1 / 80

Ano A - Missa de Natal

Ano A - Missa de Natal. OS ANJOS DO CÉU ( BIS ) CANTAM GLÓRIA AO SENHOR ( BIS ) COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) PARA DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL ( BIS ) GLÓÓÓORIA HOSA-A-ANA ( HOMENS ) – GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL ( TODOS: ) GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL

peyton
Télécharger la présentation

Ano A - Missa de Natal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ano A- Missa de Natal

  2. OS ANJOS DO CÉU ( BIS ) • CANTAM GLÓRIA AO SENHOR ( BIS ) • COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) • PARA DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL ( BIS ) • GLÓÓÓORIA HOSA-A-ANA • ( HOMENS ) – GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL • (TODOS: ) GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL • TERRA E OS CÉUS (BIS ) • CANTAM GLÓRIA AO SENHOR (BIS ) • COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) • PARA O DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL

  3. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

  4. Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

  5. Senhor tem piedade de nós, Somos o teu povo pecador, Toma a nossa vida de pecado e dor, Enche o nosso espirito de amor Cristo tem piedade de nós…………………….. Senhor tem piedade de nós…………………

  6. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória.

  7. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

  8. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra Só Vós sois o Santo; só Vós, sois o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen! Aâ–Aâ –Aâ -Ámen!

  9. ORAÇÃO COLECTA Senhor nosso Deus, que de modo admirável criastes o homem e de modo ainda mais admirável o renovastes, fazei que possamos participar na vida divina do vosso Filho que Se dignou assumir a nossa natureza humana. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

  10. 1ª Leitura Todos os confins da Terra verão a Salvação do nosso Deus Is 52, 7-10

  11. LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação e diz a Sião: «O teu Deus é Rei». Eis o grito das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria, porque vêem com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião.

  12. LEITURA I Is 52, 7-10 Rompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo, resgata Jerusalém. O Senhor descobre o seu santo braço à vista de todas as nações e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. Palavra do Senhor. Graças a Deus

  13. Salmo

  14. Salmo 95 (96), 1-2a.2b-3.11-12.13Refrão: TODOS OS CONFINS DA TERRA VIRAM A SALVAÇÃO DO NOSSO DEUS

  15. 2ª Leitura «Deus falou-nos por seu Filho» Hebr 1, 1-6

  16. LEITURA II Hebr 1, 1-6 Leitura da Epístola aos Hebreus Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho, a quem fez herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. Sendo o Filho esplendor da sua glória e imagem da sua substância, tudo sustenta com a sua

  17. LEITURA II Hebr 1, 1-6 palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-Se à direita da Majestade no alto dos Céus e ficou tanto acima dos Anjos quanto mais sublime que o deles é o nome que recebeu em herança. A qual dos Anjos, com efeito, disse Deus alguma vez: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei»? E ainda: «Eu serei para Ele um Pai e Ele será para Mim um Filho»?

  18. LEITURA II Hebr 1, 1-6 E de novo, quando introduziu no mundo o seu Primogénito, disse: «Adorem-n’O todos os Anjos de Deus». Palavra do Senhor. Graças a Deus

  19. Aclamação ALELUIA ALE-LUIA ALE-ELUIA ALEELUUIA ( BIS ) Santo é o dia que nos trouxe a luz. Vinde adorar o Senhor. Hoje, uma grande luz desceu sobre a terra.

  20. Evangelho «O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós» Jo 1, 1-18

  21. EVANGELHO Jo 1, 1-18 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João Gloria a Vós, Senhor!

  22. EVANGELHO Jo 1, 1-18 No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João.

  23. EVANGELHO Lc 2, 1-14 Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam.

  24. EVANGELHO Jo 1, 1-18 Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho d’Ele, exclamando:

  25. EVANGELHO Jo 1, 1-18 «É deste que eu dizia: ‘O que vem depois de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim’». Na verdade, foi da sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A Deus, nunca ninguém O viu.

  26. EVANGELHO Jo 1, 1-18 O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer. Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

  27. Para o nascimento do seu Filho unigénito, Deus Pai escolheu o melhor lugar neste mundo - a manjedoura em Belém. Porque escolheu Ele este lugar? Porque razão está Maria tão longe da sua casa, da sua terra natal e dos seus primos nos últimos dias da gravidez? Os que Deus ama, partilham os Seus sofrimentos. Por esta mesma razão, Ele tem poucos amigos. Os primeiros visitantes, os pastores, encontram um menino sem nada de especial. Eles andaram uns quilómetros para O ver,

  28. mas os magos caminharam muitos quilómetros e perderam muito tempo para irem ter com o Menino. Como eles também nós andamos pouco ou muito na vida espiritual para dar um beijinho a este Menino. É verdade que naquela altura muitos dos seus vizinhos não reconheceram o Seu rosto. Mas alguns encontram-nO e reconhecem-nO. No dia da apresentação no templo, havia lá muita gente mas só Simeão e a profetisa Ana souberam reconhecer quem Jesus era na verdade.

  29. Porque é que apenas Ana e Simeão foram capazes de o reconhecer? Porque estavam preparados e à Sua espera. O rei Herodes mandou os soldados procurá-lO, mas estes não O encontraram. Quem encontrou este menino viu a sua vida mudar. Os pastores voltaram proclamando o que tinham visto; os magos retomaram o caminho para a sua terra natal por outro caminho, para evitarem pessoas mal-intencionadas. Simeão morreu em paz, Ana ficou contente e

  30. proclamou a toda gente o encontro com o Menino pelo resto da sua vida. Pelo nascimento deste Menino, a cronologia humana foi dividida em duas partes: antes de Cristo e depois de Cristo. A vida daqueles que encontraram este menino enquanto viveram, foi também assim dividida em duas partes. A mulher adúltera que foi lançada em frente de Jesus teve uma história de vida sem Cristo, e teve outra completamente diferente com Cristo; ao Zacarias aconteceu o mesmo quando se converteu.

  31. Até Saulo depois da sua conversão mudou de nome, para se passar a chamar São Paulo. Os soldados conseguiram ver a manjedoura, o burro, o boi, mas não o Menino. O anjo anunciou o nascimento dum salvador, para o rei Herodes era mais um inimigo, para os vizinhos, apenas mais um judeu. Também nós falhamos quando não reconhecemos nos outros o rosto de Cristo. Vivemos num tempo de paradoxos. Temos casas maiores, mas famílias mais pequenas; temos mais graus académicos, mas entendemos menos;

  32. temos mais medicina, mas menos bem-estar; há muitos meios de comunicação mas menos contacto com os pobres; vemos muita televisão, mas só muito de vez em quando rezamos; falamos muito, raramente amamos e odiamos com muita frequência; já fomos à lua e dela voltamos, mas temos dificuldade em saber quem é o nosso vizinho; são os tempos dos dois salários, mas de mais divórcios; das casas mais luxuosas mas de lares desfeitos; bebemos muito, fumamos muito, gastamos de forma perdulária, mas rimos muito pouco,

  33. irritamo-nos muito facilmente; multiplicamos as nossas posses, mas reduzimos os nossos valores. Este Natal é um chamamento à procura do rosto de Cristo em nós próprios, à descoberta dos verdadeiros valores. É um chamamento para voltar à vida espiritual, uma vida enriquecida com amigos, familiares, e com a vontade de partilhar. Desejo a todos um Santo Natal. Assim Seja!

  34. «O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós» Meditação

  35. Credo

  36. Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da te-e-rra. Creio em Jesus Cristo, No-o-sso Senhor, (todos se ajoelham.) Pelo Espírito Santo concebido. Nasceu da Virgem Mari-i-i-ia, Padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado E desceu à mansão dos mo-ortos. Ressuscitou ao terceiro dia, Subiu aos céus à direita de Deus Pai. De onde há-de vir pa-a-ra julgar.

  37. Para Julgar o-os vi-vos e os mortos. Creio no Espirito San-an-an-anto. Creio na Santa Igreja Católica. Na comunhão dos San-an-an-antos. Creio na remissão dos peca-a-dos. Na ressurreição da cá-a-a-ame. Creio também na vida eter-er-na. a-a-a-meu a-a-a-amen a-a-amen a-amen

  38. Oração Universal

  39. Irmãos e irmãs: Neste dia de festa tão solene, contemplemos o Menino que nasceu e apresentemos-Lhe as nossas orações, dizendo com alegria: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Pelo Papa Francisco, pelos bispos, presbíteros, diáconos e fiéis, para que contemplem no Menino de Belém Aquele que fez de nós filhos de Deus, oremos, irmãos. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

  40. Pelos que fazem as leis ou as aprovam, para que aprendam à luz deste Natal a defender e a promover a vida humana, oremos, irmãos. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Pelas crianças que perderam os seus pais, para que encontrem a seu lado quem as ame e lhes fale do Menino e do Natal, oremos, irmãos. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

  41. Pelos que neste dia estão tristes e sozinhos, • para que reconheçam em Jesus, o Salvador, • e O adorem como verdadeiro Deus, • oremos, irmãos. • Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. • Pelas famílias da nossa comunidade (paroquial), • para que sejam mensageiras de Jesus Menino, • que nasceu de Maria, a Virgem Mãe, • oremos, irmãos. • Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

  42. Senhor Jesus, que fostes enviado ao mundo para lhe trazer a luz do Céu, acolhei as nossas súplicas pelos homens de quem Vos fizestes irmão. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen.

  43. Ofertório

  44. O MENINO QUE NASCEU • DA VIRGEM CHEIA DE GRAÇA • ENTROU E SAIU POR ELA , • COMO O SOL, PELA VIDRAÇA • OLHEI PARA O CÉU ESTAVA ESTRELADO • VI O DEUS MENINO EM PALHAS DEITADO • EM PALHAS DEITADO EM PALHAS ESTENDIDO • FILHO DE UMA ROSA DE UM CRAVO NASCIDO • CANTAI ANJOS AO MENINO • ENQUANTO A SENHORA DORME • CANTAI MAS DEVAGARINHO, • OLHEM ELA NÃO ACORDE

  45. Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

  46. (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Aceitai, Senhor, a oblação que Vos apresentamos neste dia solene de Natal, em que nasceu para nós a verdadeira paz e reconciliação e se instituiu entre os homens a plenitude do culto divino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

  47. Prefácio • V. O Senhor esteja convosco. • R. Ele está no meio de nós. • V. Corações ao alto. • R. O nosso coração está em Deus. • V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. • R. É nosso dever, é nossa salvação.

  48. Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever dar-Vos graças, sempre e em toda a parte. Pelo mistério do Verbo Encarnado, nova luz da vossa glória brilhou sobre nós, para que contemplando a Deus visível aos nossos olhos, aprendamos a amar o que é invisível.

More Related