1 / 26

O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era do Processamento de Dados

INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS. O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era do Processamento de Dados Em 1960 os computadores começaram a se tornar importantes para as grandes e médias empresas, mas eram limitadíssimos quanto a aplicações e incompatíveis entre si.

phila
Télécharger la présentation

O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era do Processamento de Dados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era do Processamento de Dados Em 1960 os computadores começaram a se tornar importantes para as grandes e médias empresas, mas eram limitadíssimos quanto a aplicações e incompatíveis entre si. Os avanços da informática eram puxados pelo hardware como melhorias no custo, velocidade dos equipamentos e as aplicações, onde esse último era construído “do zero”.

  2. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era do Processamento de Dados Na década de 1970, as linhas telefônicas de voz passaram a permitir o acesso a terminais remotos de computadores e as telecomunicações se tornam uma base tecnológica, levando as empresas à automatização das atividades burocráticas.

  3. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era do Processamento de Dados Toda a ação acontecia na sala de processamento de dados os chamados CPDs (Centro de Processamento de Dados) responsáveis pelo tratamento das informações, onde o acesso a esse volume de dados era realizado por relatórios gerados pelo sistema ou terminais ligados ao computador central. Porém havia resistência por parte de usuários ao novo sistema e centralização das operações.

  4. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era dos Sistemas de Informações Em meados de 1970 as transformações tecnológicas começaram a abrir novas opções para a transformação de dados em informações e ao melhoramento e adequação dos sistemas de acordo com as necessidades da empresa, porém ainda era um período de extrema centralização.

  5. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era dos Sistemas de Informações O terminal, pela primeira vez, se torna flexível, permitindo o computador processar diversas tarefas simultaneamente com vários usuários. Surgem também os pacotes de software, onde combinado com a flexibilidade dos terminais estimulou uma série de inovações que vieram a ser conhecidas como “sistemas de apoio à decisão”.

  6. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era dos Sistemas de Informações Segundo Keen (1996),“a maior evolução técnica dessa época foi a passagem do processamento de transações para o gerenciamento de banco de dados." Surgem então os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs), que organizam as informações de uma maneira eficaz, evitando duplicidade e facilitando sua análise. Assim os velhos CPDs começaram a se transformar em bibliotecas de informações. Os profissionais de informática eram os que mais resistiam às mudanças.

  7. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era da Inovação e Vantagem Competitiva Em 1980, ocorreram mudanças tecnológicas principalmente em tecnologias de escritório e microcomputadores, e o termo “Tecnologia da Informação” passou a ser mais usado. Os gerenciadores de banco de dados se tornaram disponíveis nos PCs e softwares de custo baixo dominaram o mercado, assim as atenções se voltavam para o mercado em busca de novas estratégicas com base nas tecnologias de TI.

  8. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era da Inovação e Vantagem Competitiva As telecomunicações e os microcomputadores liberaram o uso da TI nas empresas. Criou-se programas para os altos executivos e o Centro de Suporte ao Usuário (CSU) ou o chamado Help Desk, onde os usuários consultavam para esclarecer dúvidas. Mesmo com todos os avanços da época, como as redes locais, os computadores ainda eram incompatíveis entre si, dificultando assim a integração dos sistemas e uma maior flexibilidade.

  9. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era da Integração e Reestruturação do Negócio Na década de 1990, sistemas abertos, integração e modelos se tornam itens essenciais nos departamentos de sistemas acabando com a incompatibilidade. A integração tecnológica flexibilizou e facilitou a troca e o acesso às informações otimizando o funcionamento da empresa. Surge, por exemplo, o sistema EDI (electronic data interchange ou troca eletrônica de dados).

  10. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era da Integração e Reestruturação do Negócio A TI é reconhecida como fator crítico de capacitação, principalmente através das telecomunicações, que permite eliminar barreiras impostas por local e tempo às atividades de coordenação, serviço e colaboração, (KEEN, 1996).

  11. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas A Era da Integração e Reestruturação do Negócio A transformação e utilização das ferramentas da TI se tornam globais e as distinções entre computador e comunicação desaparecem mudando radicalmente o mundo dos negócios. O computador se torna elemento de TI indispensável em uma organização.

  12. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas Sistema de Informação  É a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja, manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

  13. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas Sistema de Informação  O termo também é utilizado para descrever a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações. Neste contexto, esta disciplina é comumente classificada como uma ciência exata.

  14. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas Sistema de Informação  Um terceiro uso para a expressão Sistemas de Informação refere-se a um curso de graduação cujo foco é o desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação computadorizados nas organizações. O conteúdo deste curso abrange aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos, abrangendo, em linhas gerais, os conteúdos relevantes estudados na área de conhecimento Sistemas de Informação.

  15. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas Sistema de Informação  Um sistema de informação pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação.

  16. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS • O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas • Vantagens de um Sistema de Informação • Em um Sistema de Informação o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Em um Sistema de Informação bem construído, suas principais vantagens são: • Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização; • Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; • Maior integridade e veracidade da informação; • Maior estabilidade; • Maior segurança de acesso à informação.

  17. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas Vantagens de um Sistema de Informação Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter várias partes trabalhando entre si para gerar informações. É a interação dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.

  18. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas Sistemas de Informação nas empresas Quanto mais viável, oportuna e exaustiva for essa informação, mais coesa será a empresa e maior será o seu potencial de resposta às solicitações da concorrência.

  19. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas Sistemas de Informação nas empresas A revolução da Informação exige mudanças profundas no modo como vemos a sociedade na organização e sua estrutura, o que se traduz num grande desafio: aproveitar as oportunidades, dominando os riscos inerentes ou submeter-se aos riscos com todas as incertezas que acarretam.

  20. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS • O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas • Classificação dos Sistemas de Informação • Sistemas de Informação Operacional: tratam das transações rotineiras da organização; Comumente encontrados em todas as empresas automatizadas.

  21. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS • O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas • Classificação dos Sistemas de Informação • Sistemas de Informação Gerencial: agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização;

  22. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS • O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas • Classificação dos Sistemas de Informação • Sistemas de Informação Estratégicos: integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.

  23. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS • O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas • Classificação dos Sistemas de Informação • Sistemas de Informação Comerciais/Negociais: referem-se ao processo de coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios de uma organização, tanto em relação ao comércio e colaboração com outras empresas, como ao atendimento direto com o cliente.

  24. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas Profissional de Sistemas de Informação O bacharel em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria, adapta e instala programas para facilitar as consultas e administra redes de computadores.

  25. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas Profissional de Sistemas de Informação Pode atuar em qualquer tipo de empresa, pública ou privada, de quase todos os setores - comércio, indústria ou de serviços. É fundamental que esse profissional tenha domínio do idioma inglês, já que praticamente todos os programas o utilizam.

  26. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Exercícios: O que leva a um avanço da informática após a década de 60? O que era um CPD e qual a sua função? Comente sobre a era da inovação e vantagem competitiva. O que é um sistema de informação? Como são classificados os sistemas de informação?

More Related