1 / 17

Re-assentamento de agricultores através da

Palestrante: Fabian Busnardo Acadêmico da 9ª fase do Curso de Agronomia – UFSC Coordenador Executivo do GPVoisin. Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia GRUPO DE PASTOREIO VOISIN. Re-assentamento de agricultores através da

rocco
Télécharger la présentation

Re-assentamento de agricultores através da

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Palestrante: Fabian Busnardo Acadêmico da 9ª fase do Curso de Agronomia – UFSCCoordenador Executivo do GPVoisin

  2. Universidade Federal de Santa CatarinaCentro de Ciências AgráriasDepartamento de ZootecniaGRUPO DE PASTOREIO VOISIN Re-assentamento de agricultores através da produção animal agroecológica coletiva no Condomínio Agrovida de Laguna-SC. V Congresso Brasileiro de Agroecologia Outubro de 2007

  3. Grupo de Pastoreio Voisin: Proposta Inicialmente, capacitação de jovens, beneficiários do Programa Terra Negra – MDA. Suscitou o anseio de alguns futuros capacitadores em se tornarem beneficiários do Programa de Reordenação Fundiária do MDA. Agricultores que não possuíam terras, formaram então um Grupo de 8 famílias para obter financiamento e assim adquirir uma propriedade em conjunto.

  4. Condomínio Agrovida de Laguna-SC Primeiros passos: Encontrar uma área de terra para um grupo de oito famílias, Teria que ter, em sua maioria áreas produtivas, embora o foco fosse a produção agroecológica, com o máximo de diversificação.

  5. Condomínio Agrovida de Laguna-SC Dificuldades, na região, a grande maioria dos terrenos encontrados não era passiva de financiamento pelo crédito, por conta de serem terras sem escrituras públicas Após encontrada a área, outras dificuldades apareceram, entre elas a maior foi a burocracia. Dificuldades em vários órgãos governamentais, a ponto de que os agricultores chegaram a desencorajar-se de prosseguir com a idéia.

  6. Condomínio Agrovida de Laguna-SC: Dificuldades O processo foi todo montado e encaminhado para aprovação e por varias vezes O sistema de crédito não entendia a condição de se comprar de forma coletiva. Após aprovado, houve demora ainda de seis meses para conseguir que o recurso fosse liberado e a partir daí comprar a área.

  7. Condomínio Agrovida de Laguna-SC : Dificuldades Por exigência do sistema, tiveram que fazer a divisão de toda área em oito partes. A isto eles deram o nome de Condomínio Agrovida. Com todas estas dificuldades e imprevistos foi gerado um custo adicional para o grupo de mais R$ 20.000,00.

  8. Produção Animal Agroecológica Após estas dificuldades, iniciou-se a implantação do projeto de produção de leite agroecológico em sistema de pastoreio Voisin. A produção orgânica: um passo que requer tempo de amadurecimento e informação por parte dos agricultores. A produção intensiva de leite sob Pastoreio Voisin se apresenta como um sistema agroecológico com rentabilidades superiores aos métodos convencionais (MACHADO, 2003).

  9. Condomínio Agrovida de Laguna-SC : Levantamento

  10. Condomínio Agrovida de Laguna-SC : Planejamento

  11. Condomínio Agrovida de Laguna-SC : Planejamento

  12. Produção Animal Agroecológica Hoje existem 20 piquetes prontos, a implantação tem prosseguido rapidamente. O rebanho possui 32 vacas leiteras 20 estão em lactação. A venda de leite atualmente é apenas 20% do projetado com um faturamento mensal aproximado de R$ 2.754,00.

  13. Condomínio Agrovida de Laguna-SC Outros produtos, como hortaliças, também são comercializados em ecofeiras, constituindo mais uma atividade produtiva. Acredita-se que um sonho possa se tornar realidade quando pensado e realizado por um coletivo democrático, e que isso possa servir de inspiração para outros projetos dessa natureza.

  14. Projeto ATER-FUMO: Cenários Escostas de Serras. Terrenos declivosos e muito acidentados.

  15. Projeto ATER-FUMO: Piquetes Prontos Projeto Piloto (em implantação) – Município de Major Gercino / SC – Sr. Licério da Silva. 6 Piquetes prontos

  16. Projeto ATER-FUMO: Piquetes Prontos Construção do primeiro piquete e alternativas para a falta de material. Projeto Piloto Município de Leoberto Leal / SC Sr. Thiago B. Hellmann.

  17. Obrigado!

More Related