1 / 22

O cotidiano através das palavras

O cotidiano através das palavras. 7ºConcurso de Crônicas 9° ano/2014. Produção textual Profa. Karla Faria. Somos atravessados pelas canções que nos embalam no cotidiano. Certas músicas refletem nossa alma e nos embalam no dia a dia.

sasha
Télécharger la présentation

O cotidiano através das palavras

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O cotidiano através das palavras 7ºConcurso de Crônicas 9° ano/2014 Produção textual Profa. Karla Faria

  2. Somos atravessados pelas canções que nos embalam no cotidiano. Certas músicas refletem nossa alma e nos embalam no dia a dia. Insira no seu texto versos das canções que inspiraram sua crônica. Tema 1: A música embala nosso cotidiano

  3. O ar não é silencioso? O vento não faz barulho: E que é o vento senão ar? A música é o silencio em movimento.” Fernando Sabino

  4. Música • Crônica narrativa, 1ª pessoa, literária. • Estilo- inserção de trechos de músicas (entre aspas) na narrativa. • (Colocar a referência das músicas no verso da proposta)

  5. Tema 2: Escola

  6. Escola é Paulo Freire Escola é

  7. GayLussac60 anos!

  8. Crônica narrativa- 1ª pessoa- Aspectos literários • Narração de memórias da escola. • A importância da escola.

  9. Tema 3:A Juventude perdida nas guerras

  10. Pesquisas feitas pela ONG Coav, da qual participa Mariana, confirmam as palavras de Jailson e apresentam outros dados. “Perguntamos aos jovens entrevistados por que eles achavam que os adolescentes se envolviam com o tráfico. Uma das principais respostas foi a falta de emprego, motivada, muitas vezes, pelo preconceito que as pessoas têm contra quem mora na favela”, conta ela. “Muitos disseram o seguinte: ‘eu não consigo emprego porque, quando falo que moro na favela, o cara acha que sou bandido’. E, além de sofrer preconceito, esses jovens tiveram uma educação tão deficitária que às vezes nem conseguem falar corretamente ou se expressar direito em uma entrevista de emprego”

  11. “Ingressar no tráfico dá a esses garotos a falsa sensação de que estão protegidos”. “esse é também um jeito de fazerem parte de uma turma com a qual possam se identificar e se afirmar. Mas o que eles não sabem é que vão morrer muito cedo, exatamente como aconteceu com seus pais. A rotatividade dos “empregos” no tráfico ocorre porque muitos garotos morrem ou são presos. É por isso que sempre há novas vagas nesse tipo de atividade. Acredita-se que esse também seja o motivo por que as crianças estão se envolvendo com o tráfico cada vez mais cedo.” http://www.educacional.com.br/reportagens/criancasdobrasil/infancia_trafico_soldados.asp

  12. Tema 3: Juventude perdida na guerra

  13. Crônica Jornalística- opinativa e argumentativa. • Exposição de argumentos e opinião sobre o tema. • Proposta de intervenção na conclusão.

  14. A gente muda e o mundo muda” Tema 4: Mudanças

  15. Tema 3:A Juventude perdida nas guerras Tema 2: Escola Tema 4: Mudanças

  16. O cotidiano através das palavras 7ºConcurso de Crônicas 9° ano/2014 Produção textual Profa. Karla Faria

More Related