1 / 10

Acessibilidade

Acessibilidade. Engenharia de Usabilidade. UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 – Renan – Jorge - Danilo Setembro/2005. Acessibilidade -> Conceitos.

toan
Télécharger la présentation

Acessibilidade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Acessibilidade Engenharia de Usabilidade UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 – Renan – Jorge - Danilo Setembro/2005.

  2. Acessibilidade -> Conceitos • Acessibilidade: Designa-se por acessível (do latim accessibîle) aquilo que se pode atingir, alcançar ou obter facilmente, o que é compreensível.

  3. Usabilidade -> Conceitos • Usabilidade: “Um conjunto de atributos de software relacionado ao esforço necessário para seu uso e para o julgamento individual de tal uso por determinado conjunto de usuários” (ISO 9126). • Usabilidade: “A capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.“ (ISO 9241)

  4. Acessibilidade x Preconceito • Preconceito: Acessibilidade está geralmente associada às pessoas com limitações físicas ou sensoriais. A utilização da Acessibilidade somente beneficia as pessoas portadoras de necessidades especiais ?

  5. Acessibilidade e Usabilidade • Dentro da Engenharia de Usabilidade: O termo “acessibilidade” associa disponibilidade da informação a todos os utilizadores, independentemente da tecnologia e plataforma utilizadas e das capacidades sensoriais e funcionais do utilizador.

  6. Padrão W3C As recomendações deste documento explicam como tornar o conteúdo Web   acessível a pessoas com deficiências, destinando-se a todos os criadores de conteúdo Web   (autores de páginas e projetistas de sites) e aos programadores de ferramentas para criação de conteúdo  . O principal objetivo dessas recomendações é promover a acessibilidade. No entanto, sua observância faz também com que o conteúdo da Web se torne de mais fácil acesso a todos os usuários, independentemente da ferramenta usada (navegadores web para computadores de mesa, laptops, telefones celulares, ou navegador por voz) e das limitações associadas ao respectivo uso (ambientes barulhentos, salas mal iluminadas ou com excesso de iluminação, utilização sem o uso das mãos).

  7. O que é o "da Silva" O "da Silva" é um avaliador. Um avaliador é um software que detecta um código HTML e faz uma análise do seu conteúdo, verificando se está ou não dentro de um conjunto de regras. No nosso caso, a análise é feita usando as regras de acessibilidade do W3C/WAI. A quem se destina o "da Silva"? O "da Silva" é a ferramenta ideal para web-designers, web-masters e todas as pessoas que desenvolvem sites para a Internet e tenham a

  8. Site avaliado: http://www.dcc.ufmg.brBaseado nas "Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0"

  9. Acessibilidade • Fontes: • ABRA Acessibilidade www.acessibilidade.org.br/ • Acessibilidade Brasil http://www1.acessobrasil.org.br/flash.htm • Da Silva http://www1.acessobrasil.org.br/dasilva/

  10. Acessibilidade • Créditos: • Danilo • Jorge • Renan UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 Setembro/2005.

More Related