html5-img
1 / 17

POR QUE ESTATÍSTICA?

POR QUE ESTATÍSTICA?. Brainstorming: Por que estudar estatística no curso de Sistemas de Informação?. Panorama histórico. Todas as ciências têm as raízes na história do homem. A Matemática une à clareza do raciocínio a síntese da linguagem.

theodora
Télécharger la présentation

POR QUE ESTATÍSTICA?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. POR QUE ESTATÍSTICA? Brainstorming: Por que estudar estatística no curso de Sistemas de Informação?

  2. Panorama histórico Todas as ciências têm as raízes na história do homem. A Matemática une à clareza do raciocínio a síntese da linguagem. A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem semelhante à da Matemática. Preocupa-se em listar os fatos, sistematizar os métodos de arranjos e descrição e, finalmente, possibilitar à ciência fazer inferências a partir de observações.

  3. HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA 3.000 antes de Cristo: Embora nem existisse a palavra escrita como a conhecemos hoje , há indícios que já se faziam censo na Babilônia, Egito e China. Antigo Testamento: Livro dos Números: instrução a Moisés para fazer um levantamento dos homens de Israel aptos para guerrear.

  4. HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA Imperador César Augusto: Censo de todo o império romano: Bíblia: Maria e José viajaram até Belém, aí nasceu Jesus. “Censere” em latim significa “taxar” “Estatística” vem de “Status” (Estado) ou dados relativos ao Estado. Ferramenta administrativa na mão dos estadistas.

  5. HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA Inglaterra:em 1.085, Guilherme, o conquistador, um levantamento da Inglaterra. Informações:terras, proprietários, empregados, animais. Base: cálculo de impostos.

  6. HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA Em 1.662- Os nascimentos se repartem assim: 51% meninos e 49% meninas. As tábuas de mortalidadeusadas ainda hoje pelas companhias de seguro, originam-se de estudos como estes. “Estatística”foi cunhada por Gottfried Achenwall em meados do séc. XVIII. O verbete“statistic”aparece na Enciclopédia Britânica em 1.797.

  7. A UTILIZAÇÃO DA ESTATÍSTICA QUESTÕES • Qual o número de eleitores de Itabira? Do Brasil? • Qual a renda média dos estudantes da FATEC? E da FUNCESI? • Quantos nascimentos por ano há em Itabira? E mortes? • Quantos alunos do curso de S.I. têm computadores?

  8. Alguns problemas de estatística • Como obter dados úteis? • O que fazer com eles? • Como apresentar dados de forma clara e objetiva? • Como transformar dados em informação?

  9. SIGNIFICADOS DA ESTÁTÍSTICA 1 – Um conjunto de dados numéricos Ex: PIB, IPC, Número de consultas ao SPC 2 – Ramo da matemática que vai utilizar a estatística descritiva e inferir os resultados de uma observação a uma população Ex.: Índice de aprovação Do governo X % de intenções de votos no candidato Y Índice de desempregados em Itabira

  10. O que é estatística? O entrelaçamento de 3 áreas de interesse: descrição e resumo de dados, teoria da probabilidade e interpretação de dados amostrais

  11. O Uso de modelos em estatística Um modelo é uma versão simplificada de algum problema ou situação da vida real. Destina-se a ilustrar aspectos do problema sem levar em conta todos os detalhes. Ex.: Maquete, Mapa, Relatório,etc. Obriga:Quantificar e formalizar o que se conhece acerca do problema.

  12. POPULAÇÕES E AMOSTRAS Amostra é um conjunto de elementos de uma população População A

  13. Por que estudar estatística? 1º) O raciocínio estatístico é largamente utilizado no governo e na administração 2º) Tomada de decisões e evitar ilusões 3º) Cursos subseqüentes ao do aluno 4º) Publicações profissionais fazem referência aos estudos estatísticos 5º) A imprensa e o cotidiano oferecem amplas oportunidades para interpretação estatística

  14. POPULAÇÕES E AMOSTRAS EXEMPLOS • População: Todos os eleitores do Brasil Amostra: O Ibope entrevistou 2.000 eleitores • População:Todos os lares brasileiros que têm computador Amostra: Número de pesquisados • População: Todos os cidadãos do Brasil do Censo de 2000 Amostra: População Economicamente Ativa na faixa etária de 18 a 25 anos

  15. ESTATÍSTICA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO • Lançamento de um novo produto (preferências, percepção, valor, etc) • Determinar a relação entre consumo de cerveja e renda de uma cidade • Auditoria: Verificar o índice de precisão entre o estoque contábil e o físico num supermercado • Índice de reclamação de determinado produto • Comparar o desempenho do homem versus mulher no curso de Sistemas de Informação

  16. RELAÇÃO ENTRE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA A probabilidade e a estatística estão estreitamente relacionadas. Na probabilidade, sabemos como um processo funciona e queremos predizer os resultados de tal processo. Na estatística, não sabemos como um processo funciona, mas podemos observar os resultados para conhecer a natureza do processo.

  17. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1 – Dêem exemplos de aplicações de estatística nos cursos de Biologia, Administração e no Direito 2 – Problematize alguma área que começaremos a observar para o primeiro trabalho de estatística: coleta e apresentação de dados.

More Related