1 / 14

Uma Luz

Uma Luz. A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas envia "um menino" para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade.

scot
Télécharger la présentation

Uma Luz

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Uma Luz

  2. A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas envia "um menino" para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade. Nas "trevas" da Noite, queremos celebrar esse menino, que veio para ser a "Luz" de todos os Povos.

  3. A 1ª Leitura anuncia a chegada de "um menino", da descendência de David, que inaugurará uma era de alegria, de felicidade e de paz sem fim. (Is 9,1-6) No tempo de Isaías (732 a.C), a população da Galileia (Zabulon e Naftali) "andava nas trevas da morte", sob a opressão e a violência do império assírio.

  4. De repente, surge uma "Luz": um "Menino" será enviado por Deus para restaurar o trono de Davi e para estabelecer a paz, o direito e a justiça. Essa promessa alimentou o sonho de um futuro novo de paz e de felicidade. - Jesus é essa "Luz" anunciada pelo profeta, que veio vencer as "trevas da morte". A Galileia oprimida torna-se imagem de toda a humanidade, e aquele em quem ela coloca sua esperança deve ser o Salvador de todos.

  5. * O nascimento que celebramos esta noite significa que este "Reino" chegou. No entanto, ele já é de fato uma realidade viva na história humana? - Acolher Jesus, celebrar o seu nascimento, é aceitar esse projeto de justiça e de paz que Ele veio trazer aos homens. - Em quê, ou em quem coloco eu a minha esperança e a minha segurança? Nos políticos, que prometem e se servem da minha ingenuidade para fins próprios? No dinheiro, que se desvaloriza e que não serve para comprar a paz do coração?

  6. Na situação sólida da minha empresa, que pode desfazer-se nas convulsões sociais ou numa crise econômica? Isaías diz que só podemos confiar em Deus e nesse "menino" que Ele mandou ao nosso encontro, se quisermos encontrar a "luz" e a paz. - Reparemos, ainda, no "jeito" de Deus:

  7. Ele não se serve da força e do poder para intervir na história e mudar o mundo. É através de um "menino", símbolo da fragilidade e da dependência, que Deus propõe aos homens o seu projeto de salvação. Temos consciência de que é na simplicidade e na humildade que Deus age no mundo?

  8. A 2ª Leitura lembra-nos as razões pelas quais devemos viver uma vida cristã autêntica e comprometida. (Tt 2,1-14) Se quisermos que a Luz se manifeste, essa vida nova recebida deve manifestar-se em nossa vida.

  9. O Evangelho narra a realização da tão esperada promessa: O Sinal é um menino recém-nascido em Belém, envolto em faixas e deitado numa manjedoura. (Lc 2,1-14) Lucas pretende apresentar uma catequese sobre Jesus. Por isso, as indicações são mais teológicas do que geográficas ou históricas.

  10. - BELÉM: Sugere que Jesus é o Messias, da descendência de Davi, anunciado pelos profetas. Um lugar pequeno e afastado dos grandes centros. - O QUADRO do Nascimento: apresenta a pobreza e a simplicidade que rodeiam a vinda ao mundo do libertador dos homens: a falta de lugar na hospedaria, a manjedoura dos animais a fazer de berço, os panos improvisados que envolvem a criança, a visita dos pastores… É na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, que Deus se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação.

  11. As TESTEMUNHAS do Nascimento: Os Pastores • , gente considerada rude, violenta, marginalizada, colocada ao lado dos publicanos e dos cobradores de impostos. • Sugere que é para estes pecadores e marginalizados que Jesus vem; • por isso, a chegada de um tal "salvador" é uma "boa notícia": • a partir de agora, os pobres, os fracos, os marginalizados, os pecadores, • são convidados a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus.

  12. - Os TÍTULOS dados pelos anjos definem o papel e a Missão de Jesus: Ele é "o Salvador, Cristo e Senhor". No Prefácio, proclamamos hoje jubilosos nossa ação de graças ao Pai. "Quando o vosso Filho se fez homem, nova LUZ da vossa glória brilhou para nós, para que, vendo a Deus com nossos olhos, aprendêssemos a amar nele a divindade que ao vemos"(prefácio).

  13. * Essa Luz já está presente em nossa vida, iluminando nossos atos? Por que ele quis nascer na pobreza, fora de casa, sem o aconchego de um berço bem quentinho? E depois, passar longos anos nessa pobreza, vivendo com o trabalho de suas mãos e dar a vida por nós? Porque nos ama tanto e ama a todos... Sejamos os anunciadores dessa Boa Nova: Cristo nasceu, trazendo-nos a alegria e a Paz. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 25.12.2011

  14. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Esta noite é uma noite santa Pe. Zezinho Paulinas COMEP Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

More Related