1 / 41

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS D

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO. Prof. Dr. Armstrong M. Evangelista Estagiário: Igor Bahury Ramos. OFICINA II O PAPEL DA TELEVISÃO NA SALA DE AULA. OBJETIVOS.

santo
Télécharger la présentation

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS D

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO

  2. Prof. Dr. Armstrong M. Evangelista Estagiário: Igor Bahury Ramos OFICINA II O PAPEL DA TELEVISÃO NA SALA DE AULA

  3. OBJETIVOS Analisar criticamente o uso da televisão na sala de aula. Propor procedimentos básicos para a utilização deste instrumento como recurso didático importante para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

  4. METODOLOGIA Foi realizada um revisão bibliográfica sobre o uso da televisão em sala de aula, bem como a criação de exemplos metodológicos para o uso da televisão como recurso de ensino, visando auxiliar na exposição dos conteúdos e como apoio ao livro didático.

  5. A Tv No Mundo 1927 : Philo T. Farnsworth foi o primeiro a transmitir o sinal de tv com sucesso. 1929 : Ocorrem as primeiras transmissões do sistema de televisão de Baird de 30 linhas. Nas décadas de 40 á 50: Popularização da televisão (Marshall Macluhan); 1952: Surgiu na Alemanha o sistema NTSC, colorido. 1998:Foi a primeira transmissão HDTV no mundo.

  6. A Tv no Brasil 1950:A TV Tupi, a primeira emissora da televisão no Brasil, é inaugurada em São Paulo; 1965:A Rede Globo é fundada no Rio de Janeiro; 1970:A primeira transmissão de TV em cores no Brasil; 1998:A Rede Globo faz a primeira transmissão digital no país de alta definição ao vivo.

  7. Televisão No Dia-a-dia

  8. A TV Como Instrumento Massificado A linguagem da televisão rompe as barreiras de tempo e espaço existenciais; Fatores: - Produção em grande escala; Baixo custo; Padronização Comunicação de massas.

  9. Televisão No Dia-a-dia Da Escola Incorporar a TV na ação docente; Decodificação da linguagem televisiva; Análise do discurso midiático da TV como fonte de debates; Reconhecer a importância da cultura midiática, inserindo-a no conteúdo escolar.

  10. Expectativa do aluno em relação a TV. Hora de dormir! Vídeo significa “ matar aula" Hora de jogar no celular! A oportunidade de terminar o meu trabalho. O vídeo está ligado à televisão e ao lazer;

  11. USOS INADEQUADOS Vídeo-tapa buraco; Vídeo-enrolação; Só vídeo.

  12. Antes da exibição: • O aluno já deve ter conhecimento prévio dos assuntos abordados futuramente; • Informar somente aspectos gerais do vídeo; • Não pré-julgar.

  13. Depois da exibição - Voltar ao começo; - Rever as cenas mais importantes; - Propor alguns caminhos para a análise;

  14. Durante a exibição: • Pausas curtas • Anotar as cenas mais importantes • Observar as reações

  15. Processo Erosivo

  16. Televisão como ferramenta didática Qual o tema central do vídeo? Quais assuntos podem ser abordados na aula? Como começa o processo erosivo? Quando ocorre o splash? Quando se forma as “poças de água”? O que é escoamento superficial?

  17. Carros pipas não chegaram no interior do Piauí

  18. Televisão como ferramenta didática • Qual o tema central do vídeo? • Quais assuntos podem ser abordados na aula? • Porque esse problema é recorrente? • Como o clima interfere nesse problema? • Como reverter essa questão?

  19. Coordenadas Geográficas

  20. Televisão como ferramenta didática • Qual o tema central do vídeo? • Quais assuntos podem ser abordados na aula? • O que é Coordenadas Geográficas? • O que são longitudes e latitudes?

  21. Televisão Como Recurso de Ensino 2.Etapa exploratória 3. Exibição do vídeo 1. Incentivo a pesquisa 4.Desenvolvimento das atividades

  22. Sugestões A instalação do raciocínio reflexivo; O desenvolvimento da atitude crítica transformadora; A superação da cotidianidade; A superação do livro como único instrumento informativo;

  23. Atividade • Objetivo: pautar e criticar os interesses do emissor; • Roteiro: - Selecionar noticias ou programas de tv; • Estimular a percepção do aluno de como o conteúdo do programa articula a “informação” e a “opinião”; • Produzir uma síntese do material e propor uma pesquisa; • Promover um debate;

  24. Conclusões Os vídeos facilitam muito a compreensão do aluno; O professor deve se preparar previamente traçando objetivos e cumprindo metas; Tem um importante papel como apoio ao livro didático.

  25. Onde encontrar os vídeos Blogs, Paginas das universidades , No Youtub.

  26. OBRIGADO!!!!

More Related