1 / 15

CAFÉ COM

CAFÉ COM. LETRA. Colcha de retalhos “caminhos que se completam". Formadora Débora Gil. Formadora Luana. Cada qual com sua história.

piper
Télécharger la présentation

CAFÉ COM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CAFÉ COM LETRA

  2. Colcha de retalhos “caminhos que se completam" Formadora Débora Gil Formadora Luana

  3. Cada qual com sua história... Como uma colcha de retalhos, tudo começou com recortes, desenhos, fotografias, objetos, histórias... a colcha foi crescendo, tornando-se mais bela, e terminou gerando muito, muito calor humano! Este bem que poderia ser um jeito de narrar a caminhada do PROFA, no ano passado. Como foi um fato significativo na vida de todas nós, e para nos aprofundarmos no PROFA, as formadoras contemplaram-nos com o “Café com Letra”. Aula 26/05/2009

  4. RELATANDO... Iniciamos com a leitura de fruição do livro “Colcha de Retalhos” de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro da Silva. Ed. Brasil, 26 páginas.

  5. DIVIDINDO... Após retiramos dúvidas sobre o Webfólio, retomamos os pontos de observação. Em seguida, assistimos a um trecho do filme “Lado a Lado” O filme nos emocionou bastante. Nos remetemos a frase entregue no encontro anterior: “ O artista que se despede entrega sua obra prima ao artista que se apresenta. E o oleiro jovem não guarda esta peça perfeita para comtemplá-la e admirá-la: a espatifa contra o solo, a quebra em mil pedacinhos, recolhe-os e os incorpora à sua própria argila. (Transcrito por Eduardo Galeano, 1994)”. Pudemos notar que a essência do livro quanto a do filme foca a SAUDADE!

  6. SOMANDO

  7. COMPARTILHANDO EXPECTATIVAS E SONHOS

  8. DIMINUINDO ANSIEDADES Uma colcha de retalhos que ativa a memória e aquece corações.

  9. MULTIPLICANDO AMIZADES... MARCELLY ANA MARIA ADRIANA ANA CAROLINA CLÁUDIA GABRIELA ANDRÉIA KÁTIA JANAÍNA KAREN KAREN MILENA

  10. LEALDADES. VANESSA MIRIAM NÁDIA RENATA NATÁLIA ROSANA TACIANA TEREZA Para completar a nossa colcha só falta as fotos das amigas que não estavam presentes..... ANA PAULA ANDRÉIA

  11. COMPANHERISMOS. Escolhemos diversos textos que achamos interessantes para a reflexão da aula, os mesmos se encontram no Webfólio do curso em Dowloods. * DINÂMICA DA COLCHA DE RETALHOS * DINÂMICA COMO UTILIZAR EM SUAS DISCIPLINAS. * RECEITA PARA VIDA (TELMA REIS). * SAUDADE (EDY MORAES).

  12. O QUE SENTIMOS AO ESCREVERMOS AS CARTAS PARA OS (AS) CURSISTAS DO PROFA DE 2009 As surpresas não param. Antes de começar a oficina da colcha de retalhos, observamos as avaliações de nossas adotadas do Profa (2009) e as formadoras pediram para escrevemos uma carta que seria nossa próxima tarefa. Difícil? Muito! E como sempre, como pessoas distintas que somos, cada uma de nós focou aquela atividade de maneira diferente. Algumas se tivessem a oportunidade reescreveriam a carta, outras comparavam a sua carta com as das colegas, a maioria muito insegura a respeito do que escrever, afinal era uma carta para pessoas que agora ocupam um lugar importante em nossas vidas, mesmo que profissional. Entre outros murmúrios que podiam ser ouvidos entre a sala e o lanche.

  13. COMO SEMPRE... Uma manhã focada em aprimoramento e fortalecimento profissional e pessoal nosso e de nossas adotadas e sempre acompanhadas de uma boa literatura. Conclusão: formação + profissionalismo = qualidade na educação. É isso que o curso Café com letras vem nos apresentando. Temas simples, noites divertidas, aprendizados fascinantes. Agora diz: __ Nossa vida é ou não uma colcha de retalhos? Uma história aqui, uma experiência ali, e uma coisa costurada na outra transforma tudo o que vivemos nessa palavra muitas vezes inexplicável... vida!

  14. MAS ACIMA DE TUDO... TRABALHANDO E AMANDO. TEXTOS E FORMATAÇÕES: VANESSA ESCOBAR, MARCELLY, NATÁLIA e GABRIELA

  15. REFERÊNCIAS • SILVA, Nye. “Colcha de Retalhos”,Ed. Brasil, 1ª ed, SP, 1996. http://www.colmagno.com.br/Telas_Magno/Retalhos/default.htm • LOBATO, Monteiro. “A colcha de retalhos”, Ed. Brasiliense, 12a ed, SP, 1962. http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/u/urupes • Filme: Lado a Lado. www.youtube.com • Texto: Encruzilhada (Eyd Moraes). http://natalsantana.blogspot.com/2006/05/na-encruzilhada-silenciosa-do-destino.html • Texto: Saudade (Machado de Assis). http://www.pensador.info/frase/MjkzNzMy/ • Dinâmica: Colcha de Retalhos. http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/sistema_crv/pav/PAV_11_12_13_%20MAR/Anos%20iniciais/Colcha_de_retalhos_Din%25E2mca.doc • Receita para a vida (Telma Reis). http://glica.multiply.com/journal/item/643 • DVD: Colcha de Retalhos. www.interfilmes.com/filme_12928_Colcha.de.Retalhos

More Related