devemos colocar, sempre, a nossa confiança? Por que muitas vezes agimos como Sísera?.

  20. Nunca deixemos de • confiar no SENHOR. Débora, Baraque e o povo foram para a guerra confiando no livramento do Senhor, diferentemente de Sísera, que confiou no seu possante exército e foi terrivelmente derrotado. Nunca deixemos de confiar no Senhor! O Salmo 20:7 dá-nos a direção correta: Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus. Nossa confiança deve estar firmada em nosso Deus, que levanta líderes sábios. Coloquemos a confiança nele, sempre, para não cairmos no mesmo erro do povo da época dos juízes.

  21. 6 Na igreja em que você serve a Cristo, existem mais pessoas disponíveis para servir ao Senhor ou mais pessoas vendo as coisas acontecerem? O que fazer para mudar esta situação e termos mais mulheres como Débora e Jael e homens como Baraque?

  22. 2. Nunca deixemos de servir ao SENHOR. Entre os homens da tribo de Ruben, foram grandes as resoluções do coração (Jz 5:15). Pensaram, pensaram, mas não agiram, assim como Gileade, Dã e Aser, que resolveram não ajudar (Jz 5:17). E quanto a nós? Estamos dispostos a atender a voz de Deus? De qual grupo fazemos parte: dos que estão dispostos a servir ou dos que estão só vendo as coisas acontecerem? Israel foi oprimido, durante vinte anos (Jz 4:3), e teve sossego por quarenta anos (Jz 5:32), porque algumas pessoas dispuseram-se a servir ao Senhor e atender seus comandos.

  23. DESAFIO DA SEMANA Bíblia

  24. DESAFIO DA SEMANA Estamos certos de que Débora e Jael são duas mulheres exemplares para todos. Com toda certeza, elas foram mulheres valentes levantadas pelo Senhor. Que as mulheres aprendam a ser sábias, cheias de discernimento espiritual, como Débora, e astutas e corajosas, como Jael. Que o exemplo de Baraque, que reconheceu o valor de uma mulher e sua autoridade espiritual, também seja imitado pelos homens. CONTINUA

  25. DESAFIO DA SEMANA Diante desses três personagens, seu desafio, nesta semana, será o de pensar em quem você tem depositado a sua confiança. Você se considera alguém sempre disposto a ouvir a voz de Deus e servi-lo com coragem? Se não, que tal começar a fazer diferente? Que tal sair do time dos que estão assistindo às coisas acontecerem e começar a fazer algo? Seja como Débora: Desperte! Seja como Baraque: Levante-se! Seja como Jael: Tenha coragem! Seja como os homens de Zebulom e Naftali: Confie!

  26. Parabéns mulheres valentes Da IAP!

  27. LIÇÃO 05 Guerreiro Relutante 01/02/2014 A atualidade do livro de Juízes para a igreja dos nossos dias

  28. 24 de janeiro de 1932 2014 - 82 ANOS FELIZ ANIVERSÁRIO!

  29. ACESSE: www.portaliap.com.br Você vai encontrar material de apoio para professores E estudantes da Escola Bíblica. • Slides power point das lições para dinamizar sua aula. • Comentários adicionais com detalhes que podem enriquecer e auxiliar tanto quem ministra quanto quem estuda a lição bíblica. • Sugestão de vídeo para ilustrar a aula e podcastes das lições do trimestre.

More Related