1 / 12

A Dessacralização do Mundo e a Perda do Sentido

A Dessacralização do Mundo e a Perda do Sentido. Trabalho realizado por Inês Arnaud Nº15 10ºC. No tempo de Octávio Augusto nasceu, em Belém, Jesus Cristo.

teva
Télécharger la présentation

A Dessacralização do Mundo e a Perda do Sentido

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Dessacralização do Mundo e a Perda do Sentido Trabalho realizado por Inês Arnaud Nº15 10ºC

  2. No tempo de Octávio Augusto nasceu, em Belém, Jesus Cristo. Por volta dos 30 anos de idade, Cristo começou a pregar por toda a Palestina, propondo uma nova religião baseada na existência de um Deus único.

  3. A mensagem desta nova religião foi levada pelo mundo através dos apóstolos de Cristo. O Cristianismo cresceu a olhos vistos, com o passar dos séculos, o fiéis multiplicaram-se, construíram-se inúmeras igrejas, os donativos cresceram.

  4. Cristianização

  5. O poderio da Igreja Católica atingiu o seu apogeu na Idade Média, com a Inquisição. O mundo era regido segundo DEUS Teocentrismo

  6. Renascimento Desenvolvimento das ciências e da maneira de pensar. A Ciência vai dar resposta às indagações do homem. A Igreja não evolui.

  7. Igreja Ciência

  8. Perda do Sentido (?) Esta constante dessacralização pode ser apenas evolução, e não um “problema”. No entanto, pode vir acompanhada daquilo a que muitos chamam “a perda do sentido”. No entanto, o Homem continua a sua busca pelo transcendente.

  9. Perda do Sentido (?) O que anteriormente era belo e especial foi desvalorizado. Cresceu a violência, o cinismo, a descrença e o medo. A Igreja é descrita como a moral da sociedade.

  10. Assim, cada pessoa vai adoptar uma posição relativa à existência de Deus, segundo as suas crenças e educação: Ateísmo: nega a existência de Deus e de uma realidade de existência divina. Deísmo: afirma-se a existÊncia de Deus, mas à mergem da revelação, dos dogmas, dos milagres ou da relação pessoal; Deus criou o mundo, mas não o conserva. É o Deus dos filósofos , da religião racional. Agnosticismo: posição filosófica segundo a qual não é possível ao ser humano saber se Deus existe ou não, nem aceder ao conhecimento da sua essência. Teísmo: afirma a existência de Deus; trata-se de um Deus perfeito, único e transcendente, criador e conservador do Universo. Deus governa o mundo. Fideísmo: só se pode aceder através da fé à existência e à essência de Deus. Panteísmo: posição segundo a qual Deus e o mundo são a mesma realidade. Esta perspectiva nega a existência de qualquer realidade transcendente.

  11. Bibliografia • Google – pesquisa de imagens • História 7 – Areal editores • História oitavo ano – Areal editores • Wikipédia

More Related