1 / 28

Integrar-se permanentemente no desenvolvimento da mentalidade de defesa na sociedade brasileira

OBJETIVO ESTRATÉGICO PEMAER – PCA 11-47. PRESENÇA NACIONAL E INTERNACIONAL. Integrar-se permanentemente no desenvolvimento da mentalidade de defesa na sociedade brasileira. OPERAÇÃO ÁGATA (I a VII). Iniciada no dia 05/08/11, intensificou o combate ao tráfico de drogas,

sailor
Télécharger la présentation

Integrar-se permanentemente no desenvolvimento da mentalidade de defesa na sociedade brasileira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OBJETIVO ESTRATÉGICO PEMAER – PCA 11-47 PRESENÇA NACIONAL E INTERNACIONAL Integrar-se permanentemente no desenvolvimento da mentalidade de defesa na sociedade brasileira

  2. OPERAÇÃO ÁGATA (I a VII) Iniciada no dia 05/08/11, intensificou o combate ao tráfico de drogas, contrabando de armas e munições e demais delitos transfronteiriços. Durante a Operação Ágata I, a FAB empregou 35 anvs de Caça, Asas Rotativas, Transporte e Reconhecimento. A Operação Ágata II, somente na primeira semana, resultou na apreensão de 2 ton de maconha, 510 Kg de agrotóxicos e 650 Kg de explosivos, além da interceptação de mais de 30 aviões suspeitos. A Operação Ágata III registrou o apoio da FAB em ação do IBAMA, bem como em ações cívico-sociais.

  3. OPERAÇÃO ÁGATA IV A Operação Ágata IV mobilizou mais de mil militares da FAB. Contou com aviões de caça, de patrulha, de reconhecimento, de transporte e de busca e resgate. A operação cobriu mais de 5 mil Km na fronteira. A área total da Operação Ágata foi maior que a extensão territorial de Portugal e Espanha.

  4. OPERAÇÃO ÁGATA IV Na Amazônia, o HCAMP da FAB fez atendimento inédito em balsas, ultrapassando 3 mil intervenções na região de Barcelos (AM)

  5. OPERAÇÃO ÁGATA V Em 15 dias de ação o aparato militar recolheu 182 carros e embarcações e apreendeu 6 toneladas de entorpecentes, numa área de 3,9 mil quilômetros de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. FAB emprega óculos de visão noturna na região de Maringá (PR)

  6. OPERAÇÃO ÁGATA VI Aviões C-98 e C-95 e um helicóptero H-60 da FAB operam a partir da BAPV e apóiam as ações da Marinha e do Exército nos Estados do Acre e Rondônia. Por conta de sua localização estratégica, o pequeno aeroporto de Cáceres (MT) transformou-se em uma Base Aérea de Desdobramento da FAB.

  7. OPERAÇÃO ÁGATA VI Em poucos dias, médicos da FAB já haviam atendido mais de 1000 pessoas em comunidades isoladas do AC e MT. Somente em um dia, em Marechal Thaumaturgo (AC), na fronteira com o Peru, mais de 200 moradores foram atendidos pelos 4 médicos, em um dia que durou 13 horas de trabalho. Os números fazem parte do lado social da Operação, que aproveita a presença militar para apoiar as comunidades da região.

  8. OPERAÇÃO ÁGATA VII A Operação Ágata VII foi realizada em 16,8 mil quilômetros de fronteira e cerca de 2,3 milhões de quilômetros quadrados e mobilizou mais de vinte e cinco mil militares, sendo destes mais de mil da FAB. Contou com aviões de caça, de patrulha, de reconhecimento, de transporte e de busca e resgate, além do VANT.

  9. OPERAÇÃO ÁGATA VII

  10. Resultados das Operações Ágata A cada edição da Ágata, aumenta a adesão de organismos, o que contribui para robustecer os resultados das operações. Nas três edições de 2011, foram apreendidos 20 caminhões, 59 motos, 332 Kg de maconha, 19,5 Kg de cocaína e 8.000 Kg de explosivos. Em 2012, apenas na Ágata 5, foram feitas 268 inspeções em embarcações e 41.301 vistorias em veículos leves. Cerca de 880 Kg de maconha e cocaína foram apreendidos, além de 11.730 Kg de explosivos.

  11. OPERAÇÃO MAPLE FLAG Criada em 1978, a MapleFlag é um dos maiores exercícios desse tipo no mundo. As missões envolvem todos os tipos de aviação (transporte, asas rotativas, reconhecimento, caça e patrulha). C-130 do 1o GTT realizou com sucesso o primeiro lançamento real de suprimento durante a MapleFlag (ColdLake, Canadá).

  12. OPERAÇÃO COPA DAS CONFEDERAÇÕES O evento contou com a participação de sete países, além do Brasil, e teve como sedes dos jogos as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Foram mobilizadas mais de 20 aeronaves e mais de 700 horas voadas em apoio à operação.

  13. OPERAÇÃO COPA DAS CONFEDERAÇÕES COMANDO E CONTROLE CENTRALIZADO CDA FZ EMCj CCOA CCOA CDA RF EMCj CCOA CCOA FAN COAT CDA SV EMCj CDA BR EMCj CCOA CDA BH EMCj CCOA CDA RJ EMCj

  14. OPERAÇÃO COPA DAS CONFEDERAÇÕES O VANT (RQ 450) monitorou as áreas na proximidade durante os jogos da abertura e do encerramento da Copa das Confederações, por meio de sensores e câmeras, transmitindo imagens em tempo real para o CDA. O VANT pode realizar monitoramento de trânsito e de multidões, além de ações de reconhecimento, busca, vigilância e inteligência, com autonomia de voo de até 15 horas.

  15. JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - JMJ A Operação XXXVIII Jornada Mundial da Juventude foi desenvolvida entre 22 e 28 de Julho de 2013. O evento contou com a visita do Papa ao Brasil nas cidades do Rio de Janeiro-RJ e Aparecida-SP. Mais de 900 militares participaram da operação que contou com o apoio de 27 unidades

  16. Operação Atlântico III - 2012 P-3AM participa pela primeira vez de exercício coordenado pelo MD A Operação mobilizou 10 mil militares que aprimoraram técnicas e doutrinas de forma conjunta, que incluem manobras de controle de tráfego marítimo e aéreo, patrulha marítima, missões de interceptação, transporte aéreo logístico e defesa antiaérea.

  17. Operação Amazônia Quase 6 mil militares, 16 esquadrões de voo e 12 unidades de todo o país participaram de treinamento conjunto na região Norte do país Manobras dessa natureza ajudam a desenvolver os processos da logística e comunicações militares, bem como sedimentar doutrinas operacionais vitais para o emprego conjunto das Forças Armadas

  18. OPERAÇÃO LAÇADOR 2013 Esta manobra visa capacitar militares a realizar o planejamento, coordenação, comando e controle de operações aeroespaciais em cenário de guerra convencional conjunta, além de proporcionar o treinamento das unidades envolvidas, sedimentando doutrinas operacionais vitais para o emprego conjunto das Forças Armadas. Treinamento conjunto na região Sul do país

  19. Exercício CRUZEX 2013 Diferente do exercício CRUZEX C2, a próxima edição do maior exercício de combate aéreo da América do Sul será dedicada exclusivamente ao nível tático. “O foco será o treinamento de pilotos e unidades aéreas”. Os seguintes países participarão da CRUZEX FLIGHT 2013: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. As Bases Aéreas de Natal e Recife serão as sedes do exercício.  

  20. Exercício VENBRA VI Brasil e Venezuela treinaram em conjunto no combate a ilícitos, consolidando procedimentos de interceptação e maior controle do espaço aéreo na região de fronteira.

  21. Exercício PARBRA III Brasil e Paraguai treinaram em conjunto para estabelecer procedimentos específicos de coordenação voltados para a Defesa Aérea na região.

  22. EXERCÍCIO BRAPOR Exercício entre Brasil e Portugal que teve como objetivo conhecerem as táticas de emprego utilizadas pelo P-3, de forma isolada ou como plataforma de apoio à Força Naval.

  23. Apoio no Haiti O PINFA 18 (IV COMAR / EEAR / BACG / AFA / PAMA-SP / BASP / GIA-SJ / NUBAST) estácompondo o 18º contingente no Haiti (5º da FAB) (embarcou no dia 28/05/2013) BINFAE-RF (1º) BINFAE-MN (2º) BINFAE-BR (3º) BINFA-NT (4º) BINFA-SP (5º)

  24. VOLUNTÁRIOS DO SERTÃO Apoio prestado ao Ministério da Saúde para transportar 150 voluntários da Organização Voluntários do Sertão

  25. EXPEDICIONÁRIOS DA SAÚDE Apoio a Associação Expedicionários da Saúde no transporte de médicos e colaboradores para a Aldeia de Santa Inês (AM)

  26. TRAGÉDIA EM SANTA MARIA - RS Mais de 50 feridos foram transportados, de Santa Maria para Porto Alegre, nas UTIs aéreas montadas em um avião C-105 Amazonas, um C-95 Bandeirante, um C-98 Caravan e dois helicópteros H-60 Blackhawk. Aeronave C-105 Amazonas com sete leitos de UTI aérea (a maior já montada no país).

  27. TRAGÉDIA EM SANTA MARIA - RS Um jato Legacy do GTE transportou, da BABR para a BACO e BASM, medicamentos doados pelo governo dos EUA para o tratamento das vítimas do incêndio na Boate Kiss. FAB transporta doação de pele humana do Chile ao Rio Grande do Sul AJUDA HUMANITÁRIA – FAB transporta doação de pele humana do Chile ao RS

  28. DESASTRES NATURAIS Em áreas de seca ou enchente, militares atuam em diferentes regiões brasileiras

More Related