1 / 21

XXIV ENCONTRO NACIONAL 21 A 23/11/2012 BEM–VINDOS A BELO HORIZONTE – MG !

XXIV ENCONTRO NACIONAL 21 A 23/11/2012 BEM–VINDOS A BELO HORIZONTE – MG !. FENAFIM. DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS – DES-IF – PADRÃO ABRASF. ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL- ISSQN. FREDERICO GEORGE DA FONSECA 20/11/2012.

ronna
Télécharger la présentation

XXIV ENCONTRO NACIONAL 21 A 23/11/2012 BEM–VINDOS A BELO HORIZONTE – MG !

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. XXIV ENCONTRO NACIONAL 21 A 23/11/2012 BEM–VINDOS A BELO HORIZONTE – MG ! FENAFIM

  2. DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS – DES-IF – PADRÃO ABRASF ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL- ISSQN • FREDERICO GEORGE DA FONSECA • 20/11/2012

  3. A Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) é um documento fiscal de existência exclusivamente digital, para registrar a apuração do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e as operações das Instituições Financeiras e equiparadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BACEN) e demais Pessoas Jurídicas obrigadas a utilizar o Plano de Contas das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF). DEFINIÇÃO

  4. GERAÇÃO E GUARDA DA DES-IF A geração da DES-IF será feita por meio de serviços informatizados, disponibilizados aos contribuintes, para a importação de dados que a compõem, sua validação e certificação digital. É de responsabilidade do contribuinte o cumprimento da obrigação acessória que consiste em: Geração das informações, conforme periodicidade estabelecida; Entrega ao Fisco segundo periodicidade estabelecida; Guarda da DES-IF

  5. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF A DES - IF é constituída de 4 Módulos: Apuração Mensal do ISSQN InformaçõesComunsaosMunicípios DemonstrativoContábil Demonstrativo das Partidas dos LançamentosContábeis

  6. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF Apuração Mensal do ISSQN Nestemódulosãodeclaradas as contastributáveis, oscódigos de tributaçãocorrespondentesaositensdalista de serviços e ISS devido.

  7. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF 2. Informaçõescomunsaosmunicípios Nestemódulosãodeclarados o plano de contas, as tarifascobradas de serviçostabeladospelo BACEN e respectivascontastributáveis e as tarifascobradasporserviçosnãoconstantesdatabela do BACEN (remuneraçãovariável).

  8. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF 3. DemonstrativoContábil Nestemódulo é declarado o balanceteanual (escrituradomensalmente) e o demonstrativo de rateio de resultadointerno.

  9. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF 4. Demonstrativo das partidas de lançamentoscontábeis Nestemódulosãodeclaradososlançamentoscontábeis de cadaconta.

  10. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF VANTAGENS PARA OS MUNICÍPIOS Segurança da informaçãoemmeioeletrônico; Maisrapideznaprestação de informações; Agilidadena auditoria de valoresdeclarados, com a construçãode visões de anomalias, como a falta de recolhimento do ISS comoexemplo, apuradasatravés de ocorrênciasdefinidasnaferramenta de auditoria; Facilidade de acesso à informaçãodisponível;

  11. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF VANTAGENS PARA OS MUNICÍPIOS Auditoria da IF de forma global; Auditoria de umadependênciada IF porvez; Possibilidadeilimitada de trabalhar a informação e visualizá-la comoquiser;

  12. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF MAIS VANTAGENS: Avaliação de curva de tendência; Avaliação de um fato (subtítulo do PGCC); Avaliação de um grupo de fatos; Avaliaçãoporconta do COSIF Resumidamente: análise de comportamento fiscal geralouporcontas / fatos, etc.

  13. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF MAIS POSSIBILIDADES – AGREGAÇÃO DE MÓDULO DE AUDITORIA: Histórico de auditoriasrealizadas; Ferramenta de lançamento: análise, registro, geração de demonstrativos e relatórios; Ambiente de saída de dados paralançamento.

  14. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF BENEFÍCIOS PARA AS IF Economia de tempo e recursoshumanospelapadronizaçãoemnívelnacional; Redução do custoBrasilnatributação.

  15. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF INVESTIMENTO NECESSÁRIO a) Desenvolvimento e implantação do programavalidador; b) Estrutura de transmissão e recebimento de dados, com tecnologia de certificação digital; c) Desenvolvimento e implantação do módulo de auditoria da DES-IF.

  16. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF PADRONIZAÇÃO ABRASF Além do modeloconceitualda DES-IF adotadopelascapitais, a ABRASF vempadronizandoosaspectosgerais de auditoria, unindo as melhorespráticas de auditoria de IF das capitais.

  17. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF CASO PRÁTICO A partir de informação de suspeita de evasão fiscal passadapeloFisco de uma Capital, foramutilizadosos dados da DES-IF paraverificar se a mesmacondutaestavaocorrendoem BH. A suspeita era queváriascontas (câmbio, cobrança e outras) antes oferecidasàtributaçãodeixaram de ser informadasoutributadas.

  18. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF CASO PRÁTICO Análise dos dados: cruzamentodasinformaçõesda DES-IF mensal de 2009 a 2012 com as informações dos módulosanuais (balancete e PGCC)

  19. MODELO CONCEITUAL DA DES-IF CASO PRÁTICO Foifeito o rastreamento da movimentação das contas; Foramidentificadasascontasquedeixaram de sermovimentadasabruptamenteougradativamenteemdeterminadoperíodo; Foramidentificadas as contasque antes eramoferecidasàtributação e deixaram de ser; Foidetectadaem 2011uma perda de ISS no valoranual de R$360.000,00. O caso se apresentacomo um planejamento fiscal, jáque a IF cuidouparaque as manobrasnãorepresentassemumaqueda de ISS aparenteaoFisco!

  20. REFLEXÃO – DADOS DO BACEN BRASIL: SALDO DA CONTA 71700009 NO PRIMEIRO SEMESTRE/2012: 37 BILHÕES DE REAIS. ISS POTENCIAL: 1,85 BILHÕES QUANTO SEU MUNICÍPIO ARRECADOU???

  21. ---------------------------------------------- MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO ! Frederico ----------------------------------------------

More Related